É verdade: em meio à alta avassaladora do Ecommerce, as empresas do setor não estão perdendo tempo quando o assunto é crescer no mercado. A Olist é um forte exemplo disso! A companhia acaba de anunciar a compra de mais uma importante empresa!
Para quem não sabe, a empresa ficou conhecida no varejo como o “marketplace dos marketplaces”…
Na prática, a Olist pega seu produto e tenta vender nessas plataformas, como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, empresas do Grupo B2W, como Americanas.com e Shoptime, ou tantas outras.
Contudo, para fazer isso da melhor maneira possível, não tem jeito: é preciso investir!
E foi exatamente isso que a Olist fez nos últimos dias… Comprou uma startup voltada para logística!
Ao longo deste artigo explicaremos os detalhes desta nova aquisição, e como ela se encaixa nos planos da companhia. Veja!
A Olist anunciou recentemente a aquisição da PAX, startup focada em soluções de logística.
Na verdade, a PAX já era parceira da Olist há algum tempo…
Em 2019, mais precisamente, a startup passou a prestar serviço para o Olist Envios – setor responsável pelo recolhimento, armazenamento e envio dos produtos dos lojistas clientes -, auxiliando em todo o processo de logística da empresa.
Para isso, a Pax vem utilizando cerca de 2 mil motoristas parceiros…
Assim, um dos pontos positivos disso é que os lojistas podem ter seus pacotes despachados diariamente…
Na prática, isso gera uma queda no prazo de entrega de 5 a 10 dias, para 1 a 3 dias.
Sendo assim, a aquisição da Olist faz total sentido com o cenário atual do mercado de Ecommerce…
Isto é: o foco total em estratégias para a logística de entrega!
Para você ter uma ideia, o ano de 2020 foi marcado por uma verdadeira disputa pelo frete mais rápido – a chamada “Guerra dos Fretes”…
E, ao que tudo indica, isso tudo vai permanecer em 2021.
Tiago Dalvi, fundador e presidente da Olist, ressaltou essa questão sobre a logística em entrevista recente à Exame:
“É o principal detrator de vendas, sabemos que é um pilar estratégico do negócio”, afirma.
Por isso, as empresas precisam estar mais atentas aos seus serviços de entrega…
Inclusive, a Olist está conseguindo fazer isso graças ao recebimento de um forte investimento…
Em novembro, a Olist recebeu um aporte de R$ 310 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank, corporação multinacional japonesa de telecomunicações e internet…
Com isso, um dos pontos levantados pela empresa foi o de utilizar parte dessa quantia para comprar mais empresas…
Mas não só isso…
Para o Olist PAX, por exemplo, serão abertos mais 30 hubs de entrega pelo país. Hoje, a empresa conta com 5 desses espaços em: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte…
Assim, o foco agora é apostar não só nas grandes capitais, mas também investir em cidades pequenas!
Isto é, teoricamente, as cidades menores são menos competitivas que as maiores, e a ideia da Olist então é ultrapassar essas limitações.
De qualquer forma, é preciso ter algo no radar: a Olist não vai parar de fazer aquisições nem tão cedo…
A quantia captada com o aporte foi realmente avassaladora…
E, ao que tudo indica, ainda há muitas áreas do setor de Ecommerce em que a Olist pode investir nos próximos meses.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…