Mercado de Ecommerce

Via Varejo Tem Alta Exponencial nas Vendas de Natal. Veja!

Depois de uma Black Friday com resultados avassaladores, chegou vez da Via Varejo anunciar uma forte alta em suas vendas feitas no Natal 2020. E, acredite, os resultados foram bem animadores…

Na prática, isso tudo só reforça o quanto a varejista não quer mais perder tempo na hora de reconquistar o seu lugar entre as melhores do mercado.

Isto é, a companhia está empenhada em conseguir os melhores resultados no Ecommerce! 

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números obtidos pelo grupo no Natal, e também explicar como estão sendo feitas as estratégias da Via Varejo para crescer ainda mais no mercado. Dá só uma olhada…

(Imagem: Alexandre Battibugli / EXAME)

Vendas de Natal da Via Varejo Crescem

O Grupo Via Varejo, detentor de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra,  acaba de anunciar em fato relevante uma alta em suas vendas realizadas no período do Natal. Isto é, de 19 a 25 de dezembro de 2020. 

De acordo com o documento, o crescimento nas vendas foi de 20,2% em um comparativo com o mesmo período de 2019.

Além disso, a Via Varejo deixa claro que atribui esse resultado positivo ao forte crescimento das vendas do Ecommerce do grupo, que tive uma alta de 125,5% ano a ano

(Imagem: Fato Relevante Via Varejo)

Ou seja: resultados bem correntes e que fazem sentido em meio à alta avassaladora de todo o setor de Ecommerce nos últimos meses…

Mas não só isso…

A varejista também ressaltou os bons resultados da iniciativa “me chama no Zap”, que conta com a atuação direta dos vendedores online…

Ao todo, a ação representou 24% das vendas online da Via Varejo nos dias do Natal. Enquanto no 3º trimestre, chegou a registrar uma participação de 16%. 

Sendo assim, esses excelentes resultados só refletem algo que já vem acontecendo com a varejista nos últimos meses: a retomada ao lugar entre as melhores do varejo… 

A verdade é que Via Varejo enfrentou sérios problemas há pouco tempo. Mas vou explicar isso em mais detalhes adiante…

Por ora, o que realmente chama a atenção nos resultados do Natal é que as estratégias da varejista para crescer no mercado parecem estar dando muito certo…

Via Varejo Não Para de Crescer

Já na Black Friday deu para perceber que a Via Varejo não está querendo perder tempo na hora de consolidar ainda mais as suas vendas online…

No evento, a varejista registrou R$ 3 bilhões em vendas (GMV), o que representou uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, que atingiu a quantia de R$ 2,2 bilhões. 

E mais:

As vendas online tiveram aumento de 99%, representando uma participação de 62,4% nas vendas totais…

E seu marketplace teve uma alta de 125% ao longo do período. 

Mas não só isso…

No 3º trimestre de 2020, por exemplo, a Via Varejo informou um lucro líquido de R$ 590 milhões, conseguindo reverter um prejuízo de R$ 346 milhões apontados no mesmo período de 2019…

Ou seja, resultados bem animadores e que, com certeza, tiveram destaque entre as demais companhias do setor…

Entretanto, é importante frisar que nada disso foi à toa. A Via Varejo tem investido pesado em estratégias para ampliar seu alcance no mercado…

Rumo à Liderança

O fato é que após o período turbulento de 3 anos em que ficou à venda pelo grupo francês Casino, é seguro dizer que agora a Via Varejo está em um momento de retomada ao topo do mercado

E, para isso acontecer, muitas ações têm sido realizadas pelo grupo…

Só em 2020, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Além disso, também adquiriu I9XP, startup especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce…

Depois, a comprou uma cota de participação na Distrito, companhia que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação. Ao todo, foram 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações.

Fora todas as outras ações isoladas voltadas para as suas subsidiárias, como as Casas Bahia, por exemplo… 

Houve uma reformulação da marca,  além da criação de lojas ao “estilo Apple”, e uma mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Portanto, diante da alta nas vendas do Natal, fica bem claro que a Via Varejo está mantendo um padrão de crescimento

Mesmo tendo perdido espaço para outras varejistas nos últimos anos – a Magazine Luiza foi a que mais se beneficiou nesse sentido, diga-se de passagem -, a Via Varejo parece estar determinada a voltar ao topo do mercado. 

E isso, querendo ou não, é benéfico não só para o grupo em si, mas para seus clientes e, consequentemente, também para os vendedores de seu marketplace…

E o que esperar para o futuro?

Talvez mais aquisições, mais investimentos na expansão das vendas online…

O fato é que agora que a varejista se determinou a crescer novamente no varejo, muitas novas ações, disputa acirrada com outras varejistas e excelentes resultados podem estar por vir. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago