Mercado de Ecommerce

O que é SKU e Como Usá-lo da Melhor Maneira no Ecommerce?

Organizar o estoque de uma loja ainda é um dos maiores desafios para alguns donos de empresas que atuam no Ecommerce e no varejo em geral. Por isso, saber o que é SKU pode salvar a gestão de estoque de toda loja virtual ou física.

Na prática, compreender o que é SKU e como aplicá-lo no Ecommerce otimiza ainda mais o andamento das vendas. Afinal, qualquer trabalho flui melhor com organização…

Logo, neste artigo você vai aprender o que é SKU, como funciona e quais benefícios de usá-lo em seu negócio. Acompanhe a leitura!

(Imagem: Freepik)

O que é SKU?

O SKU (Stock Keeping Unit, em inglês, ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português) diz respeito a um código usado para auxiliar a gestão de estoque de um Ecommerce.

O código é formado por uma combinação de letras e números e, quando atribuídos a um produto, são capazes de identificá-lo com mais facilidade…

Afinal, através do código SKU é possível gerenciar produtos e controlar estoques de maneira prática e eficiente.

Como o SKU Funciona

O SKU é utilizado em marketplaces, lojas de departamento, Ecommerces…

Logo, é um código que serve para identificar as categorias de produtos que estão no estoque, como se fosse o cadastro de um produto. Ou seja, quando acessado no ponto de venda ou sistema de contabilidade, o SKU rastreia informações exclusivas relacionadas ao produto em questão. 

Além disso, o código é exclusivo para cada lojista e identifica a menor unidade de venda

Por exemplo: 

Em uma loja de calçados, um dos códigos SKU poderia ser para um par de tênis preto, número 38, de um modelo X (e não para cada par de tênis individualmente, porque não são vendidos separadamente).

Como um Código SKU é Criado

Como um código tem a finalidade de localizar um determinado produto, existe uma lógica para a criação desse código. 

As principais características a serem consideradas na composição do SKU são:

  • Marca;
  • Fabricante;
  • Modelo;
  • Cor;
  • Tamanho.

Voltando ao exemplo da loja de calçados: se o produto for um tênis da marca X, fabricante Y, modelo Z, cor preta (P) e tamanho 40 , o código do produto seria: XXYZP40.

Com isso, é possível classificar todos os produtos de maneira única e de acordo com as suas principais características… 

Logo, ao criar o código, utilize a criatividade e a lógica, pois é crucial que as informações do código apresentem as principais características da mercadoria. 

Diferença Entre SKU e Código de Barras

Algumas pessoas confundem o que é SKU com código de barras. Entretanto, a primeira coisa a ter em mente é que cada um possui uma finalidade específica.

Assim, enquanto o código SKU está ligado à organização interna de estoque de um negócio e é criado pelo lojista, o código de barras é mais relevante para o mercado e é gerado por uma organização específica…

Ou seja, o SKU refere-se a informações sobre o produto para gerenciar o estoque da empresa e é de uso interno. Já o código de barras é composto de informações para identificar os fabricantes, empresas comercializadoras, origem de produção e é de uso externo.

Entretanto, é preciso deixar claro que tanto o SKU como o código de barras possuem papéis fundamentais na gestão de estoque de toda loja…

E, com o bom uso dessas ferramentas, é possível garantir mais eficiência no processo de logística, aumentando a segurança e confiabilidade do gerenciamento de estoque.

Qual a Importância do SKU Para a Gestão de Estoque no Ecommerce?

Algumas vantagens que o lojista pode garantir ao adotar SKU no Ecommerce são: 

Maior Produtividade

Como mencionado, o código facilita a organização e controle de estoque, o que reflete diretamente no aumento da produtividade de um Ecommerce… 

Sendo assim, encontrar produtos para venda acaba sendo uma tarefa muito mais fácil. E um bom controle de estoque contribui para que as compras de reposição sejam feitas no momento certo também, evitando faltas e desperdícios de mercadorias

Na prática, é possível acompanhar o estoque de cada item específico e, como consequência, esse estoque não ficará desfalcado.

Otimiza a Identificação de Lotes

A identificação rápida de lotes é mais um benefício do SKU. Isso contribui para um acompanhamento melhor dos produtos quanto ao grupo de mercadoria que pertencem…

A partir disso, saber quais produtos estão próximos da data de vencimento fica mais fácil, por exemplo.

Facilidade na Comunicação

Com o SKU, a comunicação entre funcionários também pode ser impactada positivamente. Afinal, não é necessário descrever todas as características do produto de forma detalhada, basta apenas informar o código. 

Isso agiliza os processos de movimentação de produtos no estoque, já que é só informar o código da mercadoria para encontrar os dados referentes à sua localização. 

Devo Utilizar o SKU no Meu Negócio?

Adotar ou não o código SKU é algo que precisa ser analisado com calma e levando em consideração as particularidades e necessidades de cada negócio.

Contudo, considerando o crescimento disparado do Ecommerce nos últimos e, consequentemente, da demanda de pedidos, é seguro dizer que elaborar um planejamento eficaz para o cadastro do SKU é importante em diversos sentidos. Conquistar resultados positivos nas vendas e garantir entregas mais rápidas são alguns deles, por exemplo…

Fora toda a otimização da logística e da logística reversa de uma empresa, claro…

Resumindo? O código SKU facilita os processos, algo que atinge diretamente a satisfação dos clientes e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Logo, vale a pena considerar. Leia Também: Conheça os Melhores Produtos para Vender na Internet

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago