Mercado de Ecommerce

Lucro Líquido do Mercado Livre Dispara no 2º Tri. Confira!

O Mercado Livre divulgou o balanço trimestral referente ao 2º trimestre e os números apontam um forte crescimento da companhia.

Para você ter uma ideia, houve um alto índice em fatores, como lucro antes de impostos, volume de vendas e base de usuários do marketplace

De forma geral, os resultados foram animadores em comparação aos números registrados no 1º trimestre

(Imagem: Divulgação)

Mercado Livre Registra Lucro Líquido de US$ 68,2 Milhões

A companhia mais valiosa da América Latina teve lucro líquido de US$ 68,2 milhões no 2º trimestre, o que resultou em um lucro líquido de US$ 1,37 por ação

A receita líquida, por sua vez, alcançou a marca de US$ 1 bilhão, com aumento de 93,9% em contraste aos números do mesmo trimestre do ano passado. E a moeda constante do Mercado Livre teve alta de 102,6%.

Em relação às atividades do marketplace no Brasil, os números do balanço trimestral também foram satisfatórios…

A receita líquida do Mercado Livre  no território nacional cresceu 101% em moeda constante. Vale destacar que as operações da empresa no Brasil representam 55,9% da receita líquida total da companhia

Inclusive, o 2º trimestre atingiu lucro antes de impostos de US$ 138,9 milhões, o que demonstra uma elevação de 55,5% quando comparado aos US$ 89,3 milhões registrados no mesmo período de 2020…

Em comparação ao ano anterior, a operação brasileira aumentou 40% em volume de vendas (GMV). Durante o trimestre, foram mais de 125 milhões de produtos vendidos no marketplace. 

Assim, no geral, o balanço trimestral apontou que a base de usuários ativos na plataforma cresceu 47,4% em relação ao 2º trimestre do ano passado. Até então, são 75,9 milhões de indivíduos cadastrados no marketplace.

O volume de vendas (GMV) totalizou US$ 7 bilhões. Diante disso, o Mercado Livre teve um crescimento anual de 39,2% e de 46,1% em moeda constante. 

Mas não só isso…

O Mercado Envios, recurso do marketplace que simplifica as tarefas do transporte dos itens, alcançou a marca de 230,5 milhões de produtos enviados. Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, houve um crescimento de 46,4%.

Vale destacar que no Brasil, os produtos enviados pelo Mercado Envios representam 86% da atividade, porcentagem 29% superior aos envios feitos pela logística de toda a companhia.

O balanço trimestral também apresentou dados importantes sobre o serviço de pagamentos do Mercado Livre…

Pagamentos via Mercado Pago Atingem Quase US$ 18 Bilhões

O Mercado Pago atingiu a marca de US$ 17,5 bilhões no volume total de pagamentos (TPV) feitos pela plataforma. A quantia representa aumento de 56,3% em dólar e de 72,2% em moeda constante.

O valor total transacionado (TPN) disparou 80,3% em comparação ao ano anterior, alcançando a marca de US$ 729,9 milhões no trimestre…  

Por outro lado, o volume total de pagamentos feitos no Mercado Pago fora do marketplace alcançou US$ 10,3 bilhões. O valor representa um aumento de 70,5% em dólar e de 93,5% em moeda constante.

Durante o 2º trimestre, foram mais de 556,0 milhões de transações de pagamentos efetuadas na plataforma…

E o Mercado Livre reconhece a importância da implantação de uma funcionalidade que permite realizar pagamentos após o momento da compra:

Como um canal importante para o crédito ao consumidor, o recurso ‘compre agora, pague depois’ para pagamentos via carteira Mercado Pago, já atingiu taxas de penetração de dois dígitos no Brasil”.

Além dos recursos na plataforma de pagamentos, a empresa ressalta a relevância das parcerias com varejistas e dos investimentos em logística eficiente:

Destaque para a contribuição da recente parceria com o Grupo Pão de Açúcar e da entrega no mesmo dia – que, ao manter o atual ritmo de crescimento, pode vir a representar quase 20% dos CEPs do Brasil

Recentemente, o Mercado Livre fechou acordo com Arezzo&Co para expandir o catálogo do marketplace, lançou promoções de aniversário e até investiu no uso de caminhões ecoeficientes

Assim, os reflexos de todas essas iniciativas, de alguma forma, ficam claros nos resultados da varejista ao longo do período de abril a junho…

É óbvio que ainda faltam as divulgações dos balanços trimestrais de outras varejistas, como Magazine Luiza, que simplesmente não para de comprar empresas, e Americanas s.a., que recentemente concluiu sua fusão com B2W

Logo, nota-se que os números do marketplace argentino só reforçam o seu protagonismo no mercado brasileiro. E a cada trimestre o Mercado Livre evolui mais em suas estratégias para ser reconhecido como a melhor opção para quem quer vender online.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago