O Mercado Livre acaba de divulgar os resultados de seu 1º trimestre de 2021 e os números chamaram muito a atenção de todo o mercado. Principalmente no que diz respeito ao prejuízo obtido pela companhia argentina ao longo do período…
Entretanto, não dá para ignorar que o balanço trimestral também está longe de se resumir a apenas a esta perda de ganhos.
A operação da companhia aqui no Brasil foi um destaque bem positivo nesse sentido… Veja os detalhes a seguir.
Sim, o Mercado Livre teve um prejuízo de US$ 34 milhões, representando uma perda de US$ 0,68 por ação.
Na prática, o período encerrou com um lucro (antes de impostos) de US$ 9,5 milhões, contra uma perda de US$ 16,7 milhões ao longo dos três primeiros meses do ano passado. A receita líquida, por sua vez, foi de US$ 1,4 bilhão, marcando um crescimento ano a ano de 111,4% em dólares e 158,4% em moeda constante…
O GMV (volume de vendas) atingiu de US$ 6,1 bilhões, resultando em uma alta ano de 77,4% em dólar e 114,3% em moeda constante, sendo que 72,9% dessa quantia é proveniente de transações feitas em dispositivos móveis.
Além disso, a operação do Mercado Livre Brasil simbolizou 56% da receita líquida total da companhia. Ao todo, foram US$ 768,7 milhões alcançados no 1º trimestre, o que representa um aumento de 93% em dólar e 139% em real. Mas não só isso…
De acordo com o balanço trimestral do Mercado Livre, as operações aqui no Brasil realmente foram um dos destaques mais positivos atingidos pela companhia ao longo do período…
Um percentual animador que, em moeda constante, representa uma alta sequencial de 8 pontos em comparação ao 4º trimestre de 2020.
No geral, foram vendidos 222 milhões de produtos, representando um crescimento ano a ano de 110,2%. Só pelo Mercado Envios, plataforma de logística do Mercado Livre Brasil, foram enviados 208,1 milhões de itens…
A rede logística própria da companhia registrou 83% do total das entregas no 1º trimestre em um comparativo com 79% do 4º trimestre do ano passado.
Agora, em relação ao Mercado Pago, o volume total de pagamentos (TPV – Total Payment Volume) processado no trimestre foi de US$ 14,7 bilhões, o que significa um aumento ano a ano de 81,8% em dólares e 129,2% em moeda constante.
No período, foram realizadas 630,1 milhões de transações, o que representa um aumento de 116,7%.
E mais do que isso…
O volume total de pagamentos fora da plataforma atingiu US$ 8,5 bilhões, com uma alta ano a ano de 82,5% em dólares e 136,4% em moeda constante. Ao todo, foram 478,9 milhões de pagamentos nos três primeiros meses de 2021, representando um crescimento ano a ano de 120,4%.
Sendo assim, os números mostram que os resultados conquistados pelas operações no Brasil foram bem animadores, certo? E, pensando nas ações da companhia para crescer aqui no país, talvez fosse difícil imaginar números diferentes desses…
Não há como ignorar: a companhia fez investimentos pesados durante o ano passado no Brasil, principalmente no que diz respeito à logística…
Ao todo, foram cerca de R$ 4 bilhões direcionados para o melhorar ainda mais o serviço de entrega das encomendas feitas no marketplace.
Contudo, o montante gasto em 2020 não representa nem a metade do que está por vir…
Para 2021, o plano do Mercado Livre é investir R$ 10 bilhões no Brasil. Na verdade, um dos principais objetivos do Mercado Livre Brasil para este ano é fazer com que o Mercado Envios, que já vem apresentando excelentes resultados até agora…
Mas para você ter uma ideia dos investimentos feitos pelo marketplace ao longo dos últimos meses (o que inclui boa parte do ano passado também), em setembro, o Mercado Livre comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo.
E mais do que isso…
O Mercado Livre chamou a atenção de todo o mercado ao anunciar o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air…
E, recentemente, a companhia anunciou a abertura de mais 5 centros de distribuição nas cidades:
Ou seja, é óbvio que o prejuízo chamou a atenção de todo o mercado. Mas, em um quadro geral, os números obtidos pelo Mercado Livre mostram que os resultados conquistados pelas operações no Brasil foram bem expressivos, o que é excelente para a companhia como um todo…
Afinal de contas, o Brasil representa uma parceira de extrema importância para a atuação da companhia na América Latina.
Contudo, o que também fica claro em meio a tudo isso é o esforço que o Mercado Livre precisará continuar fazendo para se manter como um dos melhores espaços para quem vende online…
Principalmente levando em consideração que hoje existem outras empresas fortes atuando no varejo, como Magazine Luiza, Amazon e americanas s.a. (resultado da união da B2W com as Lojas Americanas)…
Isto é, com a alta absurda do Ecommerce nos últimos meses, cada vez mais sellers estão comercializando seus produtos no marketplace Mercado Livre, enquanto Magalu, americanas s.a. e Via (antiga Via Varejo) seguem trabalhando ainda mais pesado para atrair novos vendedores.
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