Última atualização em 20 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros
O Mercado Livre anunciou recentemente um investimento de R$ 4 bilhões em São Paulo. A quantia representa 40% do total que o marketplace vai disponibilizar para investir em todo o país em 2021… E o foco desta nova iniciativa são os setores de logística e tecnologia.
O investimento geral chega a ser 250% superior ao feito no ano passado, e acontece exatamente em um momento em que o Ecommerce tem sua maior alta nos últimos 13 anos. Para você ter uma ideia, o setor movimentou no ano passado R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões, segundo relatório Webshoppers 43.
Mercado Livre Brasil Foca na Geração de Empregos
O anúncio, que foi feito no centro de distribuição da companhia de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, e com a presença do governador João Doria (PSDB), reforça a parceria do marketplace com o Governo de São Paulo com o foco na criação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Sebrae-SP e Centro Paula Souza.
Ao todo, o Mercado Livre busca iniciar um processo de contratação de 7.500 pessoas no Brasil. Mas, para a cidade de São Paulo em específico, a meta é geração de 5 mil vagas, sendo:
- 4.500 na área de logística;
- 450 no setor de tecnologia da informação;
- 450 em outras áreas da companhia.
De acordo com Fernando Yunes, presidente do Mercado Livre Brasil, os processos seletivos já começaram e a previsão é que no ano que vem existam ainda mais contratações:
“É provável que no ano que vem o investimento seja ainda maior, dado que a penetração do comércio eletrônico no Brasil é de 11%. Antes da pandemia era 5%, há muito espaço para crescimento. Nos Estados Unidos, é 25%”, afirma.
Mas Por Que o Mercado Livre Investiu em São Paulo?
Hoje, cerca de 85% dos sellers do marketplace são do estado de São Paulo. Na prática, isso justifica o fato de o Mercado Livre querer reforçar seus investimentos em logística por lá…
A ideia do marketplace é reduzir os prazos de entrega das mercadorias em todo o país.
E mais do que isso…
A parceria entre o marketplace argentino e o governo paulista não é de hoje. Só em 2020, o Mercado Livre ajudou no processo de abertura de empresas de 66 mil vendedores em São Paulo, representando, de acordo com o governo estadual, 20% do total de negócios formalizados no ano passado.
Ou seja, o recente investimento de R$ bilhões é mais uma iniciativa da companhia mais valiosa da América Latina para aumentar ainda mais o alcance de suas operações aqui no Brasil…
Isso porque, ao longo dos últimos meses, algo que o Mercado Livre não fez foi poupar esforços para se manter no topo do mercado de Ecommerce nacional…
Crescer é o Maior Objetivo do Marketplace
Para você ter uma ideia dos investimentos realizados pelo marketplace durante os últimos meses de pleno crescimento do Ecommerce, em setembro, o Mercado Livre comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo.
Além disso, anunciou o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air. E também inaugurou mais 5 centros de distribuição nas cidades:
- 1 em Guarulhos (SP);
- 2 em Cajamar (SP);
- 1 em Celso Ramos (SC);
- 1 em Extrema (MG).
Mas não só isso…
Divulgou a adesão de carros elétricos em sua malha logística e também o financiamento deste tipo de veículos para seus entregadores.
Assim, diante de tantas ações e também deste recente investimento bilionário na cidade de São Paulo, o Mercado Livre só reforço o quanto busca se manter no topo do varejo nacional.
Lembrando que esse tipo de parceria com o governo não está acontecendo de forma exclusiva pelo marketplace argentino. Amazon, Google e Microsoft são algumas das outras companhias que também já fecharam acordos com o governo do estado em outras ocasiões…
Contudo, no que diz respeito ao Mercado Livre, o foco é realmente permanecer na liderança do mercado, principalmente em um momento em que outras varejistas como Magazine Luiza e B2W estão crescendo de forma exponencial… Ou seja: o Mercado Livre parece estar bem atento aos movimentos do mercado e pouco disposto a perder oportunidades para crescer ainda mais e expandir o faturamento de suas vendas.