Marketplace

Conheça a Aposta Bilionária do Mercado Livre para 2021

O Mercado Livre quer deixar claro para todo o setor de varejo que o fortalecimento de sua logística é uma prioridade para 2021 – assim como também foi no ano passado. A companhia argentina acaba de anunciar que vai fazer investimentos altos este ano no país. 

A verdade é que o Brasil é um excelente mercado para o marketplace…

Para você ter uma ideia, só no 4º trimestre do ano passado, o Mercado Livre Brasil atingiu uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão, registrando uma alta anual de 96,9%.

E mais do que isso… 

O lucro bruto da companhia foi de US$ $489 milhões, resultando em uma margem de 36,8% em comparação a 45,7% registrado no mesmo período de 2019. 

Assim, é óbvio que a companhia vai fazer de tudo para conquistar resultados ainda mais animadores, não é mesmo?

É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Acompanhe!

(Imagem: Divulgação)

Mercado Livre Mais que Dobra os Investimentos Para 2021

Não dá para negar: o  Mercado Livre fez diversos investimentos na área de logística durante o ano passado…

Ao todo, foram cerca de R$ 4 bilhões direcionados para o melhorar ainda mais o serviço de entrega das encomendas feitas no marketplace. 

Ou seja, uma quantia bem expressiva e que resultou em diversas ações, como vamos explicar em mais detalhes adiante no artigo. 

Contudo, o montante gasto em 2020 não representa nem a metade do que está por vir…

Para 2021, o plano do Mercado Livre é investir R$ 10 bilhões no Brasil.

Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina, afirmou recentemente que o foco é resolver as questões ligadas à logística e seguir adiante:

“Por enquanto, estamos trabalhando para solucionar, facilitar e agilizar a entrega das vendas dos clientes (…). Mas quando esse gargalo estiver resolvido, podemos oferecê-lo a terceiros”, ressalta.  

Além disso, a contratação de mais funcionários também é um objetivo do marketplace. Hoje, a companhia mais valiosa da América Latina conta com 5 mil colaboradores, mas a meta é atingir 10 mil até dezembro.

Mas não só isso…

O Mercado Livre deixa claro que o alto investimento não é à toa. A empresa quer alavancar de uma vez por todas uma de suas principais empresas hoje…

O Foco é o Crescimento do Mercado Envios

Na verdade, um dos principais objetivos do Mercado Livre Brasil para este ano é fazer com que o Mercado Envios, seu serviço de logística, cresça tanto quanto o Mercado Pago, seu braço de serviços financeiros.

E um fato é verdade mesmo: o Mercado Pago cresceu muito ao longo dos últimos anos…

O serviço financeiro foi criado para lidar com questões relativas a pagamentos para os sellers do Mercado Livre, e levou cerca de 10 anos para ganhar a relevância que tem hoje para a plataforma. 

Para você ter uma ideia de seu crescimento, o Mercado Pago funciona hoje como:

  • Processador de Pagamentos (disponibilizando a maquininha Mercado Pago);
  • Carteira Virtual (oferecendo rendimentos maiores do que o de poupança);
  • Instituição Financeira (aumentando limites de crédito, disponibilizando cartões e outros serviços).

Recentemente, o Mercado Pago anunciou o lançamento de um cartão de crédito próprio… 

Ou seja: é uma parte do Mercado Livre que conquistou autonomia, está consolidado no mercado e agora virou modelo para o crescimento do Mercado Envios.

Sim, é isso mesmo: a meta é transformar o Mercado Envios no sucesso que hoje é o Mercado Pago…

Para quem ainda não conhece, o Mercado Envios atua na logística das vendas feitas pelas lojas parceiras, deixando todo o processo de entrega mais simples e rápido.

Assim, diante da forte alta do Ecommerce nos últimos meses, não tinha como o Mercado Livre deixar de apostar no desenvolvimento de sua principal empresa de logística…

O crescimento do Mercado Envios será crucial para o Mercado Livre de forma geral. Principalmente porque a lógica que norteia os lojistas hoje é a de “quem vende mais rápido, vende mais”...

Portanto, é nítido que o Mercado Livre quer continuar no topo do ranking das maiores empresas de varejo que atuam no Brasil…

E a estratégia de consolidar o Mercado Envios é ousada, claro. Mas não é a única quando o assunto é logística de entrega…

Ao longo dos últimos meses, a companhia argentina fez investimentos pesados para continuar crescendo no mercado nesse sentido… 

Logística é a Prioridade do Mercado Livre Brasil

Em julho do ano passado, o Mercado Livre abriu o seu 3º centro de distribuição no país, próximo à Salvador.

Além disso, comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo. 

E mais do que isso…

O Mercado Livre chamou a atenção de todo o mercado ao anunciar o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air

E, recentemente, a companhia anunciou a abertura de mais 5 centros de distribuição nas cidades:

  • 1 em Guarulhos (SP);
  • 2 em Cajamar (SP);
  • 1 em Celso Ramos (SC);
  • 1 em Extrema (MG).

Sendo assim, o que esperar do Mercado Livre para este ano? Investimentos ainda mais fortes que no ano passado

Isso porque a tendência é o Ecommerce continuar crescendo. Para 2021, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. E o Mercado Livre, claro, não perderá nenhuma oportunidade de investimento em meio a esse cenário extremamente positivo. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

3 anos ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

3 anos ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

3 anos ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

3 anos ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

3 anos ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

3 anos ago