O Mercado Livre quer deixar claro para todo o setor de varejo que o fortalecimento de sua logística é uma prioridade para 2021 – assim como também foi no ano passado. A companhia argentina acaba de anunciar que vai fazer investimentos altos este ano no país.
A verdade é que o Brasil é um excelente mercado para o marketplace…
Para você ter uma ideia, só no 4º trimestre do ano passado, o Mercado Livre Brasil atingiu uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão, registrando uma alta anual de 96,9%.
E mais do que isso…
O lucro bruto da companhia foi de US$ $489 milhões, resultando em uma margem de 36,8% em comparação a 45,7% registrado no mesmo período de 2019.
Assim, é óbvio que a companhia vai fazer de tudo para conquistar resultados ainda mais animadores, não é mesmo?
É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Acompanhe!
Não dá para negar: o Mercado Livre fez diversos investimentos na área de logística durante o ano passado…
Ao todo, foram cerca de R$ 4 bilhões direcionados para o melhorar ainda mais o serviço de entrega das encomendas feitas no marketplace.
Ou seja, uma quantia bem expressiva e que resultou em diversas ações, como vamos explicar em mais detalhes adiante no artigo.
Contudo, o montante gasto em 2020 não representa nem a metade do que está por vir…
Para 2021, o plano do Mercado Livre é investir R$ 10 bilhões no Brasil.
Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre para a América Latina, afirmou recentemente que o foco é resolver as questões ligadas à logística e seguir adiante:
“Por enquanto, estamos trabalhando para solucionar, facilitar e agilizar a entrega das vendas dos clientes (…). Mas quando esse gargalo estiver resolvido, podemos oferecê-lo a terceiros”, ressalta.
Além disso, a contratação de mais funcionários também é um objetivo do marketplace. Hoje, a companhia mais valiosa da América Latina conta com 5 mil colaboradores, mas a meta é atingir 10 mil até dezembro.
Mas não só isso…
O Mercado Livre deixa claro que o alto investimento não é à toa. A empresa quer alavancar de uma vez por todas uma de suas principais empresas hoje…
Na verdade, um dos principais objetivos do Mercado Livre Brasil para este ano é fazer com que o Mercado Envios, seu serviço de logística, cresça tanto quanto o Mercado Pago, seu braço de serviços financeiros.
E um fato é verdade mesmo: o Mercado Pago cresceu muito ao longo dos últimos anos…
O serviço financeiro foi criado para lidar com questões relativas a pagamentos para os sellers do Mercado Livre, e levou cerca de 10 anos para ganhar a relevância que tem hoje para a plataforma.
Para você ter uma ideia de seu crescimento, o Mercado Pago funciona hoje como:
Recentemente, o Mercado Pago anunciou o lançamento de um cartão de crédito próprio…
Ou seja: é uma parte do Mercado Livre que conquistou autonomia, está consolidado no mercado e agora virou modelo para o crescimento do Mercado Envios.
Sim, é isso mesmo: a meta é transformar o Mercado Envios no sucesso que hoje é o Mercado Pago…
Para quem ainda não conhece, o Mercado Envios atua na logística das vendas feitas pelas lojas parceiras, deixando todo o processo de entrega mais simples e rápido.
Assim, diante da forte alta do Ecommerce nos últimos meses, não tinha como o Mercado Livre deixar de apostar no desenvolvimento de sua principal empresa de logística…
O crescimento do Mercado Envios será crucial para o Mercado Livre de forma geral. Principalmente porque a lógica que norteia os lojistas hoje é a de “quem vende mais rápido, vende mais”...
Portanto, é nítido que o Mercado Livre quer continuar no topo do ranking das maiores empresas de varejo que atuam no Brasil…
E a estratégia de consolidar o Mercado Envios é ousada, claro. Mas não é a única quando o assunto é logística de entrega…
Ao longo dos últimos meses, a companhia argentina fez investimentos pesados para continuar crescendo no mercado nesse sentido…
Em julho do ano passado, o Mercado Livre abriu o seu 3º centro de distribuição no país, próximo à Salvador.
Além disso, comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo.
E mais do que isso…
O Mercado Livre chamou a atenção de todo o mercado ao anunciar o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air…
E, recentemente, a companhia anunciou a abertura de mais 5 centros de distribuição nas cidades:
Sendo assim, o que esperar do Mercado Livre para este ano? Investimentos ainda mais fortes que no ano passado…
Isso porque a tendência é o Ecommerce continuar crescendo. Para 2021, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. E o Mercado Livre, claro, não perderá nenhuma oportunidade de investimento em meio a esse cenário extremamente positivo.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…