Marketplace

Mercado Livre Cresce na Pandemia e Traça Novos Planos

O Mercado Livre simplesmente não para de crescer. E, obviamente, parar de fazer investimentos para continuar expandindo cada vez mais sua atuação no Ecommerce não é algo que está nos planos da companhia…

Pelo contrário, o foco do Mercado Livre é crescer ainda mais!

Na prática, isso significa uma coisa: apostar em novas frentes e negócios

(Imagem: Divulgação)

Mercado Livre Cresce Quase 200% na Pandemia

De acordo com a própria companhia, seu crescimento ao longo dos últimos meses foi de cerca de 185%.

Isso significa que, na prática, desde o início da crise do covid-19 – e todas as questões referentes ao isolamento social iniciadas em março – o valor de mercado da companhia argentina teve um salto absurdo:

De US$ 27 bilhões para, até o momento, R$ 77 Bilhões… 

Um número tão avassalador que ultrapassa, em termos de valor de mercado, instituições financeiras como Itaú, Bradesco e outras, além das gigantes brasileiras Vale e Petrobras. 

Assim, não é à toa que o Mercado Livre foi reconhecido como empresa mais valiosa da América Latina.

Em entrevista sobre o assunto, Stelleo Tolda, cofundador do marketplace, chegou a afirmar que o Mercado Livre cresceu nos últimos meses, o que era planejado para os próximos 2 anos.

Mas não só isso…

O Mercado Pago, fintech da companhia, também obteve bons resultados ao longo da pandemia. Mais precisamente, teve a abertura de 7 milhões de contas após o início do pagamento do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal. 

Diante disso tudo, engana-se quem pensa que pensa que o Mercado Livre vai parar por aí…

Obviamente que não…

Na verdade, todo esse crescimento da plataforma fez com que a empresa fizesse diversos investimentos e também lançasse iniciativas para atuar em outras frentes

As mais recentes delas, inclusive, são as apostas em alguns dos segmentos que mais cresceram ao longo da pandemia…

Mercado Livre Vai Apostar em Delivery e na Venda de Alimentos Frescos

Sim, as novas iniciativas do Mercado Livre são para atuar em setores que também tiveram um crescimento exponencial ao longo da pandemia: o alimentício e o de entregas. 

Sobre o delivery, por exemplo, tudo é muito recente, e a companhia ainda não divulgou muitas informações a respeito disso. 

Ou seja, na prática, ainda não dá para saber como será o app de entregas…

Isto é, se será um concorrente de outros já bem posicionados no mercado, como iFood e Uber Eats…

Ou se o app abrangerá a entrega de produtos variados, assim como o Rappi faz.  

Além disso, o Mercado Livre planeja a venda de produtos perecíveis – o que também engloba os deliverys de restaurantes. 

Lembrando que, hoje, alimentos secos, como arroz e feijão, além de produtos de limpeza, já estão sendo vendidos no marketplace.

E para dar conta disso tudo, não há muito como fugir: é preciso fazer investimentos em logística de entrega…

Algo que o Mercado Livre tem feito fortemente ao longo dos últimos meses e, claro, pretende continuar…

Foco na Logística Para Expandir

Para você ter uma ideia da aposta do Mercado Livre em aprimorar ainda mais a sua logística, em julho do ano passado, o Mercado Livre abriu o 3º CD no país, próximo à Salvador…

Além disso, fez a contratação de 60 carretas para auxiliarem nas entregas ao redor do país…. 

E comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo. 

Mas não só isso…

Também anunciou o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, a MELI Air…

E, recentemente, a companhia anunciou a abertura de mais 5 centros de distribuição nas cidades:

  • 1 em Guarulhos (SP);
  • 2 em Cajamar (SP);
  • 1 em Celso Ramos (SC);
  • 1 em Extrema (MG).

Portanto, para dar conta de mais novas iniciativas, como a venda de alimentos frescos e app de delivery, tudo indica que o Mercado Livre vai fazer ainda mais investimentos…

Durante o ano passado, a companhia anunciou que pretendia investir mais de R$ 4 bilhões no Brasil nesse sentido. E foi o que ela fez…

Já para 2021, o investimento será ainda maior…

Na verdade, os números ainda não foram divulgados, mas já sabemos que o Mercado Livre planeja fazer um investimento recorde em 2021 no país!

Ou seja, é um dos mais importantes players do mercado, isso não dá para negar.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago