Mercado de Ecommerce

Reclamações em Relação a Compras Online Crescem em 2020

As compras online tiveram uma alta avassaladora ao longo de 2020. Isso não é novidade para ninguém… Contudo, junto a todo esse crescimento, também aconteceu algo não tão positivo assim: o forte aumento no número de reclamações

O fato é que se antes as empresas de Ecommerce já tinham que ficar atentas a todo o processo de compra do cliente, hoje, essa realidade ficou ainda mais intensa…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar números sobre o crescimento de reclamações em relação às compras online. E também explicaremos os motivos que podem ter levado a esse cenário. Acompanhe!

Alta de Mais de 200% nas Reclamações

De acordo com Procon-SP, a quantidade de reclamações em relação às vendas online em 2020 subiram 285% – em um comparativo com 2019.  

Na prática, houve um salto de 78.419 para 301.672 registros.

Além disso, entre as principais reclamações dos consumidores estão:

  • Atrasos ou não na entrega de mercadorias;
  • Cobranças indevidas.

Mais precisamente, o primeiro tipo de reclamação – de atrasos e não entregas – teve um forte aumento nos registros, passando de 19.124 para 70.279…

Já o segundo ponto, de cobranças feitas erradamente, a alta no número de reclamações foi de 5.605 para 36.221. 

Mas não só isso…

Passando a analisar os dados referentes ao 1º para o 2º semestre de 2020, o Procon-SP também observou um crescimento nas queixas de 49%, passando de 121.173 para 180.499.

Os atrasos e mercadorias que não foram devidamente entregues, atingiram um aumento de 31.578 para 38.701. A cobrança indevida, por sua vez, subiu de 10.580 registros para 25.641.

Ou seja, um cenário desafiador para as empresas que atuam no Ecommerce…

Entretanto, é preciso entender tudo isso um pouco mais a fundo…

Se analisarmos o contexto geral, é possível descobrir alguns pontos que podem ter levado à alta nas reclamações em relação às compras online…

Por que as Reclamações em Relação às Compras Online Aumentaram Tanto?

Ao longo do ano passado ficou nítido o quanto o Ecommerce cresceu absurdamente. Só no 1º semestre, o setor teve uma expansão de 40% no número de usuários… 

E mais do que isso…

Houve salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, atingindo 90,8 milhões. E um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões. 

Em meio a tudo isso, datas comemorativas e eventos importantes, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal, bateram verdadeiros recordes em vendas feitas pela internet…  

Para você ter uma ideia, as pequenas empresas conseguiram faturar R$ 1,5 milhão só nas primeiras horas da Black Friday.

Outro ponto é que o número de empresas também cresceu muito…

De acordo com pesquisa feita pela Scape Report E-commerce 2020/2021, produzida pela Pipeline Capital, o setor está sendo atendido por 598 empresas e startups

Fora o aumento expressivo nos cadastros de microempreendedores individuais. Até agosto do ano passado, foram 600 mil novos cadastro de MEI em todo o país.

Sendo assim, é claro que isso não justifica todo esse cenário desafiador das reclamações em relação às compras online…

Mas, de alguma forma, mostra o quanto parte dos empresários de Ecommerce talvez não estivessem tão preparados para dar conta da alta demanda. 

Assim a reflexão que fica nesse sentido é que os empresários NÃO podem deixar de ficar atentos a todas as etapas de compras e vendas de seus negócios online

Principalmente porque não há indícios de que o setor vá parar de crescer. Pelo contrário, para 2021, o prognóstico é que o Ecommerce  atinja um faturamento de R$ 110 bilhões!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO,  em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo., 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago