Última atualização em 28 de setembro de 2021 por
O Mercado Livre acaba de anunciar a aquisição integral da Kangu, meses após ter comprado participação minoritária da empresa de logística. No entanto, vale lembrar que já existia uma parceria entre as companhias desde o ano passado…
Justamente por isso, a aquisição pode ser considerada um importante passo no que diz respeito à logística do marketplace, que não parou de investir nesse sentido nos últimos meses…
Quem é a Kangu
A Kangu é uma empresa brasileira de serviços logísticos com operação em alguns países da América Latina, como Brasil, Colômbia e México.
Até o momento, mais de 40 mil vendedores utilizam o sistema da Kangu nos mais de 5 mil pontos de coleta e entrega. E mais da metade desses locais estão em território nacional.
A função da empresa de logística é criar uma conexão entre os vendedores de Ecommerce com as lojas locais parceiras, que geralmente são pequenos comércios como petshops e papelarias…
Ou seja, os estabelecimentos funcionam como uma rede capilarizada de pontos de coleta onde os sellers deixam seus produtos prontos para serem despachados ao consumidor ou ao ponto de entrega para que os compradores retirem seus pedidos.
Desse modo, a Kangu presta serviços para outras companhias como o Mercado Livre, por exemplo, que incluem pontos de coleta e entrega, transporte dos itens com o suporte de parceiros externos e logística reversa.
E para você ter uma ideia, a receita da companhia de logística cresceu mais de 100 vezes em 2020 na comparação com o mesmo período do ano anterior…
Além disso, a Kangu ainda realizou investimentos tecnológicos na gestão inteligente de dados, o que tornou as entregas mais eficientes e permitiu o fornecimento de serviços complementares.
Logo, nota-se que a parceria com o Mercado Livre otimiza ainda mais as soluções logísticas proporcionadas pela Kangu…
Aquisição da Kangu Deve Otimizar Entregas do Site Mercado Livre
Em comunicado feito à imprensa, Marcelo Guarnieri, co-CEO e fundador da Kangu, reconhece a influência do acordo fechado entre as companhias:
“A parceria com o Mercado Livre impulsionou o rápido desenvolvimento da nossa operação nos últimos anos, que seguirá crescendo ainda mais para atender nossos atuais e futuros clientes. Somente no Brasil, onde já operamos 2,6 mil pontos e cinco cross dockings próprios, devemos saltar para 3,5 mil pontos e 13 cross dockings da Kangu até dezembro”, conta.
Além disso, Renato Pereira, diretor de Novos Negócios do Mercado Livre, enfatiza a relevância dos serviços da Kangu para otimizar a operação logística:
“A Kangu já exerce um papel importante em nosso ecossistema, conectando compradores e vendedores do Mercado Livre em mais de 5 mil pontos. A transação vai trazer ainda mais eficiência e capilaridade à nossa operação, que trabalha diariamente para levar a entrega mais rápida ao consumidor brasileiro“, afirma.
Nesse sentido, outro destaque é o seu viés sustentável por utilizar transportes que reduzem o tráfego de veículos e as emissões de gases poluentes. A Kangu também ajuda a ampliar o impacto social da companhia argentina, que continua gerando renda aos pequenos lojistas que vendem no site Mercado Livre…
Ainda no comunicado feito ao mercado, o marketplace confirma que a gestão da Kangu seguirá de forma independente e com a liderança dos seus atuais co-CEOs. Inclusive, utilizando o mesmo plano estratégico para conquistar novos sellers de Ecommerce que buscam por serviços eficientes de logística.
Por ora, o site Mercado Livre entrega pedidos em até 1 dia em mais de 2,1 mil cidades em todo o país. E os consumidores de dezenas de localidades ainda recebem suas compras no mesmo dia…
De forma geral, o fato da companhia adquirir 100% das ações da Kangu representa o interesse em expandir o alcance do Mercado Envios, que no 2º trimestre teve mais de 230,5 milhões de produtos enviados, quantia que representa uma alta de 46,4% na comparação anual….
E ciente de que recentemente o Mercado Livre abriu novos centros de distribuição e lançou frota com caminhões movidos à gás, é compreensível que a companhia mais valiosa da América Latina invista alto em aprimorar sua malha logística para garantir a satisfação dos vendedores e oferecer uma entrega rápida aos milhares de consumidores da plataforma.