O Potencialize Ecommerce, evento sobre educação empreendedora da plataforma de Ecommerce Nuvemshop, chegou ao fim esta semana.
Durante o evento, a Nuvemshop criou uma seção exclusiva voltada para masterclasses lecionadas por profissionais renomados do setor de Ecommerce, além de diversos conteúdos disponibilizados ao vivo…
A Babi Tonhela, sócia e diretora de produtos do Ecommerce na Prática, a maior escola de Ecommerce no Brasil marcou presença entre os principais convidados com uma masterclass focada em Marketing, Performance e Tráfego no Ecommerce.
Durante a masterclass Marketing, Performance e Tráfego no Ecommerce, Babi Tonhela apresenta diversos temas relevantes aos empreendedores que desejam vender ou já vendem no mercado digital.
No entanto, o foco principal da aula é justamente como utilizar estratégias de marketing e ferramentas de performance para aprimorar a presença digital dos negócios e, consequentemente, das vendas.
Para introduzir o assunto, Tonhela comenta que devido às diferenças na jornada do cliente do varejo físico para o varejo digital, o marketing digital torna-se vital para fazer o empreendimento ter um bom desempenho.
O primeiro passo é justamente ter uma plataforma de Ecommerce e Tonhela sugere a Nuvemshop devido às vantagens oferecidas aos empreendedores, que precisam de:
Na sequência, Babi enfatiza a necessidade de as empresas criarem suas personas. Isto é, o cliente ideal para o negócio. Nesse momento, é apresentado o quadro do mapa da empatia para ser preenchido com informações sobre a pessoa fictícia…
Tonhela também destaca que essa prática possibilita:
Embora muitos profissionais não se preocupem com sua persona, é crucial desenvolvê-la. Afinal, essa tarefa é o que vai proporcionar um direcionamento maior em tudo que você produzir em termos de conteúdos para atrair as pessoas para o seu Ecommmerce.
Em seguida, a diretora de produtos do Ecommerce na Prática comenta sobre as etapas do funil de vendas e a relevância em focar na diminuição do custo de aquisição por cliente…
Seguindo na mesma linha de raciocínio, a especialista conta que o empreendedor deve investir tanto no tráfego orgânico quanto no pago. Mas qual seria o motivo?
Em relação a isso, Babi revela que quando ambas as modalidades são trabalhadas em conjunto podem ser muito mais rentáveis ao Ecommerce.
“O tráfego orgânico é um trabalho de formiguinha. Você pode optar por otimizar um produto por dia, por exemplo, ou 10 produtos por semana, mas é um trabalho de formiguinha feito por pessoas capacitadas. Essa é uma tarefa que não pode deixar de ser feita“, comenta a sócia.
Por outro lado, o tráfego pago é excelente por trazer resultados mais rápidos, porém, “não é o suficiente para se sustentar a longo prazo”.
Nesse sentido, ferramentas como Google Ads, Native Ads e Facebook Ads são boas opções para aumentar o tráfego. Entretanto, se o lojista não souber usar, o dinheiro investido será desperdiçado.
Em razão disso, os tipos de tráfego devem ser feitos de forma simultânea. Os resultados gerados pelo tráfego orgânico são excelentes, mas não acontecem da noite para o dia…
Para facilitar a compreensão, Babi traz um exemplo do Ecommerce na Prática:
“Para você ter uma ideia, temos o blog Ecommerce Na Prática, que foi criado há pouco mais de 5 anos, onde o Bruno de Oliveira escrevia o dia a dia dele dentro do Ecommerce. O blog gerou receita somente 2 anos e meio depois, mas insistimos na criação do tráfego orgânico com bons textos, boas matérias e bons artigos. Em 2 anos e meio, o blog estava trazendo leads que geram dinheiro”, afirma Tonhela.
A sócia ainda revela que se dependesse exclusivamente do blog, a maior escola de Ecommerce do Brasil não existiria, porque além do tráfego orgânico, o time investiu no tráfego pago…
Tonhela conclui a fala com sugestões aos empreendedores:
“Escolha bem o nicho e trabalhe os produtos de forma única. Elabore uma descrição única para seu produto, não a copie do fornecedor. Pesquise palavras que talvez não sejam tão competitivas dentro do ambiente de busca. Assim, você vai conseguir bons resultados. Já no tráfego pago, você investe uma quantia, controla as métricas e colhe o resultado“, finaliza Tonhela.
Ainda na masterclass, a sócia do Ecommerce na Prática trata de assuntos como criação de conteúdo em vídeo para Ecommerce, remarketing e também fala sobre a educação ser imprescindível para ter um bom desempenho no mercado de Ecommerce:
“Educação transforma. A gente aqui trabalha tanto para capacitar vocês e a gente vê o resultado: vocês vendendo mais, contratando mais pessoas e propagando a palavra do Ecommerce e do empreendedorismo em todos os cantos”, afirma a executiva.
Por fim, Babi Tonhela convida a todos os participantes do Potencialize Ecommerce a conhecerem a plataforma de streaming educacional ENP Prime, que está repleta de conteúdos sobre desenvolvimento pessoal, finanças e empreendedorismo…
Ou seja, temas de grande importância para quem quer aprender tudo sobre Ecommerce e diretamente de profissionais que já trabalham há anos no setor. E para assistir a masterclass completa, basta acessar a página oficial do evento.
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