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Busca Por Voz no Ecommerce: o que Você Ainda Não Sabe

A busca por voz é um formato de comando em que uma pessoa fala o que deseja pesquisar, em vez de digitar, como o usual. Com isso, o dispositivo reconhece o que foi dito, transforma em texto e apresenta os principais resultados para aquela pesquisa.

Essa é uma tendência que cresce cada vez mais no mundo digital

Para você ter ideia, uma pesquisa realizada pela Ilumeo, consultoria de Data Science, afirma que 87% dos entrevistados declararam já ter usado algum assistente virtual comandado por voz. A pesquisa também aponta que o uso de assistentes cresceu 47% no Brasil durante a pandemia.

Diante disso, a busca por voz também tem ganhado força no Ecommerce. Afinal, cada vez mais consumidores estão optando por procurar produtos da maneira mais simples: falando.

Esse é o chamado Voice Commerce. Isto é, um sistema de compras que permite a utilização de comandos de voz para encontrar e comprar produtos online.

Dessa forma, a pesquisa por voz representa uma importante mudança no comportamento dos consumidores na hora de comprar um produto… 

Por isso, é importante que as marcas estejam atentas a mudanças como essa. Para isso, preparamos um artigo completo sobre a busca por voz e como isso afeta o seu Ecommerce. Continue a leitura! 

(Imagem: Freepik)

O que é Busca Por Voz e Como Funciona?

A tecnologia de busca por voz, ou voice search, chegou para otimizar a vida de muitos navegantes, pois trocou o ato de digitar pelo de, simplesmente, falar. 

A ferramenta utiliza inteligência artificial para entender o que está sendo dito e para otimizar as pesquisas online. Essas, que podem ser feitas de aparelhos equipados com assistentes virtuais, como Smartphones e Smart TVs, por exemplo.

Ou seja, para pesquisar algo em sites de busca como o Google, basta que o consumidor clique no ícone de microfone, fale o que deseja comprar e a ferramenta vai identificar o que foi dito e realizar a pesquisa.

E no Ecommerce não é diferente, a busca por voz permite que os consumidores pesquisem por produtos apenas pela fala, sem precisar digitar nada no campo de busca. 

Dessa forma, o cliente tem maior facilidade para encontrar o que precisa e a loja virtual ganha uma boa vantagem. Afinal, a pesquisa por produtos torna-se muito mais prática e rápida para o consumidor.

Como Usar a Busca Por Voz no Ecommerce

Para adaptar o seu Ecommerce à busca por voz, serão necessários alguns ajustes a fim de aumentar o tráfego para o seu site e otimizar as estratégias de SEO. Confira algumas dicas:

1 – Conheça o Seu Consumidor

Conhecer o consumidor, assim como entender quais são seus principais hábitos e costumes, é uma estratégia crucial para tomar qualquer decisão no Ecommerce. E, com o avanço da tecnologia de busca por voz, essa medida torna-se ainda mais importante… 

Afinal, por meio da busca por voz é possível comparar preços e tomar decisões de maneira mais rápida. Assim, a necessidade de marcas terem maior conhecimento de como clientes pensam e sentem aumenta ainda mais.

Logo, é necessário antecipar necessidades e tornar a experiência do cliente ainda mais fácil e rápida. Essa atenção vai desde o registro de preferências em compras anteriores até realização de recomendações baseadas no histórico de pedidos…

Para isso, não deixe de separar tempo para estudar como seus clientes costumam agir e quais são as principais características dos perfis desses consumidores. Uma dica de ouro é conhecer a sua persona.

2 – Use Palavras-Chave com Perguntas e Respostas

Na busca por voz, é comum que pesquisas sejam feitas com formas de perguntas e comecem com “o que”, “onde”, “como” “por que” etc.

Logo, ao adaptar seu site para a ferramenta de busca por voz, é preciso construir conteúdo de modo que as perguntas feitas pelos consumidores sejam respondidas

Para isso, as melhores dicas são disponibilizar uma página de perguntas mais frequentes (FAQ) ou deixar respostas na descrição do produto.

Fazer isso pode aumentar as chances do seu site aparecer na primeira página de resultados do Google para essa modalidade de pesquisa.

3 – Use Palavras-Chave de Cauda Longa Para a Busca Por Voz

Priorize palavras-chave de cauda longa (em inglês, long tail keywords) ao adaptar seu Ecommerce para a busca por voz. Elas são essenciais para atrair tráfego para o seu site.

Por exemplo:

Em vez de digitar: “comprar mochila”, o consumidor pode dizer: “qual a melhor marca de mochila?” Logo, uma frase usada como palavra-chave pode ser totalmente substituída por uma pergunta.

4 – Melhore o Tempo de Carregamento do Site

Essa dica é importante para qualquer estratégia de SEO.

Afinal, um dos critérios mais relevantes para o Google na hora de pontuar o SEO do seu site é a velocidade de carregamento, Isso porque o sistema entende que os atrasos pioram a navegabilidade e a experiência do usuário.

Por isso, dicas importantes são: 

  • Reduza o tamanho das imagens expostas na página através do TinyPNG;
  • Adapte o tamanho da fonte para melhorar a legibilidade em telas menores como celulares e tablets;
  • Verifique se a capacidade do servidor está compatível com o volume de tráfego;
  • Utilize o recurso AMP para carregamento mobile;
  • Desinstale ferramentas desnecessárias.

Quais São as Vantagens da Busca Por Voz no Ecommerce?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e como usar a busca por voz em seu negócio online, chegou o momento de saber quais as principais vantagens de aderir a essa tecnologia. 

Algumas delas são:

  • Melhora na experiência de pesquisa: a busca por voz é eficaz para melhorar a experiência do usuário. Com a inteligência artificial, as pesquisas são realizadas de maneira mais prática;
  • Aumenta a velocidade para buscar resultados: segundo o Bing, a busca por voz é 3,7 vezes mais rápida do que a busca digitada;
  • Gera diferencial para a marca: oferecer inovações ao cliente faz com que ele reconheça que sua loja virtual está investindo em ações a fim de gerar uma melhor experiência de compra. Isso favorece a imagem da sua marca é um grande diferencial de mercado.

E mais do que isso…

Diante do crescimento exponencial do Ecommerce e, consequentemente, do uso contínuo de smartphones por parte dos consumidores, adaptar a sua loja virtual com a ferramenta de busca por voz torna a jornada de compra muito mais rápida, assertiva e prática.

Logo, isso eleva a satisfação do cliente, aumenta as chances de conversão, a fidelização do consumidor e até mesmo melhora o relacionamento com o cliente.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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