Mercado de Ecommerce

História da Magazine Luiza: o Caminho Até a Transformação Digital

A Magazine Luiza cresceu muito nos últimos anos e atualmente é considerada uma das maiores varejistas do Brasil. Mas para se tornar a companhia que é hoje, Luiza Trajano, fundadora da Magazine Luiza, precisou trabalhar bastante.

Toda a história da companhia é marcada pelas estratégias da Luiza Trajano e de sua família…

Para expandir os negócios ao longo dos anos, a Magalu sempre priorizou um bom atendimento e relacionamento com os clientes. E mais: hoje, também é conhecida no mercado pelas fortes aquisições de novas marcas.

Neste artigo você vai conhecer a história da Magazine Luiza, como ela surgiu e os seus principais feitos durante todos esses anos. Confira!

(Imagem: Divulgação)

Magazine Luiza: o Surgimento da Companhia

A Magazine Luiza foi fundada em 1957 em Franca, interior de São Paulo. E tudo começou quando Luiza Trajano Donato e o seu marido, Pelegrino José Donato, compraram uma pequena loja de presentes na cidade. Na época, ela era uma balconista e ele, um caixeiro-viajante.

A loja se chamava “A Cristaleira”, mas logo em seguida mudou para Magazine Luiza. O novo nome foi escolhido após um concurso cultural realizado por Luiza Trajano e promovido por uma rádio local…

E só com essa iniciativa de pedir a participação do público já dava para perceber que a interatividade e proximidade com os clientes seriam alguns dos diferenciais da Magalu.

Além disso, um dos pontos fortes que fez a Magazine Luiza crescer em Franca foi justamente o bom atendimento feito pelos donos da empresa, especialmente por Luiza Trajano, que na época ainda supervisionava a expedição e realizava pesquisas de mercado.

E a partir disso a companhia só foi crescendo cada vez mais… 

Os próximos anos foram marcados pela expansão do negócio para outras cidades do interior paulista, como Igarapava e Barretos. Fora as novas lojas que foram abertas na própria cidade de Franca.

Outros familiares também começaram a participar do negócio, o que de certa forma permitiu que a empresa tivesse dinheiro suficiente em caixa para investir no seu crescimento…

Até que em 1974 foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos da Magazine Luiza, com mais de 5.000 m². Depois, já com 20 anos de história, a Magalu já contava com 30 lojas.

Diante disso, uma consequência de todo esse crescimento foi  a necessidade de pensar em novas estratégias para a empresa crescer ainda mais no mercado…

Magazine Luiza Cria Estratégias para Alavancar as Vendas

Luiza Trajano começou a criar estratégias que ajudariam a aumentar as vendas das lojas. A primeira delas, em 1993, foi a Liquidação Fantástica, que era uma das ações mais copiadas pelos concorrentes…

A ideia dessa iniciativa era que, no início de janeiro, fosse vendido todo o estoque do ano novo e até mesmo os produtos de mostruários. Isso tudo em único dia…

Os descontos nos produtos chegavam até 70%, fazendo com que diversos consumidores fossem até as lojas da Magazine Luiza, formando filas enormes nas portas.

Outra estratégia de vendas, utilizada mais recentemente, foi a ação Dia de Ouro, que tinha como objetivo reconhecer e recompensar os clientes mais fiéis da companhia…

Esses consumidores ganhavam benefícios exclusivos e condições especiais para realizar o pagamento das compras dos produtos e também podiam participar de sorteios.

Mas é preciso dizer que só isso não era o suficiente. O casal de empresários queria mais…

Assim, para continuar crescendo, a companhia traçou uma estratégia brilhante em 1992: apostar pesado no digital com o foco em alcançar o topo do mercado…

Magalu Aposta no Digital

O primeiro passo da companhia no digital foi começar a vender produtos por meio de terminais de multimídia, com os vendedores orientando os clientes. Dessa forma, não havia a necessidade de expor os produtos ou tê-los no estoque…

As entregas das mercadorias aconteciam em até 48 horas após a compra ser finalizada

E mais…

A Magazine Luiza lançou uma estratégia genial: criou a Lu da Magalu, em 2003. O avatar é uma assistente virtual de vendas criada para dar dicas e ajudar os usuários a como utilizar os produtos, principalmente os deTecnologia. 

Além disso,  em 2006, a Magalu era a única loja de varejo do país com operação omnichannel, ou seja,realizando vendas por meio de diversos canais com a mesma infraestrutura.

Em 2016, a empresa inaugurou o Marketplace Magazine Luiza, que começou a vender no site e no aplicativo produtos de aproximadamente 200 vendedores…

Hoje, o poder que a Magazine Luiza tem no digital é indiscutível. A cada trimestre a empresa se destaca mais…

E uma das estratégias de crescimento da companhia ficou bem conhecida no mercado: a aquisição de novas marcas…

Compra de novas Empresas é uma Estratégia da Magalu

Os últimos meses da Magazine Luiza foram marcados pelas aquisições de diversas marcas. Mas esse plano de expansão por meio de compras de outras empresas não é novidade, ele acontece desde 1996.

Nessa época, eram somente 56 lojas, mas a companhia adquiriu a rede paranaense Casas Felipe por R$22 milhões. Isso permitiu que a Magalu tivesse 78 lojas espalhadas pelo Brasil.

Já no final do 2º semestre de 2003, a empresa realizou a compra da rede paulista Basimac e da Líder. O objetivo era sempre o de expandir os negócios para todo o país, por isso as aquisições das marcas de outros estados.

Com o passar dos anos, a companhia foi crescendo e aumentando a quantidade de aquisições…

A última foi a compra da Steal The Look e da Push, ambas empresas ligadas ao setor de Moda…

Meses atrás, a companhia também adquiriu a VipCommerce, companhia que realiza toda a gestão do processo de pedidos de supermercados, desde a compra até a entrega ao cliente.

A Magalu também comprou a AiQFome, empresa de delivery, que movimentou cerca de R$700 milhões por ano.  

Além dessas, a Magazine Luiza também é dona das seguintes empresas:

  • Estante Virtual: marketplace de livros usados;
  • Hubsales: startup focada na modalidade de comércio Factory to Cusumers (F2C);
  • Canaltech: plataforma multimídia com foco na produção de conteúdo de tecnologia em vários formatos;
  • Inloco Media: divisão da empresa Inloco, que tem como foco a comercialização de publicidade digital.
  • Stoq Tecnologia: startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service);
  • GFL e SincLog: plataformas de logística para Ecommerce;
  • Hub Prepaid: instituição de pagamentos regulada pelo Banco Central.

Ou seja: compras de peso e que já fazem toda a diferença no portfólio de empresas da varejista, que não para de crescer…

Rumo à Liderança do Mercado

Como vimos durante toda a sua história, a Magazine Luiza veio crescendo com constância e teve um boom surpreendente nos últimos anos. Isso mostra que desde o início Luiza Trajano sabia o que precisava para transformar a Magalu em uma das maiores redes varejistas do Brasil…

A companhia vem tendo um desempenho tão forte que acabou tomando o lugar da Via Varejo, que enfrentou períodos de turbulência no mercado após ficar um tempo à venda pelo Grupo Casino.

E mais…

Para você ter uma ideia, no 3º trimestre de 2020, a Magalu passou a ocupar o 2º lugar no ranking das melhores empresas de varejo, que antes era da B2W. A dona do site Americanas.com teve um crescimento de 55%. Enquanto a Magazine Luiza teve um avanço de 70%

Assim, mesmo com todo o avanço e crescimento, a companhia ainda conseguiu manter o atendimento humanizado, que oferecia quando existia apenas uma única loja. A opinião dos seus consumidores seguem sendo levadas em consideração até hoje…

Principalmente com a interação realizada pela personagem Lu, que tem ganhado cada vez mais espaço nas redes sociais e até mesmo nas campanhas de outras empresas.

Portanto, trimestre após trimestre a empresa tem mostrado que veio para brigar de igual para igual com os seus concorrentes. E que não vai deixar o 2º lugar entre as empresas líderes do setor ser conquistado por outra companhia tão fácil assim…

Hoje, não há como negar: a Magazine Luiza é um exemplo de transformação digital, uma verdadeira potência no mercado de varejo!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago