Mercado de Ecommerce

Webshoppers 43: Ecommerce Registra Alta de 41% em 2020

Os últimos meses foram marcados por números extremamente animadores para o Ecommerce. E os dados divulgados pelo Webshoppers 43 só reforçam esse cenário positivo…

De acordo com a pesquisa, o Ecommerce atingiu sua maior alta em 13 anos

Claro que esse e outros excelentes resultados foram influenciados pelos consumidores, que passaram a comprar cada vez mais online graças às medidas de isolamento social em meio à pandemia.

Mas está enganado quem pensa que as vendas online podem acabar junto com o fim da pandemia. Pelo contrário, a tendência é de crescimento para o Ecommerce, com uma expectativa de crescimento de 26% em 2021

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números do levantamento do Webshoppers 43 e falar um pouco sobre o que está por vir para o setor de Ecommerce este ano…

Imagem: Freepik

Ecommerce Atinge Faturamento de R$87 bilhões em 2020

De acordo com o estudo Webshoppers 43, da Ebit Nielsen e do Bexs Banco, o Ecommerce atingiu uma aumento de 41% em 2020 em comparação ao ano anterior, o que se tornou a sua maior alta nos últimos 13 anos. 

Para você ter uma ideia, o valor movimentado pelo setor no ano passado foi de R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, a alta foi de 30%, totalizando 194 milhões. 

(Imagem: Webshoppers 43)

Marcelo Osani, head de Ecommerce da Ebit Nielsen, disse em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado):

O brasileiro mostrou estar totalmente ambientado com o ambiente de compras online. Esse processo amadureceu de maneira muito rápida por causa da pandemia. E os comerciantes souberam transformar a dificuldade em maiores ganhos oferecendo um serviço ágil, confiável e eficiente”, afirma.

Ou seja: um contexto extremamente positivo tanto para quem vende quanto para quem compra no ambiente digital…

E, diante desse cenário positivo, outro dado também chamou a atenção: o aumento do Ticket Médio… 

Ticket Médio Também Cresce

Segundo o levantamento, o ticket médio apresentou um crescimento de 8% em relação a 2019. E tanto os novos consumidores quanto os recorrentes tiveram o ticket médio maior do que no ano de 2019…

Assim, o valor médio gasto por pedido em 2019 era:

  • Consumidores recorrentes: 434;
  • Consumidores novos: 404;

E o valor médio gasto em 2020 foi:

  • Consumidores recorrentes: 453;
  • Consumidores novos: 443.

Isto é, em 2020 o ticket médio dos novos consumidores se aproximou dos recorrentes, saindo de um Gap de R$ 30 para R$10…

E todo esse aumento tem a ver com a quantidade de consumidores no Ecommerce, algo que evoluiu significativamente. Em 2020 o número de consumidores era 17,9 milhões a mais do que no ano anterior…

Ao todo,  foram 3,2 milhões de novos compradores no ano passado.

Na prática, fica claro que os números são extremamente positivos e parte disso tem a ver com a agilidade de compras via smartphones…

Celulares Contribuem Fortemente Para Alta do Ecommerce

A forma rápida de realizar compras através dos smartphones contribuiu fortemente para os números do Ecommerce em 2020. Isso porque as compras com os aparelhos ficaram muito mais rápidas para os consumidores…

Navegar nas lojas com os smartphones se tornou mais prático para os clientes, já que eles estão sempre com o aparelho em mãos e que em questão de segundos conseguem finalizar as suas compras, de qualquer lugar em que estiverem.  

Em números, 55,1% das vendas ocorreram através do celular, totalizando 45,9 bilhões, uma alta de 79% comparada ao ano anterior

(Imagem: Webshoppers 43)

De acordo com Marcelo Osani, o brasileiro ficou muito conectado durante a pandemia, com o celular ao alcance das mãos. E isso facilitou muito para fazer suas compras de supermercado, roupas, artigos de casa e de decoração etc. 

Mas outros fatores também foram responsáveis pelos excelentes números das vendas digitais ao longo de 2020, como você vai acompanhar no tópico a seguir… 

Frete Grátis e Crescimento de Lojas de Departamentos Impulsionam Vendas no Ecommerce

A verdade é que o frete, na maioria das vezes, é o grande problema para os consumidores que compram online e essa questão ficou nítida durante o estudo da Webshoppers 43…

Isso porque o frete grátis foi o principal incentivador para os consumidores finalizarem suas compras, representando 43% das compras do Ecommerce em 2020

(Imagem: Webshoppers 43)

Ou seja, investir no frete grátis nas compras acima de algum valor pode ser uma ótima dica para impulsionar o seu negócio e alavancar as vendas… 

Diante desses números bem animadores, outro ponto importante a ser questionado é justamente os resultados futuros para o Ecommerce…

Isso porque os clientes estão cada vez mais engajados nas compras digitais e a expectativa é que os números cresçam ainda mais em 2021…

Será Que o Setor Vai Continuar Crescendo em 2021?

Ao que tudo indica: SIM.

Em meio a um 2020 tão positivo e com base em todos os números absurdos que o Ecommerce vem somando, o ano de 2021 tem tudo para continuar crescendo e batendo os recordes de vendas… 

Prova disso é que, de acordo com a pesquisa feita pela Ebit Nielsen, o Ecommerce esse ano poderá atingir em média 225 milhões de pedidos, marcando um crescimento de 16%…

E mais: a expectativa de faturamento é de R$ 110 bilhões. 

Sendo assim, a pesquisa e o relatório Webshoppers 43 reforçam o que já sabíamos: as compras onlines seguem firmes entre os consumidores…

Hoje, quem vende online precisa estar atento ao ritmo acelerado do crescimento do setor para não perder nenhuma oportunidade de vendas. E relatórios como o Webshoppers 43 acabam trazendo insights maravilhosos para os empresários nesse sentido, como o próprio uso das redes sociais para alavancar as vendas, por exemplo. 

Por isso, analise os dados e veja como você pode melhorar ainda mais o seu negócio! Certamente você achará dados que podem fazer a diferença na hora de traçar novas estratégias para a sua empresa!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago