Mercado de Ecommerce

Quase 70% dos Pequenos Negócios Aderiram ao Ecommerce, Revela SEBRAE

Os pequenos negócios estão modificando a forma de atuar no mercado… Hoje, as empresas de pequeno porte estão aderindo cada vez mais ao Ecommerce. E é possível dizer que a pandemia foi a grande responsável por isso, já que impôs restrições sociais e mudou consideravelmente a forma como os brasileiros consomem produtos. 

Além disso, diante dos excelentes resultados do setor nos últimos meses, o Ecommerce se mostrou um mercado que não para de crescer e um espaço perfeito para os novos negócios… 

Prova disso é que 7 em cada 10 empresas vendem online hoje, segundo levantamento feito pelo SEBRAE.

Ao longo deste artigo vamos te mostrar os dados apresentados pelo estudo do Sebrae e como está a expectativa de crescimento do Ecommerce para este ano. Acompanhe!

Imagem: (Freepik)

Pequenos Negócios Investem no Ecommerce

Segundo a 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, 69% dos pequenos negócios vendem no Ecommerce hoje.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março, período em que foram ouvidos 6.228 empresários de todo país, sendo:

  • 57% MEI (Microempreendedor Individual);
  • 38% ME (Microempresa) ;
  • 5% EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Ale´m disso, o estudo também mostra que 57% dos empresários dos pequenos negócios estavam aflitos com o futuro de suas empresas em meio à pandemia e encontraram desafios ao longo dos meses…

Na prática, isso só reforça o quanto o coronavírus impactou significativamente os pequenos negócios…

Dificuldades das Empresas de Pequeno Porte em Meio à Pandemia

O levantamento realizado pelo Sebrae mostra que as consequências do isolamento social foram intensas para as empresas:

  • 54% dos pequenos negócios tiveram perda de faturamento desde o início da pandemia;
  • 79% das empresas diminuíram seu faturamento;
  • 10% permaneceram na mesma;
  • 8% aumentaram os lucros;

E mais…

Após um ano do início da pandemia, os donos de pequenos negócios conseguiram comparar os resultados com o mesmo período do ano passado, e chegaram à seguinte conclusão:

  • 73% tiveram vendas piores que em 2020;
  • 19% vendas parecidas com o ano anterior;
  • 7% venderam mais neste Carnaval.

Ou seja: um cenário que faz sentido, já que não houve a comemoração em 2021, por exemplo. 

Assim, apesar da crise ter pego todas as empresas de surpresa, muitas delas souberam se adaptar ao mundo digital. O alto índice de pequenos negócios aderindo ao Ecommerce e alto crescimento do setor como um todo são a prova disso…

E mais: hoje, fica nítida a necessidade da digitalização dos empresas, já que a tendência é o comércio eletrônico continuar crescendo…

2021: Tendência de Crescimento Para o Ecommerce

Uma pesquisa feita pelo EbitNIelsen aponta que é esperado uma alta de 26% para o Ecommerce este ano, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões. E o número de pedidos online pode atingir 225 milhões

Inclusive, os resultados dessa expectativa já começaram a ser vistos…

Só no mês de fevereiro, o Ecommerce no Brasil atingiu 1,49 bilhão de acessos!

Além disso, entre os dias 2 e 15 deste mês, as lojas virtuais registraram R$ 6,3 bilhões, em decorrência ao Dia do Consumidor. Em comparação com o mesmo período em 2020, esse valor representa uma alta de 85%. Já no próprio Dia do Consumidor, o faturamento do Ecommerce bateu R$ 592 milhões. Excelentes resultados… 

Sendo assim, não dá para ignorar que o Ecommerce é um mercado em plena expansão e propício para novos negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. As pesquisas recentes mostram que as vendas online tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de varejo e números positivos só tendem aumentar.

Diante disso, quem ainda não digitalizou os negócios tem um bom caminho a percorrer. Na verdade, é preciso ficar claro que a digitalização tem sido fator determinante para a sobrevivências dos negócios…

E, para não ficar atrás da concorrência, vai ser preciso correr para acompanhar o ritmo acelerado do crescimento do setor e estar cada vez mais preparado para atender a todas exigências dos consumidores. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago