Última atualização em 12 de novembro de 2021 por
O Magazine Luiza divulgou recentemente os resultados do 3º trimestre de 2021, com destaque para o marketplace. A plataforma cresceu 67% na comparação com o mesmo período de 2020, atingindo R$ 3,5 bilhões.
Em relação às vendas totais, que incluem lojas físicas, Ecommerce e marketplace, houve um aumento de 12,0% no período, totalizando R$ 13,8 bilhões. Veja os detalhes do balanço do Magalu nos próximos tópicos…
Ecommerce do Magazine Luiza Alcança R$ 10,0 Bi no 3º Tri
De acordo com o documento divulgado pelo Magazine Luiza, o Ecommerce da companhia disparou 22% no trimestre e registrou R$ 10,0 bilhões. Quando comparado ao mesmo período de 2019, o crescimento é ainda mais expressivo, de 204%.
Além disso, a margem bruta ajustada foi de 24,7%, com uma redução de 1,5 p.p. em relação ao mesmo período de 2020. Esse cenário mostra como o Ecommerce tem crescido na companhia e, até o momento, representa 72,3% das vendas totais.
Segundo o Magalu, as vendas online foram impulsionadas pelo excelente desempenho do aplicativo, que já conta com 37,9 milhões de usuários ativos mensais e dos investimentos em logística para fornecer uma entrega mais rápida.
De forma geral, o trimestre da varejista foi impactado pela receita bruta, que cresceu 1,2% para R$ 10,5 bilhões. Enquanto a receita líquida aumentou 3,7% e chegou a R$ 8,6 bilhões no período de julho a setembro deste ano.
Em paralelo a isso, as despesas operacionais ajustadas chegaram a R$ 1,778,1 milhão, com redução de 20,6% no 3º trimestre. Assim, representando um aumento de 1,1 p.p. na comparação com o mesmo período de 2020 decorrente da redução com gastos nas lojas físicas e do aumento com marketing no Ecommerce.
Inclusive, o EBITDA ajustado foi registrado em uma margem de 4,1%, atingindo R$ 351,0 milhões no período de julho a setembro. E a margem EBITDA ajustada saiu de 6,8% no 3º trimestre de 2020 e foi para 4,1% no mesmo período deste ano. Já o lucro líquido teve queda de -30,3% e bateu a marca de R$ 143,5 milhões.
MagaluPay Bate Marca de 4 Milhões de Contas Abertas no 3º Tri
Ainda de acordo com o documento Volume Total de Pagamentos (TPV) apresentou números positivos, crescendo 98,5% no 3º trimestre deste ano na comparação anual e batendo a marca de R$ 18,5 bilhões. A geração de caixa e estrutura de capital atingiu R$ 221,8 milhões, que, segundo o Magalu, foi influenciada pela variação de valores de giro no trimestre…
Já o faturamento de cartão de crédito teve uma alta de 47,3%, atingindo R$ 10,9 milhões, e a carteira de crédito chegou a R$ 15,1 bilhões. Enquanto isso, a plataforma de pagamentos MagaluPay bateu a marca de 4 milhões de contas abertas. Uma conquista alcançada graças à campanha do Cashback do Milhão, lançada no início de setembro de 2021.
Diante do cenário de altas e quedas no 3º trimestre, o Magazine Luiza também fechou acordos de compra de empresas, como da plataforma de tecnologias e games KaBuM!, solução de entregas Sode e startup de tecnologia Juni…
Tudo isso além das iniciativas que a varejista colocou em prática no período, como o lançamento dos modelos de maquininha e investimentos em Open Finance. Ainda vale lembrar o recorde de 100 mil sellers no marketplace, atingido pelo Magalu em setembro deste ano, que logo foi alcançado também pela concorrente Via na mesma semana.
Sendo assim, o Magazine Luiza se mantém empenhado em atingir números ainda mais significativos. Seja na quantidade de sellers no marketplace (que cresceu de forma expressiva no 3º trimestre de 2021), na fintech Magalupay e no volume de consumidores, seja das lojas físicas ou do Ecommerce…
Isto é, um fator altamente visado pela varejista, tendo em vista que o Magalu lidera o ranking com as melhores avaliações dos clientes, segundo uma pesquisa recente feita pelo software de gestão de experiências SoluCX.