Por que a Magazine Luiza Pretende Investir em Open Finance

Última atualização em 15 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Desde quando a Magazine Luiza adquiriu a Hub Fintech, novos serviços financeiros foram disponibilizados aos sellers e consumidores da varejista. Dessa vez, o Open Finance está prestes a ser implementado nas soluções financeiras da Magalu…

As informações foram dadas por Robson Dantas, diretor de fintech da Magalu, durante a apresentação no Fórum Ecommerce Brasil 2021.

magazine-luiza
(Imagem: Freepik)

Open Finance Está nos Planos Futuros da Magazine Luiza

De acordo com Dantas, a Magalu deve investir no Open Finance, um sistema similar ao Open Banking, mas que abrange empresas financeiras além de bancos e fintechs. Uma novidade que acontece logo após a implementação do PIX no site.

Segundo o executivo, o Open Banking é apenas o início das novidades da Magalu:

O Open Banking é apenas a ponta do iceberg que está por vir e o Open Finance muda tudo. Eu vejo Open Finance como um conjunto de iniciativas que, no fundo, a quantidade de dados e formas que você vai ter acesso a ele, de fato determina sua estratégia de companhia.”

(Imagem: Fórum Ecommerce Brasil 2021)

Em seguida, Dantas também enfatiza que o sistema do Open Finance vai estar alinhado aos pagamentos via PIX e na concessão de crédito. De forma geral, todas essas funcionalidades podem melhorar os serviços financeiros da companhia. 

Em meio a tudo isso, chega-se à conclusão que, de fato, a aquisição da Hub Fintech aprimorou ainda mais os serviços financeiros da varejista…

Magalu Aprimora Serviços Financeiros ao Longo dos Anos

Durante a entrevista, Dantas também apresentou uma linha do tempo mostrando a evolução da Magalu nesse sentido desde janeiro de 2020 até julho de 2021…

Entre os principais lançamentos estão o Magalu Pagamentos, empresa de pagamentos que oferece serviços financeiros aos clientes e vendedores, e o MagaluPay, conta digital da Magalu, integrados ao SuperApp com integrações como cashback e meio de pagamento online e offline.

Em dezembro de 2020, a companhia disponibilizou o pagamento via PIX e ainda trouxe o Cartão Luiza ao SuperApp. Além de ter implementado a concessão de crédito aos vendedores que são Pessoa Jurídica…

Na sequência, houve o lançamento do cartão Magalu com 4% de cashback e PIX em todos os canais em abril de 2021. E, em julho deste ano, a Magazine Luiza comprou a Bit55, plataforma de processamento de cartões, que integrou o ecossistema justamente quando aconteciam outros lançamentos como o POS (Point of Sale, em inglês, ou Ponto de Venda, em português) e a conta para Pessoa Jurídica…

(Imagem: Fórum Ecommerce Brasil 2021)

E os resultados dessas iniciativas têm sido animadores…

Em relação ao público Pessoa Física, a conta digital tem 3.3 milhões de clientes e o cartão de crédito tem 6 milhões de cartões, TPV (Total Payment Volume, em inglês, ou Volume Total de Pagamentos, em português) de R$ 10 bilhões e carteira de crédito de R$ 13.5 bilhões. E o público Pessoa Jurídica tem acesso à maquininha, PIX, conta digital, crédito, cartões de crédito e pré e ainda contabiliza R$ 4 bilhões de TPV.

O Magalu tem feito apostas em parcerias para incentivar o pagamento com direito a cashback no MagaluPay. O executivo comenta sobre a medida, que tem o Cashback do Milhão, como a promoção mais recente:

 “A medida que o usuário compra são gerados números da sorte e depois de um processo de sorteio, esse dinheiro dos contemplados é depositado na carteira. A carteira precisa ter um papel especial que é de gerar recorrência e fazer com que essas mecânicas promocionais se convertam em compra ou acesso ao SuperApp”, conta o executivo.

Nesse cenário, considerando que o ecossistema da Magazine Luiza não para de crescer, é provável que a companhia consiga expandir ainda mais suas soluções financeiras aos sellers e consumidores nos próximos meses. Aliás, o objetivo da companhia é esse mesmo…

E, como consequência, disparar o volume de consumidores e vendedores. Ou seja, algo que contribui para colocar a companhia à frente dos grandes players concorrentes no mercado de varejo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.