Está aberta a temporada de IPO para 2021? Ao que tudo indica, isso está bem próximo de acontecer! Depois de o ano passado ser marcado por diversos pedidos de abertura de capital na bolsa de valores, 2021 parace que também seguirá pelo mesmo caminho…
Se você não sabe exatamente o que é IPO, não tem problema. O IPO é a sigla para Initial Public Offering (em português: Oferta Pública Inicial). Assim, como o próprio nome já indica, o IPO é quando uma empresa decide vender suas ações (ou parte delas) para o público pela primeira vez.
E realmente…
O ano passado foi recheado de pedidos de IPO de empresas de diversos setores, inclusive o de Ecommerce!
Mas para 2021, será que esse cenário animador vai continuar?
E mais do que isso…
Por que ficar atento a isso pode ser importante para os empreendedores?
Ao longo deste artigo, vamos dar um breve panorama sobre o mercado de IPO 2020, e apresentar os possíveis novos IPOs para este ano. Também vamos explicar como esse tipo de investimento pode ser interessante até mesmo para os pequenos e médios empresários. Veja!
Quem acompanhou o mercado de Ecommerce ano passado certamente esbarrou em diversas notícias relacionadas a IPOs de empresas do setor…
Sim, 2020 foi marcado por vários pedidos de abertura de capital na B3 feitos por companhias de diversos setores…
Mas, definitivamente, o Ecommerce e o varejo, de forma geral, estiveram bem presentes nesse cenário.
Exemplo disso é que logo no início do ano passado, em fevereiro, a Locaweb (LWSA3) surgiu como a primeira companhia do segmento de hospedagem de sites a fazer um IPO. E isso foi muito bem recebido pelos investidores…
Para você ter uma ideia, seu papel teve um salto de R$ 17,25 para R$ 74,17, em 18 de dezembro, fazendo com que a companhia atingisse uma rentabilidade de 330%.
Alguns meses depois, foi a vez do Grupo Soma (GSOM3) solicitar abertura de capital na Bolsa de Valores do Brasil. A empresa do varejo de moda simplesmente captou R$ 1,35 bilhão com o IPO Grupo Soma. Uma quantia bem significativa…
Assim, a verdade é que os IPOs não pararam por aí ao longo de 2020…
Outra companhia que chamou muito a atenção do mercado foi a Petz, varejista brasileira especializada em produtos e serviços para animais de estimação…
O IPO da Petz simplesmente levantou R$ 3,03 bilhões, considerando os lotes extras.
Além disso, o Enjoei, marketplace conhecido pela revenda de roupas e acessórios usados, também fez o seu IPO…
Com a abertura de capital, a empresa levantou R$ 1,13 bilhão. Deste total, R$ 618,84 milhões foram para o próprio caixa da empresa e R$ 515,88 milhões para os acionistas vendedores.
Mas não só isso…
A Wine Vinhos solicitou o seu IPO, mas pouco tempo depois, informou a suspensão do pedido, justificando que levaram em consideração a conjuntura adversa de mercado na época…
A Havan também foi outra empresa que desistiu de seu IPO. Desde o início, foi debatido no mercado que a Havan estaria em busca da captação de R$ 10 bilhões com o seu IPO. E, se essa quantia realmente fosse confirmada, a companhia poderia ser avaliada em cerca de R$ 100 bilhões…
Ou seja: um valor talvez alto demais e que certamente contribuiu para o cancelamento da solicitação de IPO da companhia.
Assim, diante disso tudo, fica claro que o ano passado foi repleto de IPOs importantes. Mas, agora, resta saber se esse movimento vai continuar para este ano…
Ao que tudo indica, sim… 2021 tem tudo para ser mais um ano repleto de empresas fazendo suas estreias na B3.
Algo que fortalece essa possibilidade é que apenas na primeira semana de dezembro do ano passado, cerca de 5 empresas solicitaram IPO. E, analisando um quadro geral de todos os setores, existem 43 delas esperando a conclusão da análise de seus pedidos.
Ou seja: mais companhias abrindo capital na bolsa podem ocorrer em breve…
E mais do que isso…
Na verdade, já existe uma lista com os nomes de algumas dessas empresas…
No setor de Ecommerce, por exemplo, as companhia que que estão se preparando para o IPO em 2021 são:
Agora, no varejo em geral, há:
Ou seja, um número bem significativo de empresas do setor fazendo solicitações de IPO, não é mesmo?
Diante disso tudo, fica claro que no ano passado a temporada de IPOs foi bem intensa. Ao todo, foram 28 IPOs realizados. Não chega a ser um recorde (até hoje, o máximo foi de 64 IPOs em 2007), como muitos especialistas apotavam como uma possibilidade. Mas não há como negar que foi um ano bem expressivo…
E isso tudo chama a atenção para outra questão: por que pode ser importante para você, empreendedor, acompanhar os IPOs das empresas?
É claro que para uma empresa solicitar abertura de capital na bolsa de valores é preciso anos de atuação no mercado e um crescimento bem consolidado…
Os pequenos e médios empresários, por exemplo, podem ler essas notícias e se perguntarem o quanto os IPOs das empresas afetam os seus negócios…
Bem, para responder isto, é preciso analisar dois cenários…
O primeiro deles é que se você vende ou pretende vender em um marketplace que fez um IPO, por exemplo, é relevante que você acompanhe o desenrolar do processo. Isso porque a captação de recursos em um IPO traz inúmeros benefícios para as companhias…
E, consequentemente, para quem atua por lá de alguma forma.
Um bom exemplo disso é a Locaweb. Desde seu IPO, a companhia já comprou cerca de 4 outras empresas com o intuito de expandir sua atuação no mercado…
Na prática, isso tem tudo para representar mais vantagens para quem trabalha utilizando os serviços da Locaweb.
Percebe a conexão?
Agora, um outro contexto a ser analisado é você enquanto investidor. Sim, você , que empreende no Ecommerce, pode também começar investir em ações e se tornar sócio dessas empresas que abrem seus capitais na bolsa de valores.
Isto é, se você está em busca de investimento externo para fazer sua companhia crescer e ganhar valor de marca, saiba que é possível chegar lá se você tiver uma boa direção…
Portanto, o ponto positivo nisso tudo é que o mercado de negócios é muito vasto e dá várias possibilidades para se construir um bom patrimônio.
E, para isso, não tem jeito: é preciso conhecer o mercado…
Se o assunto te interessa, fique atento às notícias sobre os IPOs previstos para 2021. E mais do que isso…
Em breve também lançaremos um material totalmente GRATUITO para auxiliar os possíveis novos investidores nessa jornada. Aguarde!
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…