O que é IPO? Entenda de Uma vez Por Todas

Última atualização em 9 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros

Você já se perguntou o que é IPO? Muito se fala sobre esse assunto no mundo dos negócio, mas nem todo mundo entende de fato do que se trata… Especialmente quando não se acompanha de perto a bolsa de valores. Só que, se você tem uma empresa, precisa ter a atenção a isso…

Pouquíssimos empreendedores de pequeno e médio porte se interessam pelo assunto, uma vez que acreditam ser um processo complexo e demorado – ou simplesmente por nunca terem ouvido falar. 

De fato: não é algo simples e rápido…

Mas o resultado pode render ótimos frutos para a companhia, atraindo investidores ao redor do mundo.

Durante este artigo, vou te mostrar exatamente o que é um IPO e como isso beneficia tanto as empresas quanto os investidores. Vamos lá…

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O que é IPO?

IPO é a sigla para Initial Public Offering (em português: Oferta Pública Inicial). Como o próprio nome já indica, o IPO é quando uma empresa decide vender suas ações (ou parte delas) para o público pela primeira vez

A iniciativa também é conhecida como abertura de capital. Ou seja: quando a companhia passa a ser de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Por ser a grande estreia de uma empresa na bolsa de valores, o IPO talvez seja um dos eventos mais acompanhados por todo o mercado financeiro, atraindo a atenção de curiosos e dos possíveis investidores…

Com isso, a companhia pode arrecadar milhões (ou até bilhões) de reais em investimento, que deve ser reinvestido no negócio para fazê-lo crescer ainda mais.

Mas atenção: não é qualquer empresa que tem uma estreia memorável na bolsa de valores. Em geral, as companhias que realizam um IPO não são novas no mercado…

Isso significa que são empresas maduras, bem estruturadas e que já possuem um faturamento considerável. É essa boa performance que chama atenção dos investidores e os faz querer comprar as ações da companhia.

Por que as Companhias Fazem IPO?

Não basta saber o que é IPO. É preciso entender o porquê de as empresas fazerem um IPO…

E uma das principais razões que levam uma companhia a fazer um IPO é captar mais recursos.

Como mostrei antes, os valores que podem ser captados nessa rodada são monstruosos e, se bem administrados, são capazes de levar a empresa a um novo nível.

Por isso, o que as empresas que vendem ações numa rodada de IPO fazem é reinvestir o dinheiro em estratégias para ampliar ainda mais sua atuação no mercado. Algumas ações comuns nesse sentido são:

  • Aquisição de novas empresas;
  • Investimento em infraestrutura;
  • Pagamento de dívidas;
  • Reestruturação da empresa.

Mas nem sempre funciona assim…

Na verdade, existem 2 tipos de oferta de IPO, que têm objetivos distintos: as ofertas primárias e as secundárias.

Ofertas Primárias de IPO

As ofertas primárias acontecem quando é feita a emissão de novas ações que serão ofertadas ao mercado. É o que já expliquei acima.

Com isso, a quantia obtida com o IPO é direcionada para a ampliação dos negócios. Ou seja, vai para o caixa da empresa. 

Já no segundo tipo de oferta, o objetivo é outro…

Ofertas Secundárias

Nas ofertas secundárias são ofertadas ações já existentes

Neste caso, geralmente os papéis pertencem aos sócios e eles desejam se desfazer ou diminuir sua participação na companhia. 

Uma vez feita a rodada de venda, o valor obtido vai para os proprietários dos papéis vendidos.

Como Funciona um Processo de IPO?

É necessário seguir algumas etapas para entender o que é IPO na bolsa e, claro, também fazer um processo desse tipo. São 5 passos essenciais:

Preparação

Um processo de IPO pode levar de 8 meses a 3 anos para ser concluído… Então sim, é longo. E sim, é difícil, mas tem um motivo: a documentação.

A etapa de preparação é o momento em que toda a papelada será levantada pela empresa que quer abrir o capital na bolsa de valores. Além disso, é quando vai definir quanto será captado com o IPO e a quantia das ações que serão ofertadas aos futuros acionistas…

E mais do que isso…

Nesta etapa também são realizadas auditorias de todos os gastos financeiros da empresa. Para realizar o IPO, será necessário a apresentação de balanços referentes a três anos de atuação da companhia…

Está aí uma questão que gera preocupação em quem empreende: a auditoria.

Muitas empresas encontram gargalos neste ponto, pois nem todas têm a prática de auditar anualmente suas finanças. Com isso, o processo para o IPO ser finalizado demora ainda mais…

Apresentação

É nesta fase que o mercado conhecerá a oferta de IPO…

Apoiadas por instituições financeiras, as companhias apresentam mais detalhes sobre a abertura de capital da companhia…

Na prática, o alvo dessas reuniões são:

  • Possíveis investidores;
  • Analistas de mercado;
  • Administradores de fundos de investimento.

Assim, esta fase de apresentações recebe o nome de Roadshow, que nada mais é do que esses encontros em que os principais executivos de uma companhia conversam com potenciais interessados na oferta. 

Contato com CVM e B3

Duas ações precisam ser realizadas nesta etapa: a solicitação do registro e da listagem. 

Vou explicar…

Não é possível realizar um IPO sem um registro feito para a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), responsável por toda regulação do mercado de capitais… 

Isso acontece porque as companhias também precisam pedir aprovação para vender suas ações ao público… 

E essa autorização tem que ser observada atentamente pela Comissão. 

Mas esta é só uma parte do processo…

A empresa interessada em fazer um IPO também precisa saber sobre a sua listagem. Isto é, antes de solicitar a sua listagem para à Bolsa de Valores do Brasil (a B3), a companhia precisa decidir seu segmento de listagem no mercado, que varia entre:

  • Novo Mercado;
  • Nível 1;
  • Nível 2;
  • Bovespa Mais; 
  • Bovespa Mais Nível 2.

Lembrando que os segmentos listados acima possuem suas próprias regras e exigências de governança.

Com isso em mãos, seu processo de abertura de capital poderá seguir em frente.

Criação do Prospecto do IPO

O prospecto é documento que conterá todas as informações do IPO. 

Nele, é preciso informar tudo sobre a proposta em si e os dados a respeito da empresa, como: se uma companhia tem bons resultados, como seu presidente é conhecido pelo mercado e público em geral, se a postura desse executivo atinge diretamente à companhia…

Todos esses pontos precisam, de alguma forma, constar no prospecto. 

Trazendo para a sua realidade, vamos supor que essa figura seja polêmica e suas ações afetem os resultados da empresa frente ao mercado. Certamente isso será descrito no prospecto, na parte de Possíveis Riscos, por exemplo, o que dará uma visão melhor para os investidores sobre a empresa.

Além disso tudo, o documento precisa ter informações sobre a oferta, como:

  • Dados de seu desempenho;
  • Possíveis riscos;
  • Condições da operação;
  • Planos futuros;
  • Etc.

Resumindo? É o documento principal e crucial para o andamento e conclusão de um IPO, independentemente da empresa ou do setor em que ela atua. 

Período para Análise de Investidores Não Institucionais

Não são só os investidores que já possuem um nome no mercado que podem se interessar pela oferta de IPO. Pessoas físicas também podem, por exemplo. 

Por isso, é preciso definir o chamado “período de reserva” para que esses potenciais acionistas também conheçam os detalhes da oferta.  Assim, durante alguns dias, corretoras de valores intermediam o contato entre as partes e essas pessoas fazem os seus pedidos com as quantidades de ações que desejam adquirir.

Junto a isso também acontece um mecanismo chamado Bookbuilding, no qual os investidores indicam o valor médio em que comprariam as ações. Isso ajuda a estabelecer, de fato, o preço dos papéis que serão ofertados ao público no dia da abertura do IPO.

Vale a Pena Apostar em IPO?

Depois de compreender o que é IPO e todos os seus detalhes, não há como ignorar esta pergunta…

Com tudo isso que apresentamos, talvez você esteja se perguntando se vale a pena sua empresa passar por esse processo e fazer um IPO. 

A princípio, as vantagens de um IPO são claras, mas também existem desvantagens que devem entrar na balança na hora de entender qual será a melhor decisão para sua companhia.

Separei abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens de fazer um IPO. Veja:

Vantagens

Entre as principais vantagens, estão:

  • Acesso aos recursos dos acionistas: A captação de recursos é o caminho para alavancar o crescimento da empresa. Por isso, obter mais dinheiro faz com que a empresa consiga realizar a sua expansão no mercado, de acordo com os objetivos que cada uma indica em seus prospectos;
  • Novas possibilidades para a companhia: Com mais recursos, obviamente, existem mais chances de a companhia tomar outros caminhos para o seu desenvolvimento. Seja com a compra de novas empresas, negociação de ações etc.
  • Maior lucro para os donos: Com um IPO, certamente os proprietários das companhias ganham ainda mais dinheiro. Além disso, eles têm a possibilidade de  recuperar tudo o que foi gasto ao longo do processo de IPO.  

Desvantagens

Entre as principais desvantagens, estão:

  • Alto custo: É impossível imaginar que um processo como esse seja algo feito a custos baixos. Na verdade, os gastos são grandes… E uma companhia tem que se preparar bem para arcar com todos os custos de um IPO;
  • Burocracia: Você percebeu ao longo do artigo quantos documentos, levantamentos auditorias e afins precisam ser feitos… Ou seja, para a abertura de capital de uma empresa é preciso lidar com uma alta demanda burocrática e ter pessoas preparadas para fazer isso;
  • Fim de sigilo: As empresas que realizam IPO precisam seguir regras das entidades competentes e isso, na prática, significa ter que repassar informações ao mercado. O Resultado? Os concorrentes também ficam sabendo dos planos da companhia;
  • Redução da liberdade: Com mais acionistas na companhia, os donos passam a ter menos poder de decisão na organização e a pressão dos acionistas acaba pesando em diversos momentos. Você teria problema com isso? Pense bem.

Uma vez que você reconhece todos esses pontos, pode tomar uma decisão com maior clareza. É claro que, normalmente, a opção das empresas é partir para um IPO – inclusive, esse é o objetivo de diversas companhias em ascensão -, mas talvez esse não seja seu objetivo atual ou pretensão futura…

E tudo bem se não for. 

Mas, se está em busca de investimento externo para fazer a companhia crescer e ganhar valor de marca, saiba que é possível chegar lá se você tiver uma boa direção. No quadro de IPO 2020, tivemos uma série de empresas que conseguiram arrecadar milhões, como Wine, Petz, Enjoei e Grupo Soma, e a sua pode ser a próxima…

E para te ajudar a aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema, temos uma dica valiosa a seguir…

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