Não há mais como negar ou ignorar a forte relevância que os influenciadores digitais conquistaram nas vendas online nos últimos anos. E isso tende a ficar ainda mais forte quando analisamos seus resultados em eventos importantes para o varejo, como a Black Friday, por exemplo.
O fato é que a Black Friday 2020 rendeu excelentes números até o momento:
Ou seja, foi uma Black Friday com resultados realmente avassaladores…
Mas este cenário positivo não para por aí…
Agora, chegou a momento de analisar o papel dos influenciadores digitais durante um dos eventos mais importantes para o varejo…
Será que a participação dessas figuras foi tão forte assim?
É o que explicaremos ao longo deste artigo…
Antes disso, é importante compreender de uma vez por tudo o que é um influenciador digital, afinal de contas. Confira!
Vamos começar pelo básico…
Os influenciadores digitais (ou digital influencers) nada mais são do que pessoas que possuem uma audiência engajada em seus canais online…
E que exercem, de certa forma, influência sobre a decisão de compra de seus seguidores.
Resumidamente?
São personalidades que ganharam relevância nas redes sociais (principalmente no Instagram e no Youtube) e que fecham parcerias com marcas para a divulgação de diversos produtos…
E não há como negar: é um segmento que vem crescendo muito a cada ano…
Assim, hoje, tanto celebridades quanto pessoas comuns podem se tornar influenciadores digitais.
Mas não só isso…
Praticamente todos os nichos possuem seus respectivos influenciadores. E isso independe do tamanho ou abrangência do segmento em que você atua…
Acredite, se você vende sapatos no seu Ecommerce, existem pessoas influentes falando sobre isso. Ou se você vende até mesmo peças para carros e motos, há alguém na internet comentando com seu público sobre o assunto…
Ou seja, na prática, as parcerias com os influenciadores fazem parte de uma das estratégias de ouro do marketing digital…
A relevância dessas figuras está tão grande, que na Black Friday 2020, os resultados obtidos pelos influenciadores digitais foram extremamente significativos…
De acordo com RewardStyle, plataforma de monetização de conteúdo para influenciadores, Black Friday 2020 teve um crescimento avassalador nas vendas feitas através dos influenciadores…
No geral, houve um aumento de 670% em transações realizadas via influenciadores digitais – em comparativo com o mesmo período do ano passado…
E o percentual de influenciadores também aumentou na plataforma, registrando uma alta de 240%.
Além disso, ainda de acordo com a RewardSyle, os produtos mais vendidos com base na influência dessas figuras foram:
Outro ponto que chamou a atenção é que o ticket médio foi R$ 207… Uma boa quantia, não é mesmo?
Entretanto, em meio a tudo isso, não há como não se perguntar o porquê desse crescimento exponencial dos influenciadores digitais nos últimos meses…
Um fato é preciso ser dito: a popularidade dos influenciadores digitais não surgiu do nada…
Na verdade, a alta do Ecommerce nos últimos meses contribuiu fortemente para isso acontecer.
Isto é, só no 1º semestre deste ano, o Ecommerce simplesmente atingiu sua maior alta nas últimas 2 décadas…
Na prática, o setor atingiu os seguintes números:
Diante disso, é claro que os influenciadores poderiam ter bons resultados em seus trabalhos em meio a esse cenário tão positivo…
Para você ter uma ideia, apenas na quarentena, a alta das vendas geradas graças aos influenciadores digitais foi de 107%…
E isso representou 57% a mais de marcas apostando nos influencers em relação a 2019.
Ou seja, quem tem um negócio online, não pode ignorar DE JEITO NENHUM o potencial que os influenciadores digitais têm para alavancar as vendas dos negócios.
Esta pergunta, talvez, pudesse ser feita de outra forma: quem ainda NÃO aposta nos influenciadores digitais?
Sim, é verdade…
Empresas de diversos tamanhos estão investindo na influência que essas pessoas têm relação ao consumidores. Principalmente levando em consideração as vantagens que esta estratégia traz para os negócios…
Algumas delas são:
Ou seja, ações essenciais para o crescimento de um Ecommerce…
Gigantes do setor fecham parcerias com influenciadores…
As Lojas Americanas, do Grupo B2W, por exemplo, apostou na divulgação feita pelo digital influencer Felipe Neto, em uma live com duração de cerca de 5h…
A Magazine Luiza, por sua vez, convocou o apresentador Luciano Huck e outros artistas para comandar a “Black das Blacks”, evento divulgado pelo canal de TV fechada, Multishow…
Entretanto, como dissemos antes, as ações com os influenciadores não estão limitadas as grandes varejistas…
Pequenos negócios também estão apostando nesta estratégia!
Aliás, se você não sabe, é bom ter em mente: até o seu cliente, que comprou o seu produtos e fez um storie ou post no instagram mostrando a mercadoria, pode ser considerado um influenciador digital…
O que você pode fazer para aproveitar isso? Incentive-o a publicar os itens comprados na sua loja virtual!
Acredite, o poder de influência das redes sociais hoje é absurdo. E quem deixa de apostar nisso, certamente também está deixando passar oportunidades valiosas para alavancar os resultados de seus negócios.
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