Notícias

Geração Z: 71% dos jovens abandonam o carrinho

Uma das principais etapas no planejamento de um negócio é definir qual será o seu nicho de mercado e a sua persona. E, se você vende para jovens entre 18 a 23 anos – conhecidos como Geração Z – e para adultos entre 24 a 38 anos – Geração Y – precisa tomar algumas providências para que eles tenham uma boa e rápida experiência de compra no site.

Confira aqui o hábito de consumo das Gerações quais são as suas principais objeções.

Comportamento da Geração Z e Y

O levantamento da Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, analisou o consumo da Geração Z (18 a 23 anos) e da Geração Y (24 a 38 anos) no varejo de 12 países. 

Os resultados mais interessantes foram:

  • 71% da Geração Z abandona o carrinho por encontrar dificuldades no pagamento.
  • 60% da Geração Z abandona o carrinho por não encontrar o método de pagamento preferido.
  • 35% da Geração Z desiste completamente de adquirir o produto específico depois de abandonar o carrinho.
  • 78% da Geração Y e 70% da Geração Z prefere comprar através de Mobile.
  • Geração Y valoriza a identidade pessoal das marcas enquanto a Geração Z se preocupa mais com a precificação.

Como garantir uma boa experiência

Os negócios precisam se adaptar a realidade dos dias atuais. Os consumidores que moldam as empresas, não ao contrário. 

Por isso, pesquisas como essas devem sempre ser realizadas para entender melhor o hábito de consumo das pessoas. Além disso, você pode ter insights sobre o que é possível mudar para que esses consumidores tenham melhores experiências de compras.

Uma boa experiência é essencial para fidelização. Isso vai fazer com que as pessoas retornem à loja para comprar cada vez mais. 

Com o tempo, podem também se tornar defensoras da sua marca, vão indicá-las para outras pessoas…

Ou seja, fidelizar um cliente é o marketing mais barato que existe.

Por isso, os fatores de decisão de compra no Ecommerce devem ser priorizados ao máximo e todas as objeções precisam ser quebradas.

Vamos analisar rapidamente as objeções apresentadas na pesquisa:

1 – Meios de Pagamento

Como vimos, 71% dos jovens desistem de comprar online por acharam a transição complicada e 60% por não encontrarem o seu método de pagamento de preferência.

Quanto mais rápido for a forma de pagamento no seu negócio, mais vendas você realiza. Primeiro, porque é menos tempo para pessoa se questionar. Segundo, porque tem menos chances dela desistir por achar complicado demais.

Por isso, converse com o seu Web Designer ou com a empresa que montou o seu site para que a estrutura montada seja ágil e o modo de finalização de compra seja simples.

Com relação ao meio de pagamento da preferência do usuário: quanto mais formas de pagamento diferentes sua loja tiver, mais chances de pessoas comprarem de você. Alguém pode preferir usar o boleto, por exemplo, em vez do cartão de crédito.

Segurança

Uma dica: Sabia que quanto mais seguro a sua loja virtual for mais métodos de pagamento você consegue ter? Isso porque muitas empresas de crédito apenas autorizam o seu uso em plataformas que apresentam o Certificado Digital de Segurança (SSL).

O SSL criptografa todo os dados oferecidos pelo cliente como senhas, número de cartão, endereços e muito mais.

Isso faz com que todos os seus dados estejam protegidos e que as suas informações não sejam acessadas por hackers. 

Por isso que as empresas só aceitam trabalhar para sites que tenham o SSL. Para colocar o Certificado na sua loja virtual, você pode contratar empresas de solução para web, como a Locaweb e GoDaddy.

2 – Carrinhos abandonados

Para recuperar carrinhos abandonados, uma estratégia de email marketing pode ajudar muito nesse momento:

Um sistema integrado e automatizado, através dos Cookies, vai identificar o usuário e os produtos que ele abandonou no carrinho.

Após um determinado tempo, o cliente recebe um email perguntando se não deseja finalizar a compra. Certamente você já deve ter recebido uma mensagem assim.

Caso ele não tenha comprado, algum tempo depois, recebe outro email questionando mais uma vez se não que realizar a compra. 

Por fim, pode enviar um terceiro email oferecendo um cupom de desconto e incentivando ainda mais a comprar.

Com essa estratégia, você vai recuperar uma grande parte dos seus clientes. Você pode usar plataformas de marketing digital que mandam essas mensagens automatizadas, como o RD Station, ActiveCampaing ou CartStack, especializada em recuperar carrinhos abandonados.

3 – Mobile

Tanto a Geração Z (70%) quanto a Geração Y (78%) realizam compras várias vezes através do celular. Mas isso não deveria ser nenhuma surpresa.

Antigamente, para realizar uma compra online, era necessário estar em casa conectado a um computador. Porém, hoje em dia, todo mundo tem um Smartphone em mãos. 

É comum que cada vez mais as pessoas realizem compras via mobile, seja acessando diretamente o site ou através das redes sociais, que representam 21% das vendas online.

O que é fantástico, porque as pessoas podem fazer compras agora em qualquer lugar e a qualquer hora….

A não ser que o seu site não funcione bem nos celulares. E isso é um problema.

Por isso, o seu site precisa ser acessível para os celulares, com layout responsivo. Tenha um design minimalista, assim fica mais fácil para a página carregar nos Smartphones.

Entrar em contato com desenvolvedores e web designers em plataformas de freelancer para criar um aplicativo também é uma ótima opção. O Workana e o 99frelas são ótimos para contratação.

Uma outra opção é vender pelas redes sociais. Por mais que elas sejam acessíveis a tela do computador, todos são mais associados aos celulares. Você pode usar os canais para realizar mais vendas e para atrair novos clientes para a sua loja.

Instagram, Facebook e Whatsapp são ótimos canais para você explorar.

4 – Identificação com as Marcas

Para a Geração Y, que está consolidada no mercado de trabalho, o preço da peça é menos importante do que se identificar com a marca.

Ou seja, se você quer agradar uma clientela de 24 à 38 anos, a sua marca precisa ter personalidade.

Não importa se você faz revendas de marcas consolidadas, a sua loja já é uma marca própria e é preciso cuidar da imagem dela.

Dessa forma, é possível atrair e manter fãs do seu negócio sempre. Qual é a filosofia da sua marca? O objetivo? Princípios? Valores? Tudo isso você precisa deixar bem definido e claro, passar essa imagem para os seus clientes.

Seja nos produtos, na comunicação, até mesmo nas embalagens. A personalidade do seu negócio precisa ser passada e vista pela a audiência.

As consequências? Todo Ecommerce que tem uma boa marca transmite valor para os seus clientes. Esse valor está diretamente relacionado a sentimentos. Com ele, você vai justificar o seu preço e o motivo do seu cliente precisa comprar de você. 

E o primeiro passo para mostrar o valor é vender soluções e não apenas produtos.

Com a comunicação certa, descontos e bom atendimento, é possível mostrar ao cliente que ele, ao comprar de você, vai resolver um problema ou realizar um desejo em sua vida. 

5 – Precificação

Para a Geração Z, que ainda são jovens e não trabalham, o preço pode ser um diferencial na hora da compra.

Por isso, se você quer vender para esse público, deve definir os preços com base em boas estratégias.

Estude o processo de precificação para não passar por dificuldades. Avalie também se é possível oferecer cupons de descontos e fazer sorteios

Leia mais: Formação de preço de venda: como precificar o seu produto?

Prepare-se para qualquer problema

Como foi possível ver, os clientes podem apresentar várias questões diferentes que os impedem de comprar online.

E a única coisa que importa é que você e o seu negócio estejam prontos para lidar com cada uma dessas questões. Com essas dicas, você está preparado para superar com as objeções da Geração Z e Y.

Porém, você precisa estar preparado para lidar com todas as adversidades que podem surgir pelo caminho…

E não precisa se assustar. Nós temos a solução para isso:

Estou falando sobre a Semana do Ecommerce!

Através de aulas Grátis e Online, o Bruno de Oliveira, empresário, mentor e investidor no mercado de Ecommerce, vai compartilhar todo o seu conhecimento adquirido em 18 anos de experiência no Mercado Digital e Físico.

Se você já atua com uma loja virtual e quer alavancar o seu negócio de vez, as aulas do Bruno vão fazer a diferença para você. Na última edição, mais de 70 mil empresários e empresárias participaram das aulas ao vivo.

Confira mais sobre a Semana do Ecommerce e garanta a sua vaga!

[button_2 color=”green” align=”center” href=”https://clkdmg.site/lead/8d66fdeb-fa7b-4f67-9249-d10eb0f14998″ new_window=”Y”]QUERO PARTICIPAR DA 7ª SEMANA DO ECOMMERCE GRÁTIS[/button_2]

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago