Você já ouviu falar de Fulfilment? Sabe como aplicar no seu negócio ou conhece a sua importância para as empresas que atuam no ambiente digital?
Compreender o que é fulfillment se tornou extremamente importante para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da maneira mais otimizada e eficiente…
O fulfillment incorpora diversas atividades, como emissão de notas fiscais e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos do estoque, rastreamento do produto, entrega…
E essas são apenas algumas atribuições dessa operação! Quer entender mais detalhes sobre o assunto? Continue a sua leitura…
Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento, realização…
No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente…
Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.
Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado.
Lembre-se que o objetivo do fulfillment é certificar a máxima satisfação do cliente, certo?
Para isso acontecer, você precisa de uma integração com todas as áreas, uma vez que a boa experiência do consumidor no processo de compra na loja online não é garantida unicamente pelo setor logístico…
Dessa maneira, todos os departamentos precisam funcionar em busca de soluções que tenham como finalidade melhorar a qualidade do serviço do Ecommerce. Ou seja, a logística deve fornecer uma garantia de que a entrega seja feita dentro do prazo estipulado e que o produto chegue ao lar dos clientes em perfeitas condições…
Já o setor de atendimento, por exemplo, possui uma função extremamente valiosa no acompanhamento dos pedidos, inclusive no que diz respeito ao pós-venda. E a área de marketing tem o papel na criação de estratégias eficazes para fidelização de clientes.
Resumindo? É um trabalho feito em conjunto e que só acontece com sucesso se todos os setores envolvidos cooperarem…
O primeiro passo começa com a estocagem e armazenagem dos produtos que serão vendidos…
Para essa finalidade, o estoque precisa dos recursos essenciais para a movimentação e armazenagem dos produtos, assim também de uma estrutura adequada. Isso tudo para garantir mais agilidade no processo de fulfillment e de conservação dos produtos.
Vale ressaltar que há diferentes formas de estocagem para seu Ecommerce.
Essa etapa também é conhecida como “picking” e consiste em identificar no estoque as mercadorias do pedido realizado pelo cliente e selecioná-las para serem embaladas e enviadas.
Lembrando que, para ser eficaz, o estoque precisa ser organizado de maneira inteligente e devidamente mapeado em algum sistema, acelerando a operação e a deixando mais segura.
Com o produto que será enviado já separado, será preciso colocá-lo em uma embalagem, com o intuito de que não haja nenhum dano ou avarias ao produto durante o envio.
Lembre-se que o embalamento precisa considerar as características do produto e o seu transporte. Isto é, se a mercadoria for frágil, levar em consideração materiais que possam protegê-la durante todo o trajeto até o endereço de entrega.
Depois da mercadoria completamente embalada, segue-se para o seu transporte até o seu destino final: a casa do cliente.
Nessa etapa, é importante se atentar ao cumprimento do prazo prometido, além da garantia da mercadoria sem nenhuma danificação, como mencionamos anteriormente.
Depois de o produto chegar às mãos do consumidor, seu acompanhamento ainda continua. Como? Obtendo o feedback do cliente em relação a sua experiência de compra, por exemplo…
Isso é extremamente relevante para entender se houve alguma dificuldade ao longo do processo de compra e possíveis ajustes que podem ser feitos para melhorar todo o processo. Nessa fase também são resolvidos casos como trocas e devoluções.
Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo: Entenda o Papel da Logística Reversa no Ecommerce
Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:
A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um Ecommerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis…
Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final.
Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores…
Inclusive, quem vende em marketplaces como Mercado Livre (com o Mercado Envios Full), B2W (B2W Fulfillment) e Amazon (FBA – Logística da Amazon) entendem bem isso, já que essas empresas oferecem para seus sellers o serviço de fulfillment.
A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período…
Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment.
Antes de qualquer iniciativa, é preciso conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão para o seu negócio…
Quando você pensa na fidelização do cliente, logo surge em sua mente o preço como fator principal? Se sim, pense que não é bem por aí…
Isto é, se você tem uma logística integrada, você pode conquistar ainda mais a confiança dos clientes e superar suas expectativas em relação aos prazos.
Isso porque quando as pessoas compram online, há uma grande expectativa para a encomenda chegar o quanto antes. E, se a sua empresa se destacar nesse sentido, a chance de fidelizar mais clientes é bem maior!
Dessa forma, entenda que o Fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente em todas as suas etapas. E a satisfação e a fidelização do consumidor fazem parte disso, obviamente.
Agora, com todo esse entendimento acerca das etapas necessárias para colocar essa estratégia em ação e como otimizar o fulfillment no seu Ecommerce, não perca tempo: avalie essa possibilidade, crie um planejamento e implemente esse conceito no seu negócio o quanto antes!
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