Logística de Entrega

Fulfillment: Entenda o que é e qual a sua Importância no Ecommerce

Você já ouviu falar de Fulfilment? Sabe como aplicar no seu negócio ou conhece a sua importância para as empresas que atuam no ambiente digital?

Compreender o que é fulfillment se tornou extremamente importante para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da maneira mais otimizada e eficiente

O fulfillment incorpora diversas atividades, como emissão de notas fiscais e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos do estoque, rastreamento do produto, entrega…

E essas são apenas algumas atribuições dessa operação! Quer entender mais detalhes sobre o assunto? Continue a sua leitura…

(Imagem: Freepik)

O que é fulfillment?

Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento, realização… 

No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente…

Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.

Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado. 

Como funciona o fulfillment?

Lembre-se que o objetivo do fulfillment é certificar a máxima satisfação do cliente, certo? 

Para isso acontecer, você precisa de uma integração com todas as áreas, uma vez que a boa experiência do consumidor no processo de compra na loja online não é garantida unicamente pelo setor logístico…

Dessa maneira, todos os departamentos precisam funcionar em busca de soluções que tenham como finalidade melhorar a qualidade do serviço do Ecommerce. Ou seja, a logística deve fornecer uma garantia de que a entrega seja feita dentro do prazo estipulado e que o produto chegue ao lar dos clientes em perfeitas condições… 

Já o setor de atendimento, por exemplo, possui uma função extremamente valiosa no acompanhamento dos pedidos, inclusive no que diz respeito ao pós-venda. E a área de marketing tem o papel na criação de estratégias eficazes para fidelização de clientes.

Resumindo? É um trabalho feito em conjunto e que só acontece com sucesso se todos os setores envolvidos cooperarem…

E quais as Etapas do Fulfilment?

Estoque

O primeiro passo começa com a estocagem e armazenagem dos produtos que serão vendidos…

Para essa finalidade, o estoque precisa dos recursos essenciais para a movimentação e armazenagem dos produtos, assim também de uma estrutura adequada. Isso tudo para garantir mais agilidade no processo de fulfillment e de conservação dos produtos

Vale ressaltar que há diferentes formas de estocagem para seu Ecommerce. 

Separação

Essa etapa também é conhecida como “picking” e consiste em identificar no estoque as mercadorias do pedido realizado pelo cliente e selecioná-las para serem embaladas e enviadas

Lembrando que, para ser eficaz, o estoque precisa ser organizado de maneira inteligente e devidamente mapeado em algum sistema, acelerando a operação e a deixando mais segura.

Embalagem

Com o produto que será enviado já separado, será preciso colocá-lo em uma embalagem, com o intuito de que não haja nenhum dano ou avarias ao produto durante o envio

Lembre-se que o embalamento precisa considerar as características do produto e o seu transporte. Isto é, se a mercadoria for frágil, levar em consideração materiais que possam protegê-la durante todo o trajeto até o endereço de entrega. 

Transporte

Depois da mercadoria completamente embalada, segue-se para o seu transporte até o seu destino final: a casa do cliente. 

Nessa etapa, é importante se atentar ao cumprimento do prazo prometido, além da garantia da mercadoria sem nenhuma danificação, como mencionamos anteriormente. 

Pós-entrega

Depois de o produto chegar às mãos do consumidor, seu acompanhamento ainda continua. Como? Obtendo o feedback do cliente em relação a sua experiência de compra, por exemplo…

Isso é extremamente relevante para entender se houve alguma dificuldade ao longo do processo de compra e possíveis ajustes que podem ser feitos para melhorar todo o processo. Nessa fase também são resolvidos  casos como trocas e devoluções.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo: Entenda o Papel da Logística Reversa no Ecommerce

Como ter um melhor desempenho com o Fulfillment?

Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:  

1- Utilize um ERP

A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um Ecommerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis…

Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final. 

2-Terceirizar Serviços

Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores… 

Inclusive, quem vende em marketplaces como Mercado Livre (com o Mercado Envios Full), B2W (B2W Fulfillment) e Amazon (FBA – Logística da Amazon) entendem bem isso, já que essas empresas oferecem para seus sellers o serviço de fulfillment. 

3- Definir os KPIs

A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período…

Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment. 

O Fulfillment é Importante para seu Ecommerce?

Antes de qualquer iniciativa, é preciso conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão para o seu negócio…

Quando você pensa na fidelização do cliente, logo surge em sua mente o preço como fator principal? Se sim, pense que não é bem por aí… 

Isto é, se você tem uma logística integrada, você pode conquistar ainda mais a confiança dos clientes e superar suas expectativas em relação aos prazos. 

Isso porque quando as pessoas compram online, há uma grande expectativa para a encomenda chegar o quanto antes. E, se a sua empresa se destacar nesse sentido, a chance de fidelizar mais clientes é bem maior!

Dessa forma, entenda que o Fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente em todas as suas etapas. E a satisfação e a fidelização do consumidor fazem parte disso, obviamente. 

Agora, com todo esse entendimento acerca das etapas necessárias para colocar essa estratégia em ação e como otimizar o fulfillment no seu Ecommerce, não perca tempo: avalie essa possibilidade, crie um planejamento e implemente esse conceito no seu negócio o quanto antes! 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago