Mercado de Ecommerce

Saiba Como Aplicar Campanhas de Frete Grátis no seu Ecommerce

Implementar o frete grátis na sua loja virtual pode ser a grande oportunidade para você alavancar as vendas e ver os lucros aumentarem no final do mês. E mais do que isso: os consumidores adoram!

Com o avanço do Ecommerce nos últimos meses e a procura cada vez maior pelas compras online, o frete gratuito pode ser a estratégia certa para atrair e fidelizar um bom número de novos clientes. 

Além disso, ter um site de compras com frete grátis aumenta as chances de vendas e até mesmo diminui o abandono no carrinho, já que os clientes tendem a finalizar logo a compra quando não existe a taxa de envio… 

Quer saber como implementar essa ação na sua loja sem ter prejuízo? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre as vantagens dessa estratégia para o seu negócio! 

Imagem: Freepik

Por que os Consumidores Gostam TANTO de Frete Grátis?

O fato é que o termo “Frete Grátis” ativa um gatilho mental de compra no consumidor que simplesmente adora adquirir produtos que estejam isentos do valor de envio… 

Para os clientes, esse termo significa que eles não estão arcando com um custo adicional pela compra feita. 

Por exemplo: se um produto da sua loja custa R$ 30 reais e mais R$ 10 de envio, é muito provável que o consumidor pense bem antes de finalizar o processo ou, até mesmo, abandone o item no carrinho… 

Mas se o seu produto custar R$ 40 reais e tiver a informação de frete grátis, os clientes se sentirão atraídos por aquela “oferta” e com certeza não deixarão de aproveitar a compra sem a taxa de frete. 

Deu para entender como esse termo tem um forte poder de persuasão e como é CRUCIAL na hora de os consumidores tomarem a decisão de compra? Pois é… 

A isenção do valor do frete é uma ótima estratégia para alavancar vendas e possui diversas outras vantagens. Dá só uma olhada…

Vantagens de Oferecer Produtos Com Frete Grátis

Diminui o Abandono de Carrinho

De acordo com a pesquisa realizada pela E-commerce Trend, o valor alto do frete é responsável por mais de 80% da desistência na hora da finalização da compra

Por isso, dar a opção de frete grátis para os seus clientes pode fazer com que a taxa de abandono de carrinho na sua loja diminua consideravelmente. E os clientes estarão mais propensos a finalizar a compra se tiverem esse benefício, claro. 

Atrai Novos Clientes

Oferecer frete grátis faz com que os clientes que procuram por melhores condições de compra fiquem logo atraídos pela sua marca…

Ou seja: em meio a diversas lojas virtuais no Ecommerce para as pessoas escolherem para concluir uma compra, certamente a sua poderá ser a primeira opção se tiver o produto sem taxa de frete disponível. 

Fideliza os Consumidores

Quando o consumidor sabe que pode contar com a vantagem de isenção de taxa de envio na hora da compra, não tem jeito… Há grandes chances de ele voltar mais vezes para comprar com você.  

Além disso, essa é uma excelente estratégia para que os consumidores fiquem satisfeitos e, consequentemente, divulguem a sua loja com frete grátis para outras pessoas. 

Destaca a sua Loja da Concorrência

Com tantas lojas online, é muito provável que existam aquelas do seu segmento que vendem os meus produtos, não é mesmo?

Mas acredite… Muitas delas nem estão oferecendo o frete grátis!

E esse pode ser o diferencial da sua empresa no mercado, já que os consumidores certamente vão optar por não pagar a taxa de entrega. 

Outro ponto importante a ser destacado é que essa abordagem também pode aumentar o ticket médio do seu negócio, uma vez que os clientes vão comprar mais na sua empresa… 

Por isso, não dá para ignorar que são diversas as vantagens do frete grátis! Mas há um ponto de atenção: 

Será possível oferecer esse benefício na sua loja sem ter prejuízo? É o que vamos mostrar no próximo tópico…

Ofereça Frete Grátis Sem Ter Prejuízo

Para começar a implementar a política de frete grátis no seu Ecommerce é preciso fazer um bom planejamento para não ter números negativos no final do mês. 

Na prática, não adianta nada atrair mais clientes e vendas com essa estratégia sem fazer o necessário aumento nos preços dos produtos…

Colocar o preço do frete no valor final do produto ofertado faz com que a sua loja virtual venda mais e não tenha o lucro final afetado negativamente. Isto é, o valor que o consumidor pagaria no frete, agora estará no produto. 

Além disso, existem outras estratégias que você pode adotar no seu Ecommerce quando o assunto é frete grátis:

Frete Grátis a Partir de um Determinado Valor

É muito comum entrar no site de alguma loja e ter a informação “Frete Grátis Nas Compras acima de R$100 reais”, por exemplo. É uma ação muito interessante para oferecer o frete grátis de maneira segura e ainda aumentar as vendas.

Os consumidores vão ser atraídos pela promoção e comprar mais produtos na sua loja para bater o valor específico e ganhar o frete grátis na compra. Mas, para isso acontecer, é preciso deixar a sua audiência ciente de que a sua loja tem essa promoção. Capriche nos banners, anúncios, ações no e-mail marketing etc.

Frete Grátis Para Itens Selecionados

Separar alguns produtos elegíveis para frete grátis também é uma forma mais segura do seu negócio não ter prejuízo. 

Com isso, é possível escolher aqueles itens que possuem o maior valor e retirar a cobrança do frete na hora de vender. Isso traz um risco menor para o seu Ecommerce, uma vez que você vai ter controle sobre quais produtos vai oferecer com frete grátis ao consumidor. 

Frete Grátis em Datas Comemorativas

Optar por oferecer frete grátis em épocas específicas é uma ótima estratégia para quem não quer afetar o lucro da sua loja durante o ano todo.

Assim, o indicado é escolher datas em que a procura por compras é maior, como Black Friday e Natal, e oferecer o benefício do frete grátis nos produtos da sua loja. 

Dessa forma, escolha a opção que mais vai beneficiar os clientes, mas, ao mesmo tempo, também ao seu negócio. Acredite, aplicando o frete gratuito da forma certa, os lucros podem aumentar consideravelmente…

Devo Aplicar o Frete Grátis no Meu Ecommerce?

Com o avanço absurdo das compras online e cada vez mais empresas migrando para o meio digital, aplicar estratégias inovadoras é a dica de ouro para mostrar o seu diferencial no mercado…  

E, como vimos nos tópicos anteriores, o frete grátis pode te auxiliar MUITO nesse caminho! 

Portanto, avalie qual a melhor opção entre as que listamos no artigo para a sua loja, seguindo de acordo com o custo e o lucro de cada produto da sua empresa…

E não esqueça: antes de oferecer o frete gratuito na sua loja virtual, é preciso ajustar os preços dos produtos primeiro. É isso que vai evitar um prejuízo no final do mês. 

E mais do que isso… É dessa forma que as vendas não têm o risco de atingirem números negativos e os lucros da sua empresa só tendem a aumentar! 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago