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Correios ou Transportadoras: Quando e Como Utilizá-los nos Negócios

Correios ou Transportadoras? Está aí uma dúvida que surge à mente dos empresários de Ecommerce de tempos em tempos. E não tem jeito: é a grande decisão que todo empreendedor tem que tomar quando decide montar a sua loja virtual. 

O transporte dos produtos até o cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio porque está diretamente ligado a satisfação do consumidor na hora de receber a compra. 

Ou seja, investir em um bom serviço de entrega é CRUCIAL para o crescimento da sua empresa…

E se você está se perguntando qual a modalidade ideal para o seu negócio, este artigo é para você! Elaboramos uma matéria COMPLETA para te auxiliar nessa questão. Acompanhe!

Imagem: Pexels

Por que Optar Pelos Correios?

Os Correios costumam ser uma das primeiras opções dos empresários quando o assunto é entrega. Principalmente por causa do seu forte alcance nacional e internacional. Ou seja, é possível que os produtos cheguem em diversos locais que uma transportadora não chegaria. 

A popularidade inicial entre os empreendedores de Ecommerce também acontece porque o preço do frete para quem tem pouco volume de vendas, ou está começando, é bem mais acessível do que nas transportadoras… 

Além disso, outro fator importante que os lojistas veem na hora de optar pelos Correios, é a  ampla variedade de serviços de entrega, como: 

  • Pac;
  • Sedex;
  • Sedex 10;
  • Sedex 12;
  • Sedex Hoje;
  • E diversas outras.

Outra vantagem dos Correios é a possibilidade de estabelecer uma integração com a loja virtual, para que o cliente próprio insira o CEP e confira o valor do frete e a data estimada de entrega na hora de comprar. É uma excelente forma de deixar o consumidor já sabendo qual o valor final da compra… 

Se preferir, os Correios também oferecem a opção de fazer um contrato como pessoa jurídica. O acordo funciona levando em consideração a quantidade de envios que a loja faz, podendo acabar oferecendo um valor do frete mais barato. 

Assim,apesar de os Correios ainda serem a grande escolha da maioria das empresas de Ecommerce, as entregas via transportadoras também têm ganhado espaço por apresentarem algumas boas vantagens… 

Por que Optar por Transportadoras?

As transportadoras são a opção certa para quem trabalha com produtos em volumes maiores de peso. Isto é, se a sua loja tem um segmento voltado para colchões ou móveis, os Correios podem não atender às suas entregas, por exemplo.

Dessa forma, se você optar por entregar seus produtos por uma transportadora, é importante saber que existem 3 tipos:

  • Transportadoras Nacionais;
  • Transportadoras Regionais;
  • Transportadoras Estaduais;

Por isso, é preciso analisar as necessidades da sua empresa e escolher a opção que apresenta mais vantagens. Se o seu negócio atende apenas um estado, não há necessidade de contratar uma transportadora nacional, por exemplo. 

Além disso, as transportadoras ganham a vantagem de não entrar em greve. Ou seja, significa que as chances de ocorrer atrasos são bem menores e que o produto tem tudo para ser entregue ao consumidor na data estipulada, o que garante a satisfação dos clientes…  

Sendo assim, analisar os prós e contras entre Transportadoras e Correios é extremamente valioso para tomar a decisão certa. E existem alguns fatores que você pode levar em conta na hora de tomar a sua decisão… 

Fatores Cruciais Na Hora da Escolha

Prazo de Entrega

Fator fundamental que você deve levar em conta na hora de escolher entre os Correios ou as Transportadoras. A estimativa de entrega pode ser o grande diferencial da empresa na hora da venda. 

Pense assim: nenhum cliente vai gostar de ter um prazo extenso demais para a chegada de sua encomenda, não é mesmo?

Ou seja, na prática, considerar um prazo de entrega viável é o que vai ajudar o consumidor a se sentir satisfeito com a compra na sua loja e, claro, voltar novamente para comprar mais. 

Volume de Vendas

Se você entendeu as vantagens de envio dos seus produtos pelos Correios e pelas Transportadoras, já sabe que o volume de vendas é outro fator crucial para que não tenha atraso nas suas vendas e nem avarias nos produtos na hora da entrega. 

Por exemplo:

Se a sua loja trabalha com muitos envios e produtos pesados e frágeis, uma boa opção a se considerar é justamente a transportadora, pois elas são indicadas exatamente para esse tipo de serviço. 

Contratos

Investir em contratos flexíveis, tanto com os Correios quanto com as transportadoras, permite que você faça alterações conforme as vendas forem crescendo

Quanto maior é o seu volume de envio, maior é a sua chance de negociar e economizar nas entregas, por exemplo. Fazendo um bom acordo com essas empresas, fica até mesmo possível oferecer um desconto aos consumidores na hora de pensar em estratégias para alavancar as suas vendas… 

Sendo assim, entendendo os fatores fundamentais para tomar a sua decisão, a análise na hora da escolha vai ser muito mais simples, não é mesmo?

Afinal de Contas, Devo Escolher Correios ou Transportadoras?

Essa decisão vai depender do que é melhor para o seu negócio, de acordo com o nicho, os produtos vendidos e as regiões em que você atua. 

Para isso, é importante analisar a logística de entrega da sua empresa. Isto é: se a sua loja está começando agora, se já atua no mercado mas deseja mudar a forma de envio…

Todos esses fatores são fundamentais para você escolher a melhor estratégia de entrega para o seu Ecommerce. Lembre-se que boas entregas influenciam na satisfação do seu cliente o que, consequentemente, está ligado ao sucesso nas vendas

E outro ponto fundamental: uma opção não exclui a outra! Se você já trabalha com os Correios, mas, dependendo do tipo de entrega que precisa fazer, acha uma boa opção chamar por uma transportadora, não tem problema…

A ideia é você realizar entregas eficientes para o seu negócio, deixando os clientes satisfeitos e, de preferência, sem ter prejuízos no balanço das contas no fim do mês. 

Assim, tendo isso em mente, não perca tempo! Faça uma análise do que abordamos ao longo deste artigo e escolha a opção que mais vai beneficiar o seu negócio e os seus consumidores. Acredite, ambas opções são fortes aliadas do empresário digital nos dias de hoje!

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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