Fazer parcerias com influenciadores digitais é algo a ser considerado por quem atua no Ecommerce e deseja que o negócio ganhe mais visibilidade e aumente os lucros. Isso porque, com o crescente interesse dos usuários por plataformas como Instagram e Youtube, o trabalho dos influenciadores digitais se torna cada vez mais relevante para as empresas.
Não é à toa que frequentemente as estrelas da web fazem aparições em comerciais de grandes marcas na TV e demais publicidades relevantes. No mundo das pequenas empresas não acontece de forma diferente…
Um personal trainer com milhares de seguidores no Instagram, por exemplo, pode render um bom aumento nas vendas para uma loja virtual de suplementos. O mesmo acontece com uma adestradora de cães que tem canal no Youtube e fecha parceria com um Ecommerce pet.
Por isso, apostar em marketing de influência pode ser a pedida para aumentar a visibilidade do negócio no mercado e, consequentemente, alavancar as vendas. Entenda mais detalhes sobre o assunto a seguir…
Antes de falar do passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais, temos aqui as 3 vantagens que esse “casamento” pode trazer para a sua empresa:
Ao fechar uma parceria com um youtuber ou uma blogueira, por exemplo, grandes são as chances dos seguidores desses influenciadores terem interesse pelos produtos vendidos por sua loja virtual.
Assim, existe a grande probabilidade de diversos usuários passarem a seguir a página do seu negócio nas redes sociais para acompanhar novidades da loja, promoções, descontos e dicas. Isso, além de ser crucial para aumentar a visibilidade do seu Ecommerce, pode ser um fator interessante para tornar a marca mais forte.
Geralmente o objetivo mais buscado com esse tipo de parceria é o aumento nas vendas. Com a exposição das suas ofertas a um número maior de usuários segmentados, é natural que aconteça um aumento notável na procura pelos seus produtos.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, mais de 50% das pessoas afirmam já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital. Ou seja, não há como negar que essas figuras são essenciais para disparar as vendas da loja, simplesmente por possuírem o papel de influenciar outras pessoas.
Ao relacionar a sua marca à imagem de um influenciador, as características desse profissional acabam sendo ligadas ao seu negócio. Se essa pessoa é vista como moderna, disciplinada, inteligente ou de bom gosto, sua empresa também pode passar, aos poucos, a ser enxergada assim. É por isso que parcerias desse tipo podem (e devem) ser utilizadas com a intenção de melhorar o posicionamento da marca.
Para aprender a fazer boas parcerias com influenciadores digitais, é necessário, antes de tudo, montar uma lista com os principais nomes do segmento que você atua. Não importa se vende roupas, suplementos alimentares, quadros decorativos ou cerveja artesanal, certamente existem muitas pessoas falando sobre o assunto na internet.
Esses indivíduos geralmente possuem um blog, canal no Youtube e/ou conta no Instagram. Sua tarefa, a partir de agora, é fazer uma pequena busca para entender quais são os 10 maiores influenciadores que interagem com o que você vende. Feito isso, existem alguns passos que precisam ser seguidos para fazer parcerias com influenciadores digitais…
O segundo passo para fechar parcerias com influenciadores digitais é definir os objetivos da campanha publicitária. Afinal, quais resultados você quer atingir? Por que está buscando um influenciador?
Nesse momento é importante deixar a ingenuidade de lado e entender que quanto maior o retorno esperado, mais você precisará investir. Então, converse com o influenciador escolhido e explique detalhadamente como você deseja que a campanha seja feita.
Para escolher o influenciador perfeito, alguns fatores precisam ser levados em consideração…
Sua Persona: antes de qualquer coisa, é importante entender quem é a persona do seu negócio e como ela consome conteúdos na internet. Seu cliente passa mais tempo no Youtube? Ele está no Instagram? É mais despojado ou mais sério? Saber todas essas características te ajudará a considerar alguns influenciadores e descartar outros.
Números do Influenciador e Trabalhos Anteriores: durante os contatos iniciais, é fundamental solicitar o mídia kit — material que traz estatísticas e resultados de parcerias anteriores — do influenciador.
Perfil do Influenciador: Não feche parcerias com influenciadores digitais antes de pesquisar o perfil do profissional e a fim de saber se ele é uma pessoa séria, polêmica, divertida e como é visto pelo público.
Preço: por último, de nada importa o influenciador ser aprovado em todos os quesitos anteriores se o preço cobrado não couber no seu bolso. Logo, o valor a ser investido também é outro aspecto essencial a ser considerado antes de tomar essa decisão.
Apesar de muitos empreendedores não se darem conta disso, é importantíssimo, antes de fechar uma parceria, refletir sobre a estrutura atual do negócio…
O site está preparado para receber um grande volume de tráfego de uma só vez? O estoque está reforçado caso a parceria seja um sucesso do dia para a noite?
É necessário estar atento e organizar todos os detalhes e atividades da loja virtual. Aliás, de nada adiantará o influenciador fazer a parte dele se, por falta de planejamento, o seu negócio apresentar falhas na hora de vender.
Influenciadores digitais são artistas, então, procure não fazer restrições demais… Por mais que você ache que o conteúdo deva ser repassado de determinado jeito, lembre-se de que o especialista é ele, não você.
Crie um briefing, isto é, um planejamento com as informações necessárias para a criação do projeto e não um roteiro rigoroso. Seja flexível e deixe que o influenciador encontre a melhor forma de transmitir a mensagem para a audiência que o acompanha diariamente.
O pagamento precisa ser combinado antecipadamente e geralmente ocorre de duas formas: valor fixo e/ou porcentagem sobre as vendas geradas. Lembre que, assim como você, os influenciadores também têm contas a pagar. A não ser que o parceiro sugira, é interessante que você não force pagamentos com produtos ou serviços…
Por fim, sempre que estiver frente a uma parceria relevante, prepare um pequeno contrato com entregáveis e deveres de cada parte envolvida. Isso evitará possíveis dores de cabeça.
Depois que a parceria foi ao ar, é hora de divulgá-la ao máximo. Para isso, utilize seus principais canais, como email marketing e redes sociais. Lembre-se que uma boa parceria serve para aumentar a autoridade e prestígio da sua marca…
Por isso, acompanhe de perto as mudanças nas métricas e esteja atento aos canais de contato. Os seguidores que chegarem à sua página ou site provavelmente terão dúvidas podem querer fazer perguntas. Métricas importantes a serem analisadas durante parceria são:
Estudar esses números já será o bastante para mostrar se a parceria foi ou não um sucesso. Veja onde você acertou, errou e analise se deve continuar com o influenciador ou partir para novas parcerias.
Por fim, não há como negar que fazer parcerias com influenciadores digitais pode trazer grandes resultados para o seu negócio. Além de ser acessível, já que na maioria das vezes não é preciso ter um grande orçamento para trabalhar com esses indivíduos e os custos são negociáveis, outros pontos positivos como o aumento do Retorno Sobre Investimento (ROI) e da base de leads podem ser notados. Logo, não ignore a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores digitais e pense na oportunidade que essa iniciativa promove para atrair mais clientes para o negócio. Isso pode fazer toda a diferença para a sua loja virtual.
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