Mercado de Ecommerce

Ecommerce Fatura Mais de R$ 800 Milhões na 1ª Hora da Black Friday 2021

O Ecommerce brasileiro faturou R$ 821 milhões somente na primeira hora da Black Friday 2021. A quantia representa uma alta de 12% em relação ao índice atingido no ano passado. As informações são de uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de mercado Neotrust

A companhia também analisou os dados referentes ao período entre 18h e 19h da véspera do evento de ofertas, indicando um aumento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram feitos 1,48 milhões de pedidos online.

(Imagem: Freepik)

Além disso, o ticket médio cresceu 8% na comparação anual e está em R$ 551. No que diz respeito ao gênero dos consumidores, 60% dos pedidos são feitos por mulheres. Já a faixa etária de 36 e 50 anos representa a que mais faz compras online, sendo 34%.

Conforme os compradores aproveitam os descontos durante esse início de Black Friday, surge uma importante questão para os próximos dias. As reclamações costumam ser um dos desafios enfrentados pelos empreendedores, especialmente em relação à entrega dos produtos…

Consumidores Reclamam de Atraso na Entrega no Início da Black Friday 2021

Um levantamento feito pelo Reclame Aqui, portal de proteção ao consumidor, aponta que  de 12h de quarta-feira (24) até às 6h de sexta-feira (26) foram registradas 5.678 reclamações em relação às seguintes questões:

  • Atraso na Entrega (20,88%);
  • Propaganda Enganosa (16,59%):
  • Estorno do Valor Pago (8,82%);
  • Produto Errado (6,15%);
  • Problemas na Finalização da Compra (5,99%).

No ranking das varejistas com o maior número de reclamações, a Americanas Marketplace lidera, seguido por Amazon, Magazine Luiza, Americanas Loja Online, Carrefour, Etna Home Store, Mercado Livre, Casas Bahia e iFood. Por último, o Reclame Aqui indica que os produtos com o maior número de registros na plataforma são:

Tendo em vista que o volume de compras costuma aumentar durante a Black Friday, há fortes chances de outras reclamações serem feitas pelos compradores. Na prática, as contestações servem de alerta aos empreendedores durante o evento de ofertas…

Por isso, as empresas devem comunicar os consumidores sobre possíveis atrasos na entrega. É comum que lojas virtuais façam avisos nesse sentido para evitar avaliações negativas. Inclusive, é importante ficar atento aos descontos ofertados nos produtos e conferir se tudo está funcionando normalmente…

Afinal, incoerências na descrição do produto ou de preços que não correspondem com a promoção podem resultar na insatisfação do consumidor. Isto é, uma consequência que pode prejudicar qualquer negócio que venda online.

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