Última atualização em 5 de agosto de 2021 por Maria Alice Medeiros
Se você pretende vender em marketplaces, não dá para ignorar o Magazine Luiza. Isso porque, hoje, a famosa Magalu é uma das empresas que mais crescem no setor… E, vendendo lá, você também pode crescer e alavancar as vendas do seu negócio.
A verdade é que a Magazine Luiza não tem poupado esforços para ficar na liderança do mercado…
Para você ter uma ideia, nos últimos meses, a varejista apostou em:
- Lançamento de seu próprio sistema de Cashback para o app Magalu Pay;
- Rebranding de seu consórcio, que agora é chamado de Consórcio Magalu;
- Disponibilizou um estoque bilionário para a Black Friday;
- E, claro, comprou startups – como GFL e SincLog, AiQueFome, Stoq Tecnologia e outras.
Ou seja: a varejista quer mesmo expandir a sua participação no digital…
E, claro, se consolidar ainda mais como um dos melhores canais para quem vende online!
Ao longo deste artigo, vamos te mostrar TUDO o que você precisa saber sobre como vender na Magazine Luiza. Veja!
O que é o Magazine Luiza
O Magazine Luiza é uma rede varejista brasileira fundada em 1957 por Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato.
Entre alguns dos principais segmentos que a empresa opera, estão os eletrônicos, celulares, móveis e informática…
Além disso, atualmente, a Magalu é conhecida por contar com mais de 1000 lojas e também estar presente em pelo menos 16 estados brasileiros.
Inclusive, o mais recente deles a receber investimentos da Magazine Luiza foi o Rio de Janeiro, que agora conta com um novo centro de distribuição da varejista e, em 2021, terá lojas físicas também…
Mais do que isso…
A empresa vem investindo pesado em sua expansão no mercado de Ecommerce e vem se consolidando em meio aos consumidores…
Exemplo disso é que, hoje, é difícil encontrar alguém que não conheça a personagem oficial da empresa, a famosa “Lu, da Magalu”.
Assim, diante de toda a popularidade da empresa e, claro, de seus fortes investimentos para crescer, não teve jeito…
A Magazine Luiza se tornou um dos principais players do mercado de varejo, sendo o canal ideal para quem quer apostar nas vendas por meio dos marketplaces…
Quem Pode Vender no Magazine Luiza?
Antes de pensar em como vender pelo Magazine Luiza, é preciso ter em mente que não é todo tipo de produto que pode ser anunciado no marketplace…
Aliás, ao anunciar um item, a varejista manda uma mensagem para confirmar se a mercadoria é realmente permitida ou não.
De qualquer forma, entre as categorias de produtos aceitas no Magalu, podemos destacar:
- Eletrodomésticos;
- Câmeras e filmadoras;
- Informática;
- Automotivo;
- Móveis e decoração;
- Cama, mesa e banho;
- TV;
- Celulares;
- Casa e jardim;
- Games;
- Esporte e lazer;
- Suplementos alimentares;
- Bebês;
- Beleza e saúde;
- Pet shop;
- Instrumentos musicais;
- Relógios.
Ou seja, são muitas opções de categorias de produtos…
Contudo, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: será que realmente vale a pena vender no Magazine Luiza?
Vantagens de Vender no Magazine Luiza
Sim, vender no marketplace Magazine Luiza pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio..
O primeiro ponto a ser considerado é a autoridade que a varejista possui. Isto é, a maioria das pessoas confia na companhia, seja para comprar em lojas físicas ou no site Magazine Luiza…
Por isso, quem vende por lá já conta com um bom fluxo de consumidores em busca dos mais variados produtos…
Mas muito mais do que isso…
Para você ter uma ideia, só no 3º trimestre deste ano, o lucro líquido ajustado da varejista foi de R$ 216 milhões, representando uma alta de 70% em comparação ao mesmo período de 2019.
Além disso, a Magazine Luiza também reportou que sua receita líquida chegou à quantia de R$ 8,308 bilhões, atingindo um crescimento de 70,8%…
E mais:
O Ecommerce da varejista cresceu 148%, registrando R$ 8,2 bilhões. Isto é,66% das vendas totais…
E os 40 mil vendedores do Marketplace Magazine Luiza foram responsáveis pela venda de mais de R$ 2 bilhões no 3º trimestre deste ano…
E isso representa 145% a mais que o mesmo período do ano passado.
Assim, basta pensar um pouco e chegar à conclusão que sim, VALE A PENA vender no Magazine Luiza.
E como fazer isso? Explico a seguir…
Como Vender no Magazine Luiza
Para vender no Magazine Luiza você necessitará, antes de mais nada, ter um CNPJ – isso é uma exigência do marketplace.
Além disso, uma vez já acessando o site para preencher o seu cadastro, você precisará ter em mãos algumas informações, como:
- Razão Social;
- Nome Fantasia;
- CEP;
- Contato da empresa;
- Dados bancários.
Sendo assim, depois destas três etapas, vem outra parte importante:
Os valores recebidos e descontados de todas as vendas feitas no marketplace Magazine Luiza…
Comissão Marketplace Magazine Luiza
A comissão marketplace Magazine Luiza tem valores variáveis para cada tipo de produto.
Por exemplo: enquanto produtos na categoria de Fitness têm uma taxa de 11%, aqueles relativos ao vestuário giram em torno de 13%…
Assim, tudo dependerá do tipo de produto que você estiver vendendo quando o assunto é a comissão marketplace Magazine Luiza.
Mas não só isso…
O recebimento de pagamentos acontece da seguinte forma:
Para vendas parceladas, você receberá também de forma parcelada, conforme o cliente paga ao Magazine Luiza…
Nos casos de parcelamento com juros, o valor pago dos juros vai para você, de acordo com cada pagamento realizado pelo consumidor.
Dessa forma, o valor da comissão pode variar até 20% do preço final do produto…
Lembrando que a quantia que você pagará estará discriminada no contrato de inscrição no Magalu Marketplace!
Como Vender Mais no Marketplace Magazine Luiza
Um ponto importante é pensar nas páginas dos seus produtos no Magazine Luiza…
Boas descrições, fotos de alta qualidade… Tudo isso faz diferença na hora de divulgar os seus produtos dentro – e fora – do marketplace!
Além disso, é CRUCIAL que todas as eventuais dúvidas de seus clientes sejam sanadas na própria página do produto…
Mas não só isso…
Você também pode apostar fortemente em marketing digital…
E o primeiro passo para fazer isso é conhecer muito bem a sua persona!
Isso porque você precisa saber para quem divulgar seus produtos. Não adianta nada oferecer seus itens para pessoas que não estão interessadas neles, não é mesmo?
Dessa forma, além de aproveitar toda a audiência do marketplace Magazine Luiza, você também pode investir nas redes sociais, blog, canal do Youtube – claro avaliando se esses canais se encaixam ao seu negócio…
Portanto, não dá para perder tempo…
Hoje, a Magazine Luiza é um dos principais marketplaces nacionais, e ignorar todo o seu potencial no varejo significa desperdiçar VALIOSAS oportunidades de vendas!