Quem atua no Ecommerce certamente já se perguntou como vender na B2W. Essa dúvida é super normal, principalmente levando em conta que o marketplace B2W é um dos principais hoje no mercado brasileiro.
O Grupo B2W é responsável por outras grandes varejistas do setor – como vamos explicar em mais detalhes adiante -, que movimentam BILHÕES anualmente no varejo…
Para você ter uma ideia, só no 3º trimestre de 2020, o GMV da companhia atingiu R$ 7,2 bilhões, representando um aumento de 56,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Mas não só isso…
O marketplace do Grupo B2W também teve uma forte atuação, registrando uma alta de 55%.
Ou seja: é o espaço perfeito para quem quer vender ou já vende na internet!
Ao longo do artigo, vamos explicar TUDO o que você precisa saber para vender pela B2W! Isto é: taxas, comissões, como cadastrar produtos e muito mais. Acompanhe!
Quando o assunto é “o que é a B2W”, não tem jeito: automaticamente, vem à mente as empresas do grupo, como as Lojas Americanas, Submarino e Shoptime…
Sim, se você não sabe, fique atento: essas gigantes do varejo fazem parte do Grupo B2W!
Depois disso, basicamente, o que você precisa saber é que a B2W é uma plataforma que permite justamente que você comercialize os seus produtos nessas empresas…
Ou seja: ela faz a conexão entre o vendedor e os marketplaces.
Assim, é a oportunidade perfeita para pequenos e médios empreendedores venderem seus produtos em um espaço que já conta com uma alta audiência…
Isto é: vender na B2W aumenta sua visibilidade e, consequentemente, o seu faturamento.
Para começar a vender na B2W, você vai precisar cumpirir com as seguintes regras:
Na página oficial a empresa deixa claro que os parceiros sem Certidão Negativa de Débitos (CND) terão suas vendas limitadas…
Mas, inicialmente, para fazer o cadastro no marketplace B2W (que você pode preencher através deste link), você fornecerá os seguintes dados:
Depois de preencher estes dados iniciais, será enviado um código por e-mail, que você deverá fornecer para poder continuar o cadastro.
Depois do cadastro, a B2W vai analisar as suas informações e liberar você para começar a vender…
Se aprovado, basta você começar a cadastrar os seus produtos no marketplace!
O cadastro dos produtos é uma etapa CRUCIAL na hora de pensar em como vender na B2W…
Basicamente, o marketplace disponibiliza 3 opções para o cadastramento de itens:
Depois de escolher a melhor opção de cadastro para o seu negócio, é importante saber quanto custa vender pela B2W…
Recentemente, a B2W fez mudanças importantes em seu marketplace no que diz respeito taxas e comissões…
Sobre as comissões, antes a companhia estabelecia uma tarifa sobre o valor total do pedido multiplicado pela comissão. Isto é: valor do pedido (valor do item + frete) x taxa de comissão…
Agora o processo de cobrança de comissões está diferente…
A partir de 1º de fevereiro, mais precisamente, o marketplace passa a cobrar o valor do pedido (valor do item + 16% da taxa de comissão) + R$5.
Entretanto, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: e como e quando eu recebo os valores referentes as minhas vendas?
O recebimento do pagamento é feito por meio da conta corrente fornecida no cadastro…
E os pagamentos aos vendedores do marketplace são realizados de forma quinzenal, nos dias 1 e 15 do mês.
Lembrando que a data para o pagamento começa a ser contada após o dia em que o pedido foi entregue ao transportador…
E o pagamento ao vendedor é feito só após a confirmação da entrega para o consumidor!
Mas não só isso…
A quantia a ser recebida pelos pedidos entregues às transportadoras entre os dias 1 e 15 será feita ao seller no dia 1 do próximo mês seguinte. E os valores dos pedidos entregues entre os dias 16 e 31 serão repassados no dia 15 também do mês seguinte.
Ou seja, uma política de pagamento comum, feita pela maioria dos marketplaces…
Contudo, outro ponto importante na hora de saber como vender na B2W, é entender como funciona a logística do marketplace. Isto é, como os seus produtos podem ser entregues aos clientes…
A companhia oferece 2 tipos de serviços aos seus vendedores quando o assunto é a entrega de itens comprados no marketplace. São eles:
Na verdade, ao começar a vender pela B2W, você passa a contar com o B2W Entrega…
Contudo, os produtos precisam preencher alguns requisitos, como:
Lembrando que os produtos que não estiverem dentro do padrão, as entregas ficarão por conta do lojista. Isto é, você pode contratar uma transportadora ou outra forma que julgue melhor.
De acordo com a B2W, o serviço de fulfillment é a solução completa de logística para os vendedores do marketplace.
Assim, na prática, todo o processo de logística de entrega é responsabilidade da empresa, o que inclui etapas como:
Ou seja: o vendedor não precisa se preocupar com nada relativo às entregas dos seus produtos vendidos!
Isso só você pode saber, analisando com calma o seu negócio. Mas, se podemos afirmar algo é que, sim, vale a pena vender na B2W…
Principalmente levando em conta os esforços que a B2W tem feito para crescer no mercado em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses…
A companhia abriu mais 3 centros de distribuição no país. Nas cidades de:
Tudo para aprimorar sua logística e competir de igual para igual com outras varejistas na chamada “Guerra dos Fretes”.
Mas não só isso…
Recentemente, o grupo lançou vários lockers nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mais precisamente, foram 81 armários inteligentes para retirada de produtos comprados pela internet.
Portanto, que fique claro:
Marketplaces de forma geral são excelentes oportunidades tanto para quem está começando quanto para quem já vende online!
Isso porque esses canais são consolidados no mercado e já possuem uma forte audiência, o que é um grande diferencial…
Na prática, o público já está lá dentro procurando pelos mais variados itens. Você só precisa traçar as estratégias certas e fazer o necessário para que os seus produtos sejam encontrados!
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