Quem empreende no Ecommerce precisa estar atento às estratégias para saber como vender mais no final do ano. Aliás, essa é, sem dúvidas, a melhor época quando o assunto é alavancar as vendas dos negócios

Uma recente pesquisa global chamada Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season, feita pela empresa de publicidade Outbrain, afirma que consumidores devem gastar mais no final do ano.

Logo, não há como negar que as vendas de final de ano de 2021 têm tudo para ser um sucesso, não diferente do que aconteceu no Dia dos Namorados 2021.

Por isso, preparar seu negócio para vender mais no final do ano é algo que não pode ser ignorado. Algumas estratégias interessantes são: definir os melhores produtos que serão ofertados e investir em tráfego, por exemplo. 

Para entender mais detalhes sobre o assunto e saber como vender mais no final do ano, continue a leitura deste artigo…

(Imagem: Pexels)

7 Dicas Para Vender Mais no Final do Ano

Invista em Marketing Digital

O marketing digital é indispensável para o planejamento das vendas de todo negócio online e pode ser um grande aliado quando o assunto é como vender mais no final do ano…

Principalmente porque as estratégias de marketing digital são interessantes, eficazes e se encaixam em todo tipo de loja virtual. E, além de fazerem disparar vendas, elas são interessantes para geração de leads, promoção da visibilidade do negócio e fidelização de clientes.  

Nesse sentido, uma dica de ouro é investir em Inbound Marketing, uma técnica utilizada para atrair clientes por meio da produção de conteúdo relevante. Na prática, a técnica busca responder às dúvidas e dores do consumidor, fazendo isso de forma mais humanizada.

Otimize Processos

Para aumentar as vendas não apenas no final do ano, mas em qualquer período, contar com ferramentas específicas pode ser fundamental. Por isso, além de treinar e capacitar seus funcionários, considere utilizar a tecnologia para esse processo

Uma dica crucial é aderir ferramentas de automação ao seu negócio. Ou seja, softwares que organizam tarefas, automatizam ações e processos. 

Dessa forma, essas ferramentas são usadas para otimizar os resultados das empresas, retendo clientes, influenciando em suas decisões de compras e, consequentemente, aumentando vendas.

Não Ignore a Logística Reversa

Já é de se esperar que o volume de vendas no final do ano cresça, principalmente porque muitas pessoas buscam por presentes para amigos e familiares. Com isso, pode haver o aumento da necessidade por trocas ou devoluções. Afinal, nem todos podem ficar satisfeitos com o que foi recebido.

Nesse sentido, não despreze investimentos na gestão logística reversa do seu Ecommerce. Isto é, a operação que facilita a troca ou devolução de um produto comprado em lojas virtuais. Logo, considere:

  • Oferecer um bom atendimento;
  • Definir sua política de troca e devolução;
  • Estabelecer um processo de retirada e entrega do novo produto.

Oferecer uma boa logística reversa no seu negócio te trará um cliente mais satisfeito com a situação de troca, não somente nas vendas de final de ano, mas também em outros períodos…

Com isso, maiores são as chances de fidelização, mesmo que a experiência com o produto, no início, não tenha superado as expectativas dele. 

Invista em Promoções Para Saber Como Vender Mais no Final do Ano

Use a imaginação para criar promoções e vender mais no final do ano. Afinal, é comprovado que os consumidores brasileiros adoram promoções.

Para você ter uma ideia, um estudo elaborado pela MKT House, agência de live marketing, em parceria com o Portal da Promo, mostrou que 97% dos participantes afirmaram gostar de participar de promoções. 

Diante disso, disponibilizar frete grátis em períodos curtos pode ser uma boa estratégia para atrair mais clientes. Além disso, é interessante promover descontos progressivos e investir em técnicas de vendas como upsell, por exemplo.

Entretanto, lembre-se de que é importante conhecer e calcular sua margem de lucro, além de compreender o que os seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo.

Ofereça Diversas Formas de Pagamento

Oferecer meios de pagamento diversificados é mais do que necessário quando o assunto é vender online hoje. E, para impulsionar vendas no final do ano, não poderia ser diferente. 

Aliás, saiba que as formas de pagamento disponíveis em seu negócio online podem ser fundamentais para influenciar na decisão de compra do consumidor…

Prova disso é um estudo recente realizado pela Nuvemshop, plataforma de Ecommerce, que afirma que 80% brasileiros desistem de fazer compras devido à limitação das formas de pagamento das lojas virtuais.

Logo, disponibilize meios de pagamentos diversos para saber como vender mais no final do ano. Implementar o PIX para empresas é a pedida para alavancar o faturamento. Além disso, estude oferecer outros meios como cartões de crédito e débito, boletos e links de pagamento.

Prepare o Estoque

Não dá para pensar em como vender mais no final do ano e não preparar o estoque, não é mesmo? A sua loja precisa contar com um estoque reforçado, até porque a procura por produtos vai aumentar.

Porém, é importante não comprar mais do que o necessário para, assim, evitar prejuízos. Planeje-se e faça uma previsão de vendas para saber como vender mais no final do ano… 

Uma dica crucial é mapear as saídas de mercadorias do seu negócio e não deixar nenhum cliente na mão, sem a mercadoria que tanto deseja comprar.

Treine Seus Funcionários

As vendas de final de ano exigem maior atenção e dedicação de todo o seu time de funcionários. Por isso, não importa se você possui um negócio virtual ou físico, preparar sua equipe para os dias de maior volume de vendas é essencial. 

Logo, ofereça treinamentos especiais para que os vendedores saibam atender bem o cliente. Eles precisam ajudar o consumidor no momento de decisão de compra, dando informações sobre as características dos produtos, bem como oferecendo um atendimento de qualidade nos canais de venda da sua loja virtual.  

Além disso, é muito importante motivar os seus funcionários para que eles possam se sentir valorizados. Uma dica é dar benefícios para a sua equipe no final do ano com uma remuneração específica, assim eles se sentirão motivados a vender mais.

Por que a Organização Antecipada é Importante Para Vender Mais no Final do Ano?

Com a aproximação do final do ano, ter organização em relação às estratégias de  vendas é fundamental. Aliás, os negócios que se preparam antecipadamente têm maiores chances de obter bons resultados.

Isso porque eles terão mais tempo para capacitar as equipes, elaborar campanhas de promoção e escolher as melhores plataformas para venda, o que é interessante diante das altas expectativas para esse ano…

Para você ter uma ideia, somente no estado do Rio Grande do Sul, o setor de supermercados projeta alta de 9,5% nas vendas de Natal e Ano Novo em comparação com 2018. Isso é o que um estudo da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) junto ao Instituto Segmento Pesquisas.

E para os demais setores do mercado a expectativa não é muito diferente, principalmente diante do forte crescimento do Ecommerce nos últimos meses. Por isso, siga as dicas apresentadas neste artigo e não perca tempo para planejar suas estratégias e alcançar um alto faturamento no seu negócio.

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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