Abrir uma loja de artesanato na internet pode impulsionar muito os seus negócios. O principal motivo para isso é que vender online tem ganhado cada vez mais espaço entre os empreendedores…
Nos últimos meses, o Ecommerce teve um crescimento absurdo, ocasionada principalmente pelos novos hábitos de consumo em virtude das restrições impostas pela pandemia.
Por isso, se você trabalha com artesanato e deseja começar a vender pela internet, saiba que existem inúmeras possibilidades que vão desde a criação da sua própria loja virtual até as vendas pelas redes sociais…
Neste artigo, separamos algumas dicas cruciais para você começar a vender suas artes no meio digital e destacar sua marca entre os consumidores. Confira!
O mercado digital é uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e lucros de um negócio. E se você se sente perdido na hora de começar a vender artesanato na internet, não se preocupe…
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a começar a empreender online no segmento de artesanato o quanto antes.
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma plataforma para vender os seus produtos, uma opção que seja confortável para as vendas e te ajude a alcançar mais clientes…
Se você tem uma visão em longo prazo, criar sua própria loja virtual pode ser uma boa opção. Isso porque com o seu site oficial vai ficar bem mais fácil criar sua identidade visual e a deixar personalizada da maneira que preferir. Fazendo isso, a sua loja terá valor, personalidade e atrairá mais clientes…
Mas se você não sabe como criar uma loja virtual do zero, não se desespere. Hoje em dia existem empresas especializadas em fornecer uma loja virtual pronta, como a Loja Integrada, por exemplo.
Contudo, há outro ponto de atenção quando o assunto é ter uma loja virtual própria…
Para quem está iniciando seu empreendimento na internet, pode ser mais indicado não criar logo de cara uma loja virtual. Principalmente porque você precisa de tráfego e audiência…
Uma boa escolha para conseguir isso e começar a vender artesanatos em geral pela internet são os marketplaces. Vamos te explicar melhor a seguir…
Os marketplaces são ideais para quem deseja mais praticidade na hora de vender porque eles já contam com muitas pessoas buscando por produtos lá dentro. É como uma espécie de shopping virtual.
Existem marketplaces que abrangem vários segmentos e aqueles que são mais voltados para um nicho de mercado específico, como o artesanato. São os chamados “Marketplaces de Nicho”.
Neste segmento de produtos feitos à mão, existem boas opções de marketplaces:
Marketplace bastante conhecido, principalmente na área de artesanato. Possui uma forte audiência de pessoas realmente interessadas em compras de produtos artesanais e personalizados.
No Elo7 você pode divulgar seus produtos, fazer negociações com os clientes e pagar ao marketplace uma taxa de 12% por cada pedido efetuado. Para saber mais informações sobre como vender por lá, basta acessar página do Elo7 para os vendedores.
O Mercado Livre é simplesmente maior companhia da América Latina e é uma excelente opção para quem quer validar qualquer produto na internet, inclusive os de artesanato…
Assim, para começar a vender no Mercado Livre basta fazer o cadastro da sua empresa e começar a anunciar os produtos…
Além disso, o marketplace disponibiliza a opção de anúncios grátis ou pagos, que impulsionam ainda mais as suas vendas.
Esse site é uma outra dica para vender artesanato na internet, porque é bastante conhecido entre os consumidores que buscam produtos online…
O Que Barato funciona como um site de anúncios, em que você disponibiliza as informações do seu produto e o cliente interessado entra em contato para negociar a forma de pagamento e entrega.
Mas está enganado quem pensa que acabaram as opções para começar a vender artesanato online. As redes sociais também são cruciais nesse sentido…
As redes sociais deixaram de ser meros canais de comunicação e troca de informações há muito tempo. Hoje, são espaços perfeitos para quem quer vender online…
O Social Commerce simboliza exatamente isso. O processo de compra já acontece dentro das redes sociais em que o potencial cliente é levado para a página de venda para concluir a transação.
A verdade é que as redes sociais vêm se tornando cada vez mais fortes para quem vende online. Afinal, é navegando por elas que os consumidores gastam boa parte do seu tempo hoje em dia…
Para você ter uma ideia,no Brasil 77% das pessoas se dizem influenciados comprar produtos por meio das redes sociais, de acordo com o estudo realizado pela PwC. Então, por que não investir nesses canais para divulgar e vender online seus produtos de artesanato, não é mesmo?
Uma ótima maneira de fazer as duas coisas ao mesmo tempo é usar o Facebook, por exemplo. A rede social de Mark Zuckerberg tem seu próprio marketplace com pessoas interessadas nos mais variados produtos, inclusive os artesanais…
Para impulsionar os seus anúncios por lá, você pode usar o Facebook Ads, ferramenta que vai te ajudar a atingir as pessoas que realmente estão interessadas no seu nicho de mercado…
Mas outras redes sociais também vêm ganhando cada vez mais espaço, como é o caso do Instagram, por exemplo. Segundo o relatório da Socialbakers, o instagram possui 1 bilhão de usuários ativos por mês. Sendo, deste total, 95 milhões de usuários brasileiros!
Ou seja, investir na venda e divulgação do seu artesanato por lá pode ser bastante positivo para o seu negócio…
No instagram, você divulga seu produto, mostra detalhes e ainda é possível usar o recurso do Instagram Shopping, que permite que os empreendedores insiram links de compras dos seus itens nas fotos publicadas em seu feed e nos stories.
Por isso, se você deseja vender seus produtos de artesanato na internet, usar as redes sociais pode ser o ponto essencial para alavancar suas vendas e atrair mais clientes para o seu negócio.
E mais…
Os detalhes na hora de expor seu produto na internet fazem toda a diferença para o seu consumidor. No próximo tópico separamos algumas dicas para chamar a atenção dos clientes…
O mundo da internet é extremamente visual e por isso investir nos detalhes dos seus produtos é crucial para o cliente na hora da compra. Disponibilizar todas as informações sobre o item à venda e apostar em imagens atrativas e fiéis ao seu produto é o grande segredo…
E para que isso aconteça é necessário investir em boas fotos para que o cliente se sinta atraído pelo item. Para isso, use uma luz adequada na hora de tirar as fotos, uma iluminação que capte uma boa resolução e os detalhes do item oferecido…
Além disso, investir em um bom fundo para dar destaque ao seu item também é uma ótima dica. Um mini estúdio fotográfico pode te ajudar nesse sentido.
Também é indicado que você disponibilize todas as informações sobre a peça para deixar o consumidor mais seguro e confiante na hora de comprar na sua loja de artesanato online…
Uma forma de conseguir isso é fazendo descrições detalhadas sobre os seus produtos. Ou seja: informe para que o item serve, suas dimensões e dê dicas de como utilizar o produto.
E tão importante quanto as imagens e as descrições, há a necessidade de oferecer alternativas de pagamento na sua loja online…
Para que o seu consumidor realmente efetue a compra na sua loja, é importante disponibilizar algumas opções diferentes de pagamento. Por exemplo:
Além disso, é interessante oferecer descontos para quem pagar à vista ou oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor. São ótimas opções para fidelizar um cliente e fazer com que ele volte a comprar de você!
Assim, depois de tantas informações, há uma pergunta que não quer calar: será que realmente você deve vender os seus produtos artesanais pela internet?
Como vimos durante o artigo, para obter maiores lucros no meio digital é necessário se destacar da concorrência. Por isso, vender produtos artesanais online não é apenas cadastrar o item no site que as vendas surgirão do nada…
Pelo contrário, é preciso se dedicar, estudar, investir tempo e o mínimo de dinheiro para impulsionar seus anúncios e ter destaque no mercado.
Mas não dá para negar que vender seus artesanatos online pode ser extremamente benéfico. Prova disso é o próprio crescimento avassalador do comércio eletrônico…
De acordo com o levantamento Webshoppers 43, o Ecommerce teve sua maior alta em 13 anos!
Para você ter uma ideia, o valor movimentado no ano passado pelas vendas digitais foi de R$ 87,4 bilhões. E os números de pedidos totalizaram 194 milhões, representando assim uma alta de 30%.
Diante disso, os números não negam a grande intensidade com que o setor vem crescendo ao longo dos anos, e principalmente mais agora por causa das restrições sociais impostas pela Covid-19…
Ao que tudo indica o Ecommerce vai continuar crescendo em 2021. Segundo pesquisa feita pela Ebit Nielsen, o Ecommerce deve crescer 26% este ano e atingir um faturamento de R$ 110 bilhões.
Um espaço perfeito para começar um empreendimento, certo?
Portanto, a resposta para a sua pergunta – se vale a pena ou não investir na venda dos seus produtos pela internet – é: SIM! O mercado é domocrático, não para de crescer e tem sempre lugar para produtos de qualidade…
Depois de anotar todas as dicas, analise as melhores opções para oferecer ao seu público e invista na divulgação da sua empresa. Independentemente do canal escolhido para vender no Ecommerce, tenha em mente que esse é um setor em expansão e que vai ser preciso acompanhar o ritmo com que ele cresce para se manter sempre no topo!
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