Quais redes sociais você usa para o seu negócio? Instagram, Facebook, Whatsapp… ? Pois bem, existe uma que é perfeita e super poderosa para qualquer empresa. Aprenda aqui como usar o Linkedin da maneira correta e impulsionar o seu Ecommerce de vez.

O que é o Linkedin?

O Linkedin é a maior rede social corporativa que existe. Diferente das outras que você conhece, o objetivo desta é conectar profissionais pelo mundo inteiro.

Além disso, segundo uma pesquisa do Hubspot, o Linkedin é 227% mais eficaz para gerar leads do que o Instagram e Facebook.

Ela é gratuita e permite que você realize postagens de fotos, vídeos, textos e que faça interação com os seus contatos.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 500 milhões usuários pelo mundo. No Brasil, são mais de 45 milhões conectados.

Ou seja, é uma rede social que você não pode deixar para trás.

Para que serve

Ela é pode te ajudar em 3 aspectos super importantes para qualquer negócio:

1 – Networking

Manter uma rede de contatos atualizada é sempre importante. Quanto mais pessoas você conhece, mais chances existem de fechar parcerias para o seu Ecommerce.

Para entrar em contato com fornecedores, é melhor ainda. Participe em grupos do seu nicho no Linkedin. Curte, comente e naturalmente, diga que está procurando por fornecedores.

Ou o próprio fornecedor vai aparecer ou alguém vai indicar um para você. Não tem erro.

Por isso, use a plataforma para manter todos os seus contatos profissionais por perto. Publique sobre os seus trabalhos, fale com as pessoas, curte, comente… Seja presente!

Mas cuidado para não sair adicionando pessoas aleatórias, a ideia é manter por perto contatos que tem a ver com a sua área de atuação.

Uma dica: siga páginas de empresas que trabalham no seu ramo ou de grandes influenciadores de sua preferência. Eles podem te dar inspirações e ideias novas.

2 – Procurar emprego e contratar talentos

O Linkedin oferece para todos os usuários a opções de colocar o currículo disponível. Por isso, muitas pessoas que procuram por profissionais olham os perfis nessa plataforma.

Desde um estágio até uma vaga para um profissional experiente: é possível encontrar empregos no Linkedin.

Da mesma forma, você mesmo pode procurar por talentos na rede social. Se está precisando de ajuda para gerir o seu Ecommerce, o Linkedin pode ser o lugar ideal para encontrar esses profissionais. 

3 – Fortalecer sua credibilidade profissional

Além de poder compartilhar fotos, vídeos e textos, você pode mostrar todos os seus trabalhos e o seu próprio conteúdo.

Conforme você vai postando sempre, as pessoas vão começando a te dar credibilidade no assunto.

Você vai ser visto como autoridade no seu ramo e como um excelente profissional por quem te adicionar na plataforma.

Assim, mais pessoas podem ver o seu trabalho e se interessar por ele.

Como o Linkedin ajuda a vender mais

Da mesma forma que você cria um fanpage no Facebook do seu negócio, é possível criar um perfil da sua empresa no Linkedin.

As Company Pages são as páginas dos negócios e todas têm áreas específicas para divulgar ofertas de produtos e serviços.

Assim que você cria uma Página, você poder:

1 – Encontrar colaboradores

Quem segue a sua Company Page pode ter acesso às vagas de emprego na sua empresa. Para o seu negócio, isso pode ser muito vantajoso, porque você pode encontrar profissionais extremamente qualificados com poucos cliques. 

2 – Posicionamento e ampliação de marca

Por meio da plataforma, você pode fazer branding e oferecer conteúdos que representam o seu negócio e que passam valor para as pessoas.

Aproveite que a sua marca vai ficar exposta para milhões de potenciais consumidores!

3 – Manter relacionamento com clientes e parceiros

Como eu contei, uma das principais vantagens de usar o Linkedin é fazer networking… e ter uma Company Page pode te ajudar muito com isso.

Clientes e parceiros vão seguir a sua página podendo manter relacionamento com a sua marca.

Mas preste atenção, isso só vai funciona se você postar conteúdo de valor.

4 – Gerar tráfego orgânico para o seu negócio

Se você otimizar suas publicações com SEO, o público vai achar o seu conteúdo pesquisando no Google e dentro do Linkedin.

Portanto, mais pessoas vão entrar na sua loja e você terá gerado um tráfego orgânico para o seu negócio.

Como criar minha Company Page

Para criar a sua página, você deve:

1 – Clique no ícone Soluções no canto superior direito da página inicial do LinkedIn.

2 – Clique em Criar uma Company Page. Você também selecionará essa opção para criar 3 uma página para uma instituição de ensino.

3 – Selecione o tipo de página que você deseja criar entre as seguintes opções:

  • Pequenas empresas
  • Médias e grandes empresas
  • Showcase Page
  • Instituição de ensino (escola secundária ou universidade/faculdade

4 – Insira suas informações, detalhes da empresa ou instituição e detalhes do perfil.

5 – Marque a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de criar a página em nome da empresa ou instituição de ensino.

6 – Clique em Criar página.

Depois de criar sua página, você pode inserir mais detalhes para divulgar sua marca, clicando em “Comece a construir sua página!”.

Você deverá fornecer logomarca, descrição, detalhes da localização e mais. Para saber mais detalhes sobre esse passo, acesse este link.

Pronto! Sua página está criada e agora você pode divulgar a sua marca para todos!

Qual conteúdo deve compartilhar

Um dos grandes erros que as pessoas cometem é achar que o mesmo conteúdo que você posta no Facebook pode ser postado no Linkedin.

Você precisa ter em mente que são redes sociais com objetivos completamente diferentes. O Linkedin é uma plataforma mais séria. Se realizar as mesmas postagens, você vai perder sua credibilidade profissional.

Realmente, construir autoridade no Linkedin pode ser mais complicado do que postar memes no Facebook. Mas uma forma de se inspirar é olhar os perfis de outras pessoas e Company Pages.

Na sua timeline, é possível postar imagens, links e vídeos no corpo do texto. Além disso, você pode ver o número de visualizações, curtidas e comentários. Mas se você quer postar um conteúdo com um texto mais longo, como artigos, o Linkedin Pulse serve para isso. 

Você pode compartilhar todas as suas ideias e valores para todo mundo, reforçando a sua posição de autoridade, atraindo novos cliente e parceiros.

Além disso, na hora de fazer postagens, tome cuidado para não postar sempre oferta de produtos. Inserir várias vezes o nome do seu produto na descrição deixa o seu perfil menos profissional e pode gerar desconfiança.

Poste de vez em quando uma matéria de saiu no jornal ou dicas, por exemplo.

Seja profissional

Podemos dizer que a alma do Linkedin é a profissionalidade. Afinal, é um lugar para encontrar empregos, fazer contatos, gerar credibilidade para a sua marca…

Por isso, a forma que você se comporta e fala com as pessoas é super importante para esse rede social te trazer bons resultados.

Depois de ler esse artigo, certamente você está apto para usar o Linkedin, mas você pode aprender mais ainda sobre como se relacionar profissionalmente dentro da plataforma.

Como eu disse antes, fazer networking pode ajudar muito o seu negócio. Se você souber fazer isso da melhor forma, vai ficar impressionado como as pessoas podem ajudar o seu Ecommerce.

E não se preocupe, temos o material perfeito para você. No artigo Network: Dicas para relacionamentos profissionais você vai aprender a manter uma boa rede de contatos profissionais, e vai poder aplicar todo o seu conhecimento no Linkedin.

Confira aqui:

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