Hoje, com tanta concorrência no mercado, os empresários estão desenvolvendo novos métodos para as suas empresas não serem esquecidas pelos consumidores. Até agora, a melhor estratégia está sendo a criatividade… e o slogan está diretamente relacionado a isso.

Entenda aqui como criar um Slogan e como ele pode te ajudar a vender.

O que é Slogan

A palavra Slogan significa “grito de guerra” e era usada antigamente pelos escoceses durante as batalhas. Hoje em dia, é o grito de guerra de todas as marcas, uma forma de lutar pela atenção dos consumidores.

O objetivo do slogan é transmitir o conceito da marca. Ele deve ter uma leitura rápida, que fixe na mente do leitor e funcione como forma de persuasão.

Indo direto ao ponto: slogan são frases curtas de fácil memorização que as empresas usam para expressar sentimentos e os seus objetivos. Elas podem rimar, nos fazer rir, despertar emoções ou memórias. 

São aquelas palavras que ficam presas na nossa mente e fazem com que a gente nunca se esqueça da marca.

Para que ele serve

Como mostrei antes, seu principal objetivo é: fazer com que as pessoas lembrem da sua marca. Isso também te ajuda a se destacar da concorrência.

Veja, por exemplo, os slogans abaixo. Você sabe quais são as marcas às quais se referem? 

1 – De mulher para mulher

2 – A cerveja que desce redondo

3 – Just Do It

4 – Tem 1001 utilidades

5 – Amo muito tudo isso

Esses são só alguns dos slogans que marcaram a vida de inúmeras pessoas. Eles são tão fortes que a maioria das pessoas lembram no dia a dia.

Portanto, são slogans que cumprem o seu propósito.

Em um mercado tão competitivo, é importante que o seu slogan seja marcante e ajude as pessoas a lembrarem do seu negócio.

Do contrário, os clientes podem esquecer completamente da existência do seu negócio.

Mas, além de fixar a marca na mente das pessoas, existem outros benefícios do slogan:

1 – Gera valor para marca e produtos

Agregar valor sempre deve ser um dos principais objetivos das estratégias de marketing. Afinal, você está mostrando ao consumidor que vale a pena ele gastar dinheiro com os seus produtos.

O Slogan te ajuda a fazer isso, porque te dá personalidade.

Quando o Nescau, por exemplo, diz “energia que dá gosto”, ele passa a ideia de que, além de ser gostoso tomar o achocolatado, ele é “elétrico” e pode te dar energia.

Ele passa uma personalidade que remete à energia, atividade, exercícios… 

E, mesmo sabendo que achocolatados não são os produtos mais saudáveis que têm, compramos mesmo assim com essa ideia em mente.

Lembra quando eu disse que os slogans passam o conceito da marca? É exatamente isso que ele faz. Se você reparar, toda a identidade do Nescau traz essa personalidade, desde as cores até as propagandas com as crianças fazendo esportes.

2 – Desperta o lado emocional do cliente

Pensa no seguinte:

Se você gosta de esporte ou quer começar a fazer exercício físico, uma propaganda da Nike pode te impactar.

A marca fala justamente com esse público através do seu Slogan: “Just Do It” (em português: “Apenas Faça”)

A ideia é que, de algum modo, o slogan se conecte com o público e o envolva em alguma emoção. Assim, quando pensarem no assunto, o lado emocional será despertado…

… e nós sabemos que, em geral, as pessoas compram com a emoção.

Por isso, trabalhe para que o seu Slogan libere essa emoção no seu consumidor.

3  – Facilita o reconhecimento da marca

Pessoas estão mais propensas a comprar um produto do qual já ouviram falar. 

Muitas pessoas conhecem Doril não por ser o melhor analgésico do mercado, mas pelo famoso Slogan “Tomou Doril, a dor sumiu”.

E para gripe, qual você escolhe? Qualquer um da farmácia que você nunca ouviu falar ou “Deu gripe? Benegripe”?

Isso quer dizer que eles são os melhores produtos? Não necessariamente. 

Mas eles são facilmente reconhecidos no meio de milhares de remédios. 

E, consequentemente, se destacam dos concorrentes.

4 – Destacar-se da concorrência

Através do Slogan, a sua marca vai mostrar ao público porque o seu produto vale mais a pena do que os outros.

Além de passar o conceito da sua marca, você vai se destacar pela união de todos os tópicos acima. Ou seja, a sua marca vai estar fixada na mente das pessoas porque:

  • tem personalidade,
  • desperta o lado emocional,
  • é facilmente reconhecida

Como criar um Slogan

Agora que sabe os benefícios de um slogan, é hora de criar o seu. Esses são os passos que deve considerar na hora H:

1 – Conheça o seu público

A base do Slogan é a criatividade. É possível, com poucas palavras, transmitir o valor da sua marca para todas as personas do seu negócio. Mas é importante que você saiba quais são para ter um melhor direcionamento.

Portanto, o primeiro passo para ter um Slogan de sucesso é saber com quem está falando. Ou seja: conhecer seu público-alvo.

Questione o seu público. Quais são as suas dores? O que eles mais gostam? Quais são os seus sonhos? Seus problemas? Daqui a alguns anos onde ela vai estar? Quais redes sociais ela usa? Quais são os objetivos dela?

A melhor forma para obter essas respostas é: pergunte! Converse com a sua clientela, deixe um questionário na sua página, entre em contato com as pessoas e descubra a sua persona!

Por que a comunicação direcionada é importante?

Lembra quando eu usei o exemplo da Nike? Para quem não tem o menor interesse em esporte, ele pode não funcionar. E não tem problema, porque essas pessoas também não são o público da Nike.

O Slogan dela foi feito para um grupo específico de pessoas que se envolvem em esporte. Se acabar conectando com outras pessoas, ótimo… mas este não é o propósito inicial.

Não faz sentido criar um slogan que não conversa diretamente com o seu público. E isso serve para tudo dentro do seu negócio: se não tiver a sua persona como foco, não vai funcionar como você espera.

2 – Tenha um posicionamento de marca claro

Com a sua persona definida, você precisa saber qual é a mensagem que você quer transmitir.

Qual é o valor da sua marca? O que você quer que o seus clientes saibam da sua marca? Porque as pessoas deveriam escolher você?

Depois que tudo tiver respondido, você terá em mente quais são os valores da sua marca. Assim, pensar em como vai transformar tudo isso em um Slogan.

3 – Seja direto, honesto e grudento

Com os seus conceitos definidos, basta juntá-los e criar o seu Slogan. Não se preocupe em criar ele do dia para noite. Por mais que seja pequeno, ele precisa ser bom. Isso vai exigir tempo e criatividade.

Tente juntar tudo em um slogan que:

  • Não prometa nada que o seu produto não possa cumprir
  • Tenha poucas palavras
  • Seja fácil de gravar e de repetir
  • Possa associar ao logotipo, se tiver um
  • Se quiser, tenham rimas e trocadilhos
  • E que seja “grudento”

Junte todas as suas ideias e escolha os finalistas. Fale os Slogans em voz alta para ver como fica a sonoridade. Peça opiniões a amigos e familiares e verifique se ele já está sendo usado por outra empresa.

Seguindo esses passos, você pode ter um Slogan de sucesso e fazer com que os seus clientes nunca se esqueçam da sua marca.

Seu próximo passo

Não é só de slogan e criatividade que o seu negócio vai funcionar, a parte estrutural dele também deve estar bem definida.

Pensando nisso, como anda o resto do seu Ecommerce? Seu planejamento, suas estratégias, atendimento, vendas… 

Até porque, nada adianta um ótimo slogan se as engrenagens do seu negócio não estão funcionando bem internamente. 

Portanto, com o seu Slogan pronto, é hora de alinhar as bases da sua marca!

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