Marketing e Vendas

Como o Fim das Curtidas no Instagram afeta seu Negócio

O Brasil foi o segundo país a participar do teste que esconde as curtidas do Instagram. Em poucas horas, diversas marcas e influenciadores começaram a dividir opiniões sobre o assunto. Mas Como o Fim das Curtidas no Instagram afeta o seu Negócio de verdade? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

Neste artigo, vou falar exatamente sobre assunto e mostrar que você não precisa se preocupar tanto assim.

Há alguns meses, postamos um artigo explicando sobre as mudanças previstas pelo Instagram. Elas foram divulgadas na conferência anual organizada pelo Facebook, a F8. 

Na época, foi informado que ainda seria possível curtir as fotos no Instagram, mas as curtidas não apareceriam para ninguém – nem para o dono da página e nem para os seguidores.

Este método foi testado no Canadá e, agora, chegou ao Brasil…

Mas não do jeito que havia sido anunciado.

Embora os seguidores não consigam ver quantas curtidas as suas fotos tiveram, você pode ter acesso a essa informação.

Para isso, basta entrar na sua foto e clicar em “outras pessoas”. No mesmo momento, você será redirecionado para a página onde pode ver a quantidade de likes total na foto.

Essa foi a grande mudança que gerou tanto debate.

Por que tomaram essa decisão?

O Lado da Empresa

Segundo inúmeras pesquisas, o Instagram é considerado um dos piores aplicativos para a saúde mental e bem-estar dos consumidores.

Foi criado a “a cultura dos likes” dentro da plataforma. As pessoas estão se comparando para ver quem é melhor ou pior, usando as curtidas como um medidor.

Quem tiver mais curtidas é melhor, e quem tiver menos, tem a autoestima prejudicada. 

Você mesmo pode ter ficado decepcionado ao perceber que uma foto sua não teve tanto engajamento quanto esperado.

Por mais que tenham deixados os influenciadores digitais e as empresas de marketing preocupados, isso tudo não aconteceu por causa deles.

Foi pensando pensando no bem estar dos usuários que essa decisão foi tomada.

O Lado dos Influenciadores e Empresários

Certamente, tem um pessoal que não está tão satisfeito com essa decisão…

Para muitos blogueiros e empresários que trabalham com o Instagram, essa iniciativa não tem o objetivo de ajudar os usuários, mas sim ganhar dinheiro.

Para eles, essa foi uma forma que o Instagram encontrou para que os influenciadores e empresas investissem mais em anúncios na plataforma.

Isso porque, com as curtidas fora, há uma tendência às pessoas pararem de curtir as fotos – o que conta para engajamento.

Ou seja, com menor engajamento, as pessoas vão se sentir obrigadas a gastar mais dinheiro com anúncios para chamar mais atenção.

Por que gerou tanta preocupação?

Como eu contei, a maioria das pessoas que trabalham com o Instagram usam as curtidas como medidor de sucesso e para fazer negócios. Assim, conseguem mostrar números para possíveis parceiros, analisar engajamento, estratégias de marketing…

Mas as curtidas não são o meio indicado para nada disso.

Engajamento vai além dos likes. Contamos aqui a história de uma influenciadora que tinha 2,6 milhões de seguidores e inúmeras curtidas, mas não conseguiu vender nem 36 camisetas. Você pode conferir mais desse caso aqui.

Se você quer realmente engajar, precisa de Stories, comentários, sorteios, atendimento, vídeos

Trabalhar e vender no Instagram requer muito mais do que curtidas… e não vai ser a saída delas que vai acabar com esse canal de venda.

Como que isso vai afetar o seu negócio?

A verdade: não vai afetar em nada.

Em primeiro lugar, isso não faz diferença porque você ainda tem acesso às métricas de likes. Portanto, continuará vendo quantas pessoas curtiram e deixaram de curtir suas fotos e vídeos. Essa função apenas deixou de ser pública.

Assim, se você precisar enviar algum tipo de métrica para possíveis parceiros, é bem simples tirar um print e colocar no seu mídia kit.

Em segundo lugar, caso a sua preocupação seja o engajamento – e o algoritmo no Instagram -, então pode respirar com tranquilidade. Existem inúmeros meios de conseguir engajamento que não têm a ver com likes.

Stories, comentários e directs, por exemplo, são ótimas formas de conseguir bom engajamento.

Ou seja, o que mudou é que vamos deixar essa popular “métrica da vaidade” de lado para enfim olhar para o que realmente importa: boas estratégias e engajamento real, troca real entre pessoas, influência como deve ser.

É a hora de finalmente focar em estratégias que fazem a diferença no Instagram.

Quais são essas estratégias?

Agora que você está mais tranquilo em relação as curtidas, pode aplicar métodos eficazes. 

Como eu te mostrei, você não precisa ficar preso aos likes, pode ir muito além e eu vou te mostrar como fazer isso

O Instagram é um canal fantástico para realizar vendas. Ele é uma rede social visual (perfeito para postar fotos do seu produto), com uma base de usuários enorme e ótimo para gerar valor a sua marca.

Nesse artigo, você vai aprender as 8 Dicas para Vender no Instagram e pode reparar: em nenhum momento é falado sobre curtidas.

Confira aqui e não tenha medo de vender no Instagram:

 

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago