Quem vive de Ecommerce sabe que os consumidores amam receber vantagens na hora da compra e o quanto dar desconto pode ser uma estratégia de ouro para aumentar o faturamento do negócio. Principalmente porque dar desconto ajuda em pontos cruciais, como:
Contudo, é necessário saber como dar descontos sem que o lucro da empresa seja prejudicado no meio do caminho. Por isso, neste artigo você vai saber em detalhes tudo sobre como dar desconto no Ecommerce. Veja!
É importante conhecer o seu produto ou serviço antes de saber como dar desconto. Afinal, de nada adianta atender aos pedidos de desconto se você não sabe o que o produto representa para o consumidor, certo?
Logo, se o item for algo personalizado, por exemplo, é válido cobrar um preço um pouco mais alto e oferecer descontos menores para ele. Até porque você estará fazendo uma peça única, que pode demandar certos tipos de materiais, e, ao mesmo tempo, fornecendo algo totalmente exclusivo para os consumidores…
Os artesanatos são bons exemplos nesse sentido. Inclusive, se você quer saber mais sobre o assunto, indicamos a leitura do artigo: Saiba Como Calcular Preço de Artesanato do Jeito CERTO.
Por outro lado, caso o seu produto não seja algo tão exclusivo, oferecer descontos maiores pode ser a pedida para atrair o cliente e fazer com que mais pessoas se interessem em adquiri-lo.
É indispensável direcionar as promoções para o público adequado ao analisar como dar desconto no Ecommerce. Isso faz com que os descontos tragam resultados ainda mais positivos…
Assim, com esse objetivo em mente, faça pesquisas buscando conhecer quem são os consumidores que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços. Ter uma persona bem definida também facilita nesse sentido.
Outra dica de ouro é utilizar as redes sociais para obter tais informações. Enquetes nos stories do Instagram ou posts para interações no Facebook são boas maneiras de conseguir opiniões de clientes e saber o público certo na hora de dar descontos.
Outro ponto importante na hora de saber como dar desconto é realizar promoções para itens que têm pouca saída e que estão em grande quantidade no estoque. Até porque é melhor movimentar a mercadoria do que perder todo o dinheiro investido, não é mesmo?
Além disso, atente-se para itens próximos ao vencimento. Faça uma queima de estoque e divulgue isso em suas ações de marketing digital, deixando claras as condições do produto.
Agora que você aprendeu as principais dicas sobre como dar desconto em seu negócio, é interessante conhecer alguns tipos de desconto mais utilizados no Ecommerce…
O cupom de desconto é um clássico no Ecommerce e pode ser uma das técnicas mais eficazes para aumentar o faturamento, principalmente em períodos de baixa nas vendas.
Diante disso, você pode oferecer cupons de desconto aos clientes para primeira compra no site ou para compras acima de um determinado valor, por exemplo. Essa estratégia, além de aumentar o lucro, pode ser crucial para conquistar novos clientes e fidelizá-los ao seu negócio.
Não há como negar: clientes adoram frete grátis Isso porque os consumidores gostam da sensação de estarem pagando menos…
Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Comscore, empresa de análise de dados na internet, afirma que o frete grátis continua a conduzir as decisões de compra de 84% dos consumidores, no qual classificaram o frete gratuito muito importante.
Além disso, oferecer zero taxa de entrega em períodos curtos ou para compras com valores altos proporciona:
Logo, analise oferecer o frete sem custo para o seu estado, município ou região. Assim como para produtos selecionados, a partir de um determinado valor ou em datas comemorativas.
Oferecer desconto no pagamento à vista é uma opção para o cliente pagar o preço total de uma vez, se beneficiando com o valor abaixo da média, além de deixar de parcelar a fatura.
Logo, para calcular a porcentagem do desconto à vista é preciso levar em consideração quantos consumidores procuram por esse benefício e se é possível fixar um valor para ser consistente em todos os casos…
Além disso, é importante que essa taxa fique dentro da margem de desconto para evitar futuros danos ao negócio.
Para entender qual o momento adequado para dar desconto em qualquer negócio, seja online ou físico, é interessante avaliar alguns pontos. O principal deles diz respeito à margem de lucro…
Não adianta realizar promoções no seu negócio online e não obter ganhos com isso. Logo, antes de saber como dar descontos nas vendas, é crucial considerar a margem de rendimento do seu negócio.
É necessário reconhecer todos os custos de produção do que é vendido. Isso vai desde a mão de obra e o material utilizado, até os gastos com aluguel e taxas, por exemplo.
Logo, ao ter uma noção desses valores, definir o quanto você quer lucrar com cada item ou serviço fica muito mais fácil…
Uma dica para isso é promover uma boa gestão financeira da empresa. Isto é, um conjunto de iniciativas ligadas aos recursos econômicos de um negócio, abrangendo o planejamento, o controle e a análise das atividades financeiras.
Na prática, esse processo permite que o empreendedor acompanhe o fluxo de caixa da empresa e consiga planejar as despesas, assim como estruturar novas estratégias de desconto ou promoções.
E mais do que isso…
Não esqueça de estar atento aos resultados na hora aplicar descontos em sua loja virtual. Analise o balanço da operação, confira o que deu certo e quais pontos ainda devem ser melhorados para futuras ações. Dessa forma, é possível perceber quais técnicas funcionaram na ação, assim como as que atraíram poucos consumidores.
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