Estruturar uma operação de vendas online não é tarefa fácil. Existem diferentes regras e estratégias que precisam ser levadas em consideração. Nesse sentido, o certificado digital para Ecommerce é um fator muito importante…
Quando pensamos no mundo moderno que estamos vivendo, com tantas tecnologias, fica a dúvida sobre como manter o controle de todas as operações e estar em compliance.
A tecnologia vem se mostrando uma grande aliada de todos os segmentos de negócio, especialmente daqueles que atuam de maneira online. Com o certificado digital, é possível contar com isso e ter todas as garantias jurídicas que a sua empresa necessita.
Dependendo do modelo de negócio que a sua loja online trabalha, o certificado digital pode ser uma obrigatoriedade. A seguir, iremos explorar mais sobre o que é e qual a importância de manter esse documento, além de esclarecer dúvidas em relação à sua obrigatoriedade.
O Certificado Digital é um documento importante para manter o seu Ecommerce em compliance. Ele tem inúmeras funções, uma delas é oferecer e regulamentar emissão de notas fiscais eletrônicas, especialmente na operação de um Ecommerce, que está se mostrando como um potencial canal forte para compra e venda de produtos nessa nova era do omnichannel.
Ele funciona como uma assinatura eletrônica para garantir a validade jurídica e integridade dos produtos vendidos online perante os órgãos públicos (prefeituras, tribunais, fiscalizadores, etc.).
Para se ter acesso ao certificado digital, sua empresa precisa entrar em contato com a certificadora e solicitar aprovação. Para isso, é importante ter em mãos os seguintes documentos:
● Contrato social ou ato constitutivo da empresa;
● Cartão CNPJ (que você pode conseguir no próprio site da Receita Federal);
● Cadastro no SINTEGRA Estadual (se for o caso de uma empresa da área do comércio).
O certificado online para Ecommerce serve para oferecer mais segurança e validade jurídica para empresas de diversos portes e todo tipo de transação feita online, seja no site, aplicativo ou redes sociais.
Dessa forma, a empresa garante uma operação segura tanto para si como para seus clientes. Além disso, ela consegue emitir notas fiscais e outros documentos eletrônicos que são importantes para fazer a fiscalização e declaração de impostos para o fisco e Receita Federal.
Existem diferentes tipos de certificado digital que podem ser incorporados à rotina de um Ecommerce. A seguir, listamos os principais para você modernizar a gestão da sua loja virtual:
Trata-se do modelo virtual “carteirinha do CNPJ” que pode ser usado para emitir notas fiscais, enviar escrituração fiscal digital e outras obrigações acessórias importantes na rotina de uma empresa.
Trata-se de um certificado usado para emissão de notas fiscais eletrônicas que comprovam a compra de um produto.
O CT-e é o Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas. Trata-se de um certificado digital para Ecommerces que precisam fiscalizar e controlar os serviços de transporte de carga dos produtos até o cliente final.
O Certificado digital é obrigatório para empresas. De acordo com a Receita Federal, pessoas físicas não precisam emitir esse tipo de documento. Logo, se você tem uma loja online, um site ou mesmo nas redes sociais, e não possui CNPJ, não há necessidade de emitir o Certificado. No entanto, pode haver problemas se quiser expandir o negócio.
Além disso, as empresas que utilizam o MEI ou Simples Nacional também não precisam do documento. Para outros casos de empresas formalizadas, o uso do certificado digital é obrigatório.
Apesar de parecer uma “burocracia chata”, o certificado digital para Ecommerce é uma maneira de garantir mais segurança e passar máxima transparência para os seus clientes.
Dessa forma, seu negócio fica em compliance e sua empresa mais segura contra ações fraudulentas.
Contar com um certificado digital para o seu Ecommerce ajuda em diversas tarefas que antes precisavam ser feitas de forma presencial e que hoje conseguem ser acessadas remotamente…
Essa é com certeza uma nova tendência que a transformação digital trouxe para o mercado – a chance de fazer tudo de maneira virtual. A seguir, listamos algumas das principais atividades que podem ser feitas utilizando esse documento online:
● Assinar e enviar documentos de forma 100% digital;
● Estar em compliance com a LGPD;
● Fazer transações bancárias da sua conta empresarial;
● Emitir notas e outros documentos fiscais com mais facilidade;
● Emitir DANFE;
● Validade jurídica de todos os documentos eletrônicos fornecidos pela sua empresa.
Sendo assim, percebe o quanto é importante conhecer tudo a respeito do certificado digital para Ecommerce? Não há muito como fugir: quem vende online precisa estar a tento a todas as questões que envolvem segurança e o bom funcionamento dos negócios!
Autor: Equipe TOTVS
A TOTVS é a maior empresa de tecnologia brasileira com sistemas que oferecem produtividade para os principais segmentos da economia.
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