É comum os empreendedores terem dúvidas ao lançarem um negócio. Para tirar algumas delas, aqui, você vai aprender 6 técnicas de vendas para iniciantes que vão gerar ótimos resultados para o seu empreendimento. Confira:
Antes de vender, você precisa entender para quem está vendendo. Por isso, o primeiro passo para ter ótimos resultados é definir a sua persona.
A persona é uma representação fictícia do seu cliente. Por exemplo, digamos que o seu E-commerce de moda tem como público-alvo de mulheres entre 15 a 30 anos.
Porém, essa descrição está muito abrangente. A forma de se comunicar com uma adolescente de 15 não pode ser a mesma para uma adulta de 30.
Por isso é criado a persona, para poder segmentar melhor o público alvo e, assim, ter uma comunicação mais assertiva com a sua audiência.
Ainda nesse exemplo, pode haver 2 personas diferentes:
Ou seja, a forma de falar com a persona adolescente não vai impactar tanto a adulta, já que são pessoas com desejos e necessidades diferentes.
Por isso, a sua primeira técnica de venda deve ser definir a sua persona e começar a se comunicar com ela melhor.
Leia mais: 7 Dicas para Definir a sua Persona
Comprar online pode ser delicado para algumas pessoas. Afinal, inserir dados pessoais e número de cartão em um site que você não conhece pode ser intimidador.
Por isso, é natural que os clientes sintam a necessidade de entrar com contato com o lojista e assegurar que o E-commerce é seguro.
Principalmente se ocorre algum problema: a peça chegou com defeito, número errado, cor errada…
Independentemente da razão do cliente, você em algum momento vai entrar em contato com ele e o seu atendimento deve ser perfeito.
E, para ele ser eficiente, o seu objetivo sempre precisa ser resolver o problema. Seja desconfiança, atraso de entrega, produto enviado errado…
Se o cliente está tendo uma experiência ruim de compra, é sua responsabilidade mudar isso para não perdê-lo.
Quando esses erros acontecem, muitos empresários ficam receosos em conquistá-lo de volta e acreditam que não tem como, mas essa é uma ótima oportunidade para fidelizar.
Se o seu cliente entrou em contato para avisar que a entrega está atrasada, depois de você descobrir o que aconteceu e explicar que, realmente, ele vai receber o produto fora do prazo estimado, é possível oferecer a ele um bom desconto na próxima compra por exemplo.
Mostre que você está preocupado e que vai fazer de tudo para compensar o problema ocorrido.
A insegurança, explicada no tópico acima, é uma das objeções que impedem o cliente de comprar. Mas além dessa, existem várias outras:
Não tem dinheiro, não quer pagar o frete, acredita que não precisa do produto agora…
Você precisa encontrar um método que acabe com cada objeção. O do medo de comprar online, por exemplo, pode ser diminuído com um certificado de segurança.
Mas, se você gerar valor, vai conseguir acabar com várias objeções ao mesmo tempo.
Quando digo valor, não quero dizer preço. Independentemente de quanto você cobra pelos os seus produtos, é preciso mostrar o porquê vale a pena comprar da sua loja.
Se você só estiver preocupado em vender, as pessoas vão perceber isso e fugir. Afinal, comprar é sinônimo de gastar dinheiro, e ninguém quer isso.
Ou seja, é muito importante demonstrar as vantagens de adquirir um produto na sua loja.
Uma das formas de fazer isso é com o exemplo do tópico acima. Tendo um bom atendimento, a experiência do cliente melhora bastante.
O que é ótimo porque gerar valor está diretamente relacionado à experiência de compra e com a fidelização.
Além disso, outro método é produzir conteúdo. Vou explicar melhor no próximo tópico.
Se você quer gerar autoridade, diferenciar o seu negócio dos concorrentes e gerar valor, a produção de conteúdo pode resultar em todas essas vantagens.
Exemplificando, digamos que você tem um E-commerce de produtos para Pet. Use as redes sociais para fazer algumas postagens sobre curiosidades dos animais, depoimentos de clientes, comemorações de datas sazonais…
Ao criar esse tipo de conteúdo, vai mostrar à sua audiência que você tem conhecimento sobre o seu nicho e, por isso, vale a pena comprar os seus produtos.
Além da maior confiança, são poucas empresas que fazem essa estratégia. Ou seja, o seu negócio vai se diferenciar rapidamente.
Leia mais: Marketing Online: 6 ideias de conteúdo que vão fazer sua fanpage bombar
Para vendedores iniciantes, a internet é mais do que essencial para fazer divulgação do seu negócio.
Quem tem E-commerce, então, ignorar o marketing digital é o primeiro passo para a falência. Se você quer tráfego (visitas) na sua loja, precisa anunciar para as pessoas que ela existe e, consequentemente, realizar vendas.
Anúncios pagos no Google Ads, SEO e Email Marketing são algumas das estratégias de marketing digital que podem alavancar o seu negócio.
Esteja presente online e avise a todo mundo que o seu negócio está aí com ótimos produtos à venda.
Saiba que as técnicas de vendas se aplicam até mesmo depois que a compra foi realizada.
Você não pode deixar o cliente ir embora e não voltar mais. Seu objetivo é criar um relacionamento visando compras futuras. Há várias maneiras de fazer isso.
Depois da entrega do produto, é interessante entrar em contato com o cliente e perguntar se correu tudo bem e se ele está satisfeito. Demonstre interesse e deixe a pessoa confortável para dar um Feedback honesto.
Com essa estratégia, além de fazer os clientes voltarem, você pode descobrir quais são os pontos do seu negócio que precisam evoluir. Afinal, não tem ninguém melhor do que o seu cliente para te mostrar o que não está dando certo no seu E-commerce.
Além das técnicas de vendas, você pode aprender mais detalhes sobre gestão, marketing, relacionamentos e vários outros fatores importantes para ter um E-commerce de sucesso!
O Bruno de Oliveira, empreendedor e mentor de E-commerce, gravou uma aula online e gratuita falando sobre um método imbatível de negócios.
Se você quer vender online de maneira segura e lucrativa, confira a aula aqui!
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