Mercado de Ecommerce

YouTube Testa Ferramenta de Compra Direta nos Vídeos. Entenda!

É inegável que o Youtube tem se esforçado para conseguir mais espaço no Ecommerce. Na verdade, o Google de forma geral… Mas falando mais precisamente da plataforma de vídeos, a sua mais recente iniciativa deixa dúvidas quanto a isso: o Youtube está fazendo testes para vendas diretas dentro do site!

Sim, há grandes chances de a sua empresa ter mais um meio de não só para divulgar, mas também para vender produtos de forma mais direta através desse poderoso canal que é o Youtube!

Ao longo do artigo, vamos explicar detalhadamente como estão sendo feitos os testes, e os motivos que levaram o Youtube a apostar nessa estratégia. 

Dá só uma olhada…

Compra Direta Pelos Vídeos do Youtube

O Youtube anunciou recentemente que está fazendo testes para uma nova ferramenta dentro da plataforma…

A ideia é que as pessoas possam adquirir produtos a partir dos vídeos publicados no Youtube. Ou seja, clicando diretamente na tela para comprar

Assim, de acordo com a empresa, os usuários terão acesso a uma lista com os produtos citados ao longo do vídeo ao clicarem no ícone de uma sacola, que ficará no canto inferior esquerdo da tela…

Isso vai permitir que as pessoas naveguem pela página de cada produto, conhecendo mais informações e especificações dos itens. 

Na prática, é uma iniciativa bem similar ao que o Instagram já faz…

Isto é, com o Instagram Shopping, as marcas (e, muitas vezes, também os influenciadores) conseguem inserir tags com o nome e preço dos produtos em publicações no feed, stories e filtros de realidade aumentada… 

Em outubro do ano passado, inclusive, a empresa anunciou que essas tags também poderiam ser inseridas no Reels e IGTV

Diante disso, a proposta do Youtube tem tudo para também facilitar ainda mais o processo de compra e venda dentro da plataforma…

Entretanto, por ora, os testes estão sendo feitos apenas pelo próprio Youtube, nos Estados Unidos, e não há previsão de liberação para os usuários

Outro ponto importante é que nenhuma empresa (muito menos a gigante Google) lança novas iniciativas à toa…

Por que o Youtube Está Apostando Nessa Estratégia?

Hoje, é fato que as pessoas estão consumindo não só informação de um jeito diferente, mas produtos também.

Na prática, todos estão muito mais conectados do que há alguns anos…

E mais do que isso…

A pandemia do covid-19 e todos os seus efeitos sobre os hábitos do consumidor reforçam ainda mais esse contexto…

Isto é, hoje, não dá para negar: as compras online ganharam um novo papel na vida dos consumidores.

Durante o período de isolamento social ficou nítido o quanto as pessoas recorreram à internet para realizar as mais variadas transações, inclusive compras!

O crescimento do setor de Ecommerce tem sido tão forte, que não há dúvidas de que tanto as empresas girantes quanto as menores precisam optar por estratégias que facilitem cada dia mais a vida do consumidor e, claro, aumentem a conversão de vendas…

No Instagram, isso já é uma realidade – como citamos anteriormente…

E, ao que tudo indica, o Google pretende seguir firme neste mesmo caminho! Não só pelos recentes testes de compra direta dentro da plataforma, mas por suas últimas iniciativas… 

A criação do Shoploop é uma delas. Na prática, a plataforma do Google é interativa e centraliza todo o processo de compra e venda online…

Na verdade, desde 2019, a empresa vem apostando pesado em atualizar suas plataformas de compras. O novo design do Google Shopping, que permite a inserção de listagens gratuitas e tem um modelo vertical, é um bom exemplo disso…

Mas a ideia que motivou a criação do Shoploop é a de aproveitar mais fortemente a interação dos consumidores com as redes sociais, trazendo algo inteiramente novo no mercado. 

Mas não só isso…

Em meados do ano passado, a Google mudou sua política de anúncios para competir com Amazon, líder no mercado nesse sentido…

Com isso, a empresa apostou na retirada da cobrança de comissões de venda para anúncios feitos na plataforma de vendas da empresa, o Google Shopping. Antes, os valores das tarifas variavam entre 5% e 15%.

Resumindo?

As companhias querem ganhar cada vez mais espaço dentro do Ecommerce!

O Instagram, por exemplo, já é líder nesse sentido. O aplicativo deixou de ser uma simples rede social para publicação de fotos há muito tempo…

Agora a pergunta da vez é: e o Youtube, vai conseguir aumentar ainda mais seu potencial de vendas? Vamos ter que aguardar para conferir! Mas o prognóstico é bem positivo, não é mesmo?

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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