O Whatsapp acaba de lançar um recurso de busca de empresas dentro do aplicativo. De acordo com informações dadas pela companhia à Reuters, a funcionalidade está em fase de testes…
Contudo, a novidade surge como uma boa opção para os empreendedores que já vendem ou que, em um futuro próximo, pretendem comercializar produtos utilizando a plataforma.
Tudo acontece de maneira bem simples. Na prática, os usuários podem clicar na opção “negócios próximos” e logo depois escolher uma categoria ou clicar na seção que exibe todas as lojas localizadas em uma determinada região…
Até o momento, a companhia não confirmou se fará o armazenamento dos dados de localização de pesquisas e dos resultados das pessoas. E deixou claro que a nova função do Whatsapp vai permitir que os usuários busquem por apenas lojas e serviços que usam Whatsapp Business.
Além disso, o teste da nova funcionalidade inclui empresas de diversos setores como alimentação, serviços locais e varejo localizados em bairros da cidade de São Paulo.
De acordo com entrevista dada à Reuters, Matt Idema, vice-presidente de mensagens corporativas, afirma que os próximos países a testarem a nova função podem ser Índia e Indonésia…
Vale lembrar que a ausência desse recurso ainda faz com que os empreendedores divulguem o número do Whatsapp em outras redes sociais. Ou até mesmo em anúncios em outros canais para direcioná-los aos app…
Segundo o Whatsapp, cerca de 1 milhão de profissionais criam anúncios desse tipo no Facebook e no Instagram.
Idema também afirma que a nova funcionalidade de busca pode ser “a principal forma pela qual as pessoas começam um processo comercial no Whatsapp“.
Inclusive, recentemente, o Whatsapp realizou diversas atualizações no aplicativo. As principais foram ligadas ao catálogo de produtos, a carrinhos de compra e ao serviço de pagamentos Whatsapp Pay…
Entretanto, mudanças relacionadas à inserção de publicidades, ainda não foram implementadas por lá. Algo que a companhia pretende mudar em breve…
Por ora, o Whatsapp ainda é uma das poucas redes sociais que ainda não tem anúncios. Isto é, ao contrário do próprio Facebook e do Instagram…
No entanto, é notável que o aplicativo de mensagens tem atraído cada vez mais empreendedores a utilizarem a rede social para fechar negócios. O Whatsapp Business é um exemplo nesse sentido…
Em meio a isso Idema não descarta a possibilidade de incluir anúncios no aplicativo futuramente:
“Definitivamente há uma rota para anúncios, que é o modelo de negócios central do Facebook, que no longo prazo acredito que fará parte do modelo de negócios do WhatsApp“, explica o executivo.
O executivo também revela que o Whatsapp tem interesse em desenvolver soluções para ajudar empreendedores a realizarem suas tarefas de rotina. E, de fato, isso realmente tem acontecido, considerando todos os recentes lançamentos da companhia para facilitar a vida dos profissionais…
Aliás, algo importante nesse sentido e que deve ter chamado a atenção da companhia, é que uma pesquisa recente feita pela Infobip aponta que 80% dos brasileiros usam o Whatsapp para se comunicar com empresas…
Dessa quantidade, 57% entram em contato pelo aplicativo para fazer compras de produtos e serviços…
Logo, nota-se que o novo recurso de busca de companhias do aplicativo pode trazer resultados animadores. Seja no aumento de empreendedores na plataforma, bem como no faturamento das empresas que já estão vendendo por lá.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…