Marketplace

Via Varejo Compra Participação em Hub Digital

Quando o assunto é o crescimento da atuação de uma varejista no Ecommerce, parece que não é só a Magazine Luiza que aposta pesado na aquisição de outras empresas… Agora, a Via Varejo também tem investido forte neste tipo de estratégia. 

Para brigar de igual pra igual com as gigantes do mercado – como B2W ou até própria Magalu – , a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio não tem poupado esforços…

Só neste ano, a Via Varejo comprou 4 startups!

A mais recentes delas, inclusive, já ganhou prêmio concedido pela Associação Brasileira de Startups.

Quer saber mais sobre a última compra da Via Varejo e detalhes sobre as iniciativas da companhia para crescer no Ecommerce? Acompanhe os próximos tópicos!

Casas Bahia (Foto Carina Caraco/lWikimedia/Creative Commons)

Grupo Via Varejo Agora Detém Parte da Distrito

O Grupo Via Varejo anunciou em comunicado ao mercado a aquisição de 16,67% das ações da Growth Partners Investimentos e Participações…

A empresa, por sua vez, é dona da Distrito, startup que faz o gerenciamento de um hub de empresas de inovação

Criada em 2014 por Gustavo Araujo e Gustavo Gierun, a Distrito possui uma plataforma que auxilia empresas a promoverem a transformação digital de seus negócios…

Na prática, faz a conexão entre mais de 300 startups e grandes companhias e investidores…

E possui 11 laboratórios corporativos de inovação pelo país. 

Além disso, hoje, a Distrito tem grande destaque em seu campo de atuação, e foi eleita em 2020 como o Melhor Hub de Inovação do Brasil pelo Startup Awards, prêmio da Associação Brasileira de Startups. 

Contudo, engana-se quem pensa que essa compra de parte da participação foi à toa…

A Via Varejo teve motivos bem coerentes para fazer isso…

Por a Via varejo Comprou Parte da Participação na Distrito?

De acordo com Roberto Fulcherberguer, presidente da Via Varejo, o foco central da iniciativa é fazer parte de um hub de integração como um todo…

Isto é, não buscar uma startup de cada vez

Assim, apostando no hub, a dona das Casas Bahia e Ponto Frio ficará conectada de uma vez por todas ao universo das startups no Brasil…

E, claro, poderá continuar com o processo de sua expansão no cenário digital.

Na verdade, a compra na participação da Distrito representa muito mais que isso… É um verdadeiro salto na estratégia de aceleração de sua transformação digital

Algo que a varejista está de olho há um bom tempo…

O Foco da Via Varejo é o Digital

Não há como ignorar o esforço que a Via Varejo vem fazendo nos últimos meses para alavancar de vez sua expansão no Ecommerce…

Só neste ano, a varejista comprou a AsapLog, empresa focada em fazer entregas para Ecommerce, além da Banci, que presta serviços de conta digital…

Mas não houve as aquisições só dessas duas empresas…

Em outubro, a Via Varejo Via varejo também adquiriu I9XP, especializada no desenvolvimento de tecnologias para Ecommerce. Na ocasião, inclusive, a varejista afirmou:

Essa mais nova aquisição faz parte da estratégia de aceleração da transformação digital da companhia, desta vez focando na evolução de projetos especiais como marketplace e logística“, ressalta.

E as iniciativas da Via Varejo não pararam por aí…

O grupo ainda lançou as seguintes ações para as Casas Bahia:

  • Reformulação da marca (com mudança de logo e identidade visual);
  • Criação de lojas ao “estilo Apple”, com intuito de atingir clientes com um poder aquisitivo mais alto;
  • Mudança em seu mascote oficial, o Baianinho, que passou a ser o adoelscente CB.

Sendo assim, fica bem claro que a companhia está correndo atrás do tempo perdido

Isto é, depois de ficar três anos à venda pelo grupo francês Casino, a Via Varejo se viu perdendo grande espaço no mercado de varejo nacional… 

E a principal empresa que “tomou” o lugar das Casas Bahia no ranking de vendas foi a Magazine Luiza, que fez um investimento pesado em tecnologia e atendimento ao cliente para conquistar esse patamar.

Hoje, depois de todo esse período de turbulência e diante de suas últimas iniciativas para sua expansão digital, é seguro dizer que as Casas Bahia parece retomar a busca pelo antigo lugar que ocupava: a liderança do mercado.

E, ao que tudo indica, voltar a ser um dos mais importantes players do mercado, tanto para seus clientes quanto para os vendedores de seu marketplace. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago