Última atualização em 19 de novembro de 2021 por
A Via inaugura nesta sexta-feira (19) a megaloja das Casas Bahia na Marginal Tietê, em São Paulo. O espaço de 9 mil m² de área útil foi desenvolvido para aprimorar a experiência da jornada de compra dos consumidores com entretenimento.
De acordo com o comunicado emitido pela varejista, a nova unidade será utilizada como um laboratório de inovação aberta a fim de realizar testes de soluções para o varejo físico…
Além disso, os vendedores parceiros do marketplace também estarão disponibilizando seus itens na megaloja:
“Nosso ecossistema de omnicanalidade está avançando e ele não está mais restrito aos nossos produtos de venda direta (1P). Nessa experiência, temos produtos dos sellers que serão comercializados por nossos vendedores”, conta Roberto Fulcherberguer, CEO da Via.
Até o momento, produtos de 10 sellers estarão expostos de forma rotacional na megaloja, como instrumentos musicais e malas de viagem. Segundo a varejista, caso o modelo de venda seja validado, a estratégia será adotada em outras lojas físicas.
Na prática, os consumidores que visitarem a megaloja das Casas Bahia poderão assistir a uma aula de culinária em uma cozinha gourmet criada pela fabricante mundial de eletrodomésticos Whirlpool Corporation. Também será viável participar de partidas de jogos online na Arena Gamer criada pela Digital Battlegrounds Brasil.
O espaço contará também com uma sala de cinema desenvolvida pela LG, salão de beleza da Studio Soneda, livraria da Companhia das Letras, bar da Wine e cafeteria da Casa Bauducco.
Além disso, a megaloja permite a entrada de animais de estimação e conta com um espaço de recreação infantil, incluindo tobogã e playground. Tudo isso além de uma pista para testar bicicletas e patinetes comprados na loja, áreas para descanso, estação para carregar carros elétricos e área de atendimento do banQi…
Fora serviços importantes para quem vende pelo marketplace, como
- Ship-from-store: megaloja funciona como centro de distribuição de última milha;
- Retira Rápido dentro da loja ou no estacionamento;
- Locker do Clique e Retire.
Via Fecha Parceria com Empresas de Diversos Setores
Vale destacar que a estratégia utilizada pela Via se chama Store in Store (Loja Dentro da Loja, em português), já que as empresas Casas Bauducco, Soneda, Tress&Co e Wine foram convidadas para ter um espaço exclusivo na megaloja.
Vendedores especializados de marcas como Britânia, Electrolux, Mondial, LG e Samsung prestarão consultorias para os consumidores informando lançamentos e produtos diferenciados.
Nesse contexto, Fulcherberguer informa que houve uma seleção minuciosa de empresas parcerias para a megaloja das Casas Bahia:
“Nossos parceiros foram selecionados com muito cuidado. Eles representam o sonho do cliente Casas Bahia. São marcas queridas pelos brasileiros, estão em sintonia com nossa loja e vão trazer uma experiência de compra incomum ao nosso consumidor”, afirma o executivo.
Por fim, a megaloja conta com um time de especialistas em tecnologia, chamado de Personal Techs, para trocar informações sobre as novidades e tendências do universo tecnológico.
Foco é Ganhar Destaque no Mercado
O projeto arquitetônico da megaloja foi desenvolvido por Júlio Takano, da empresa especializada em soluções para o varejo Kawahara & Takano Retailing. O espaço é inspirado em um imenso jardim japonês sem a presença de paredes para permitir uma visão mais fluida e ampla…
Logo na entrada da loja está um robô concierge para recepcionar os consumidores, que podem escanear um código QR para baixar um mapa interativo da unidade. Desse modo, é possível ter acesso a uma rota para localizar produtos do seu interesse e até capturar CBs virtuais…
Isto é, uma experiência que, até o momento, não foi oferecida por outras companhias, segundo Fulcherberguer:
“Essa será a primeira experiência com gamification dentro de uma loja física. Mais tarde, poderemos usar o recurso para fazer uma caça a cupons de desconto, por exemplo”, comenta o profissional.
Mas não só isso…
A Via ainda implementou na megaloja o maior painel de LED em ambiente fechado da América Latina, com 46 m². A tela exibirá conteúdos como campanhas publicitárias da varejista e shows de música.
Diante desse cenário, é notável a diferença entre as tradicionais lojas físicas das Casas Bahia e da megaloja recém inaugurada, devido aos inúmeros recursos e facilidades oferecidos aos compradores…
A iniciativa reforça os pilares de inovação adotados pela Via, que inclusive foram mencionados recentemente no aporte minoritário que a companhia fez na fintech Uffa. Assim, a varejista aposta em estratégias inéditas para crescer no mercado…
Em paralelo a isso, a Via investe pesado em soluções omnichannel para atrair um volume maior de consumidores e destacar os benefícios de fazer compras em lojas da marca da companhia. Isto é, combinando o ambiente físico com o digital para ficar à frente de concorrentes como Magazine Luiza e Mercado Livre, que também tiram proveito da tecnologia para se manter em alta no mercado.