Mercado de Ecommerce

Por que a Via quer Investir no Conceito Prateleira Infinita? Entenda!

A Via acaba de assinar um contrato de parceria com a empresa uruguaiana NocNoc. A varejista está investindo no Conceito de Prateleira Infinita Global para garantir clientes e novas vendas internacionais…

O foco dessa colaboração está na possibilidade de disparar as vendas no marketplace e  as compras feitas no exterior pelos clientes. Além de expandir seus negócios e quem sabe, conquistar ainda mais espaço no mercado nacional.

(Imagem: Divulgação)

Via Aposta em Expansão dos Negócios em Parceria com a NocNoc

Em comunicado à EXAME IN, a Via informou que pretende alcançar resultados promissores com a nova proposta em 2021. O projeto de prateleira infinita global, avaliado em cerca de R$ 28 bilhões na bolsa de valores do Brasil, foi adiantado graças à parceria com a NocNoc.

A empresa será responsável pelos serviços de precificação e de logística, além de taxas de câmbio e impostos. Com essa implementação, a NocNoc vai receber take rate de 12% do faturamento das vendas da Via…

E um dos objetivos desse acordo é facilitar as compras internacionais dos consumidores.

Em meio a isso, é preciso mencionar que o contrato entre a Via e a NocNoc não é de exclusividade, logo, outras empresas podem tornar-se parceiras das marcas. Tanto que a companhia uruguaiana tem acordos comerciais eletrônicos com Mercado Livre, Petz e Mobly — grandes marcas que também atuam no mercado internacional.

Segundo os dados apresentados pelo Helison Lemons, Chief Digital Officer da Via, a varejista segue em plena ascensão. Até o fim de 2020, 10 mil sellers usavam a plataforma e, por ora, já são 33 mil. A meta da Via é alcançar 90 mil vendedores até o final de 2021…

E isso não está longe de acontecer, sabendo que, no primeiro trimestre de 2021, o número de sellers passou de 26 mil até o momento.

Além disso, a quantidade de produtos disponíveis pela varejista também disparou, alcançando a marca de 24 milhões no período de janeiro a março de 2020. Em comparação ao final de 2019, houve um aumento significativo, já que na época eram 2,5 milhões de unidades.

Em um levantamento mensal, a Via tem registrado em média 1,5 milhões itens na plataforma. Se tudo continuar assim, a varejista deve seguir crescendo no mercado…

Outro aumento disparado aconteceu nas vendas…

Só no 1º trimestre de 2021, a Via faturou mais de R$ 5 bilhões em vendas. Vale destacar que R$ 1 bilhão desse faturamento foram para os sellers de marketplace (3P), um aumento de 124% em comparação a lucratividade de 2020.

No entanto, o propósito da parceria vai além dos números de vendas e unidades na varejista…

Por que a Via quer Investir no Conceito Prateleira Infinita?

O projeto Cross Border Trade, que sai do papel graças a parceria com a NocNoc, tem a finalidade de elevar a quantidade de produtos vendidos na varejista…

A princípio, mais de 70 mil produtos internacionais devem chegar ao marketplace nos primeiros meses da colaboração. E a expectativa é alta, com a perspectiva de 500 mil produtos catalogados até o final de 2021.

Tendo em vista que as unidades dos produtos não pararam de crescer ao longo dos anos, é muito provável que a Via alcance a meta de milhões de itens variados cadastrados no marketplace.

Sobre isso, Helisson Lemos afirma em entrevista à EXAME IN que a companhia aposta em algumas categorias:

Começamos devagar com eletrônicos, expandimos para produtos dedicados ao conceito de casa inteligente e agora estamos partindo para decoração”, conta em entrevista à EXAME IN.

Além disso, o fornecimento do serviço completo de logística aos sellers, conhecido como fulfillment, faz parte dos planos da Via para 2021. Soluções financeiras, com o crediário da Via, também vão ser ofertadas aos vendedores.

O Head Chief Officer disse que a Via tem alguns objetivos, como ser reconhecida como uma fintech e uma logitech, além de ser um marketplace aos parceiros comerciais…

De forma geral, a meta da Via é ser uma retailtech, ou seja, oferecer soluções tecnológicas para o mercado de varejo, como a internacionalização de sua mercadoria.

Nesse sentido, a varejista deve começar a ofertar divulgações aos sellers, o que influencia os resultados das buscas dos compradores. Essa é uma medida tomada há algum tempo pela Amazon, outra varejista importante no país…

Via Investe em Parceira Para Competir com a Amazon?

Ao que tudo indica, sim…

Mas apesar da antiga Via Varejo ter feito fortes investimentos nos últimos anos, não dá para ignorar que a Amazon é avaliada em quase R$ 9 trilhões, valor que supera toda a B3.

Com isso em mente, é seguro dizer que a parceria entre a Via e a NocNoc é encorajadora, ainda mais que a varejista tem planos para sair na frente da concorrência. Porém, a competição com a Amazon pode ser complicada considerando não só o valor da companhia, mas todo o seu alcance no mercado mundial. 

Ou seja, há um longo caminho pela frente para a Via…

A companhia deve seguir em ascensão pelos próximos meses, mas o suficiente para bater de frente com a Amazon? Vai ser preciso aguardar…

Por ora, a Via ainda tem grandes desafios em meio a outras líderes do setor aqui mesmo no Brasil. O Mercado Livre e a Magazine Luiza exemplificam bem esse cenário.

Leia também: Via Varejo Aposta em Veículos Elétricos para Fazer Entregas

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago