A Via divulgou recentemente os resultados financeiros do 3º trimestre de 2021. O destaque do período é o marketplace, que somou, em média, R$ 2,0 bilhões em GMV (Volume Bruto de Mercadoria), representando uma alta de 133% na comparação anual, e ainda contribuiu com cerca de 30% das vendas pela internet.
Já o GMV bruto, que inclui Ecommerce e lojas físicas, faturou R$ 11,1 bilhões, uma quantia 6% superior ao acumulado no mesmo período do ano passado. No geral, as vendas online da Via representaram 60% de todo o GMV do período. Veja mais detalhes a seguir…
De acordo com a apresentação divulgada pela Via, a receita bruta atingiu R$ 8,6 milhões, com um aumento de 6,7% em relação ao 3º trimestre de 2020. A receita líquida também cresceu, com uma alta de 5,9% e chegou a R$ 7,3 milhões.
A margem bruta registrou 31,0% com 1,5p.p., quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já o lucro líquido cresceu 1,0% na comparação anual e bateu a marca de R$ 101 milhões.
Além disso, o EBITDA Ajustado da varejista disparou 6,7% na comparação anual e faturou R$ 669 milhões. Enquanto a margem EBITDA Ajustada chegou a 9,1% com 1,1p.p. na relação ano a ano. Inclusive, o LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda), atingiu R$ 82 milhões, indicando um crescimento de 40,3%. E o IR/CS & Incentivo de Subvenção marcou R$ 19 milhões.
A Via ainda aponta que as despesas de vendas, gerais e administrativas operacionais atingiram R$ 1,6 milhão, representando uma queda de 4,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado…
O resultado financeiro da companhia também teve um desempenho negativo de R$ 282 milhões, com um aumento de 19,0% em relação ao mesmo período de 2020. Mas não só isso…
A varejista também apresenta dados referentes à plataforma de serviços financeiros banQI. Em números, a solução totalizou, em média, R$ 1,4 bilhão de TPV (Total Payment Volume, em inglês, e Volume Total de Pagamentos, em português) transacionado até o final do 3º trimestre de 2021, com baixo custo de aquisição.
Segundo o comunicado, o empréstimo pessoal atingiu mais de R$ 65 milhões e 50 mil contratos, com indicadores de inadimplência inferiores à média do mercado. Até o momento, o aplicativo do banQi contabiliza 8 milhões de downloads e quase 4 mil contas digitais. Somente de julho a setembro deste ano foram feitos 1 milhão de novos cadastros…
Nesse contexto, a Via também tem investido na oferta de crédito no estilo “Buy Now Pay Later” (Compre Agora, Pague Depois, em português). Até agora, são mais de 15,6 milhões de clientes pré-aprovados e 4,3 milhões de usuários ativos com acesso ao benefício.
No balanço trimestral, a Via destaca os principais pontos sobre logística referente aos últimos meses. Até outubro deste ano, malha própria da Via representa 56% dos envios feitos pela companhia. Enquanto 42% são de malha fracionada e apenas 2% dos Correios.
Além disso, a companhia segue investindo em fulfillment. A Via pretende lançar o serviço de Retira Rápido para os produtos vendidos pelos sellers no 1º semestre de 2022. Outras conquistas da Via do 3º trimestre de 2021 são:
Fora também que o período de julho a setembro deste ano também foi marcado pelo recorde de 100 mil sellers nos marketplaces da varejista, uma conquista alcançada em setembro, e 34 mil SKUs (Stock Keeping Unit, em inglês, e Unidade de Manutenção de Estoque)…
Quando a plataforma foi inaugurada no início de 2021, havia apenas 10 mil vendedores parceiros. De forma geral, a Via tem expandido o marketplace para alcançar a liderança do mercado…
Entre as iniciativas colocadas em prática nesse sentido estão a criação da Via Academy, para qualificar os empreendedores a fim de ampliar as vendas, e a solução de publicidade Via Ads.
No que diz respeito às lojas físicas, a Via abriu 19 lojas no 3º trimestre de 2021, totalizando 59 unidades nos últimos 12 meses até o final de setembro. Entre elas, está a mega loja da Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, que combina inovação e tecnologia para fornecer a melhor experiência para o consumidor.
Para o 4º trimestre, a varejista tem planos de abrir 70 novas lojas para bater a meta de 110 inaugurações este ano, representando uma alta de 19% na comparação anual. Com foco em atrair um número maior de clientes, a Via também tem fechado acordos de parcerias que estão sendo anunciadas gradativamente, por exemplo, com a Microsoft, HBO Max e Resso.
Diante desse cenário, a Via segue determinada em tornar o marketplace ainda mais atrativo para os empreendedores que vendem pela internet. E também, claro, em implementar soluções omnichannel fim de fidelizar os consumidores. Assim, ao que tudo indica, esses são exemplos de medidas responsáveis por alavancar as vendas das plataformas digitais da varejista no trimestre e, consequentemente, elevar sua reputação no mercado.
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