Via Migra Gestão de Supply Chain Para Solução em Nuvem

Última atualização em 20 de outubro de 2021 por Felipe Vannucci

Ciente das mudanças que estão ocorrendo na jornada do cliente, a Via está implementando novas tecnologias em suas operações logísticas. De acordo com o comunicado à imprensa, a varejista é a primeira do país a adotar uma solução em nuvem para integrar o sistema de gestão de supply chain.

Essa é mais uma das iniciativas da companhia, que tem investido em diversos setores como financeiro e logístico, principalmente após alcançar a meta de 100 mil sellers no marketplace…

(Imagem: Divulgação)

Processo de Integração Deve Ser Concluído em 2022

A varejista adotou a Manhattan Active Warehouse Management (WM), uma ferramenta de execução unificada de supply chain, da Manhattan Associates, empresa especializada em soluções para cadeia de suprimentos.

Na prática, a WM combina toda demanda, fornecimento, mão de obra, organização de estoque e automação. Isto é, integrando todas as operações logísticas que acontecem nos armazéns da antiga Via Varejo

O projeto piloto já foi implementado por completo na cidade de Contagem (MG). Porém, a previsão é de que o processo de migração do sistema seja finalizado em todos os outros 27 centros de distribuição, localizados em 20 estados e no Distrito Federal, até o final de 2022.

Vale destacar que a Via já utilizava a tecnologia da Manhattan Associates desde 2018. Agora, a parceria entre as companhias ficou ainda mais forte com a implementação da nova ferramenta…

Ainda de acordo com o comunicado, a Via realiza 2 entregas por segundo e é a única empresa a ter, em média, 9 mil pontos de retirada de produtos em todo o país. Além disso, a varejista tem mais de 1.100.000 m² de armazenagem e 1.000 lojas no Brasil. 

Ou seja, o sistema de gerenciamento de armazém nativo em nuvem está sendo adotado em um momento significativo para a companhia, que tem cerca de 97 milhões de consumidores…

A Antiga Via Varejo Continua Investindo em Logística 

Em relação à ferramenta, Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil, destaca os benefícios para uma empresa que tem alta demanda de pedidos:

É um aplicativo único, criado inteiramente a partir de microsserviços, o que significa que é possível “configurar e esquecer”, no que se refere a preocupações com desempenho, resiliência e capacidade de ampliação“, conta o executivo. 

Nesse contexto, Fernando Gasparini, diretor executivo de Logística e Abastecimento da Via, reconhece que a varejista precisava de uma solução bem desenvolvida e que oferecesse suporte ao negócio omnichannel:

Nossa cadeia de suprimentos é o que nos diferencia de nossos concorrentes e queríamos ter certeza de que nossos clientes e vendedores do mercado continuariam a ter uma experiência excelente para o cliente“, afirma o profissional.

Assim, é esperado que a WM seja capaz de otimizar as operações de distribuição e, ao mesmo tempo, colabore com a adaptação da Via às necessidades dos consumidores, que estão em constante mudança.

Por fim, é válido ressaltar que a varejista tem feito diversos investimentos em logística recentemente. A Via tem planos de lançar o serviço Retira Rápido para os produtos 3P no 1º trimestre de 2022 e, há alguns meses, disponibilizou o Drop Off para os sellers do marketplace.

De fato, a antiga Via Varejo tem apostado inúmeras vezes em oferecer uma experiência omnichannel aos compradores. Por exemplo, quando a companhia permitiu a troca de produtos comprados online nas lojas físicas

Sendo assim, a Via foca em aprimorar a experiência dos consumidores, tanto no ambiente físico, quanto no digital e em conquistar o topo do mercado, para ser reconhecida como a maior varejista do Brasil.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.