O Alizila, portal de notícias do Grupo Alibaba, apontou as principais tendências do Ecommerce na China para 2022, ano que promete ser importante para o setor. Aliás, o esperado é que o mercado não pare de crescer, assim como o que foi registrado nos últimos anos…
Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Statista, companhia de análise de dados, mostra que a expectativa de faturamento para as vendas online em todo o mundo é de US$ 6,3 bilhões até 2024.
Logo, iniciativas como comercialização de produtos usados e aumento da preocupação com medidas sustentáveis pelas empresas são apontadas pelo Alizila como algumas tendências do Ecommerce na China em 2022. Confira mais detalhes a seguir…
A preocupação com a redução da emissão de carbono já faz parte da realidade de muitas empresas por todo o mundo e é destaque entre as tendências do Ecommerce na China para este ano.
Nesse sentido, o Grupo Alibaba se comprometeu em reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatonelada no ecossistema digital da empresa até 2035. A ação será realizada em parceria com comerciantes e consumidores da companhia e torna o Alibaba a primeira grande operadora a estabelecer essa meta.
O uso de robôs de entrega autônomos já faz parte da logística de empresas na China e é uma tendência do Ecommerce que deve chamar atenção para 2022. Os robôs são amplamente utilizados pelo Alibaba e já realizaram mais de 1 milhão de entregas na China.
Basicamente, a tecnologia é utilizada para a modalidade de entrega last mile (última milha, em português). Essas máquinas são capazes de entregar em média, 50 pacotes por vez, percorrer 100 quilômetros com apenas uma carga e entregar 500 caixas por dia dia.
A adoção de medidas mais sustentáveis é algo fundamental entre as varejistas do mundo todo hoje. Aliás, diante do crescimento expansivo do Ecommerce nos últimos anos, é interessante que as empresas estejam empenhadas em promover ações com pegadas ecologicamente corretas…
Principalmente porque companhias que demonstram interesse em ações sustentáveis ganham ainda mais vantagem competitiva e conquistam a preferência de muitos consumidores.
Diante disso, o Single´s Day , maior festival de compras da China, demonstrou como o Alibaba está empenhado em expandir métricas, que deixaram de ser apenas de GMV (volume bruto de mercadoria) para incluir ações voltadas para sustentabilidade.
Não é novidade que a chegada da pandemia e a implementação de medidas de restrição impossibilitaram que muitas atividades fossem realizadas, como visitas a museus e outras instituições culturais. Entretanto, os museus virtuais apareceram como soluções para essa questão.
Nesse sentido, o Museu Britânico fez parceria com a Fliggy, plataforma de serviços de viagens do Alibaba, para transmitir eventos históricos online para as pessoas. A iniciativa é apontada como uma tendência a ser adotada por outras empresas chinesas que empreendem no Ecommerce.
No Brasil, o comércio de produtos usados registrou recorde no 1º semestre de 2021, apresentando um crescimento de 48% em comparação ao mesmo período de 2020. Assim, essa onda também pode ser observada na China, que destaca o aumento da comercialização de produtos de segunda mão como uma das principais tendências do Ecommerce em 2022.
Diante disso, a Idle Fish, plataforma de comércio de segunda mão do Grupo Alibaba, está aproveitando a força do comércio de produtos usados para vender itens das mais variadas categorias, que vão desde aparelhos eletrônicos até equipamentos de marca usados.
A pesquisa do Alizila também apontou que o fortalecimento da gestão logística e busca por entregas mais rápidas são destaques entre as principais tendências do Ecommerce na China em 2022.
De acordo com o portal de notícias, as pendências da cadeia de abastecimento atrasaram as entregas no país ao longo de 2021. Com isso, muitas marcas estão buscando atender à demanda de pedidos entrando em contato com a Cainiao, empresa de logística do Grupo Alibaba.
O interesse de pessoas mais jovens pelas vendas online é algo apontado como tendência do Ecommerce na China para este ano. Isso porque os consumidores chineses da Geração Z e da Geração Millenium estão moldando o futuro do mercado de consumo do país asiático.
Basicamente, esses indivíduos foram os responsáveis pela criação de tendências do Ecommerce em 2021 ao fortalecerem uma onda de inovação. Logo, o que esses consumidores demandam hoje, será o mercado de massa do futuro no país.
De acordo com a Bain & Company, empresa de consultoria de gestão, a China será o maior mercado de luxo do mundo até 2025…
A Tod’s, companhia italiana de moda especializada em produtos de luxo, está se encaixando na vida da classe média emergente do país e criando uma experiência omnichannel para os consumidores. Diante disso, o mercado de luxo tem tudo para ser uma das principais tendências do Ecommerce na China.
Segundo o Alizila, a China tinha 286 milhões de trabalhadores migrantes rurais em abril de 2021 e muitos desses indivíduos estão apresentando mudanças nos hábitos de consumo ao recorrerem a aplicativos de Ecommerce para a compra de produtos. Isso faz com que a presença das empresas do setor em áreas rurais aumente.
E quando o assunto é expansão de atividades para outras regiões, as pequenas cidades chinesas não são deixadas de lado. Aliás, uma tendência do Ecommerce na China para este ano é aumentar a presença das operações de empresas nessas áreas.
Para você ter uma ideia, as cidades de menor porte da China abrigam mais de 930 milhões de pessoas, número que representa quase 3 vezes a população dos Estados Unidos. Logo, é interessante que as companhias atuem nesses locais para obterem resultados ainda melhores nas vendas.
Logo, não há como negar que 2022 é um ano promissor para o Ecommerce na China, principalmente se o grande potencial de consumo do país for levado em consideração…
Além disso, é interessante destacar que algumas tendências apontadas pelo Alizila também são esperadas no Ecommerce brasileiro este ano, como a redução das emissões de carbono pelas empresas e o fortalecimento da logística de entrega das lojas virtuais. Portanto, quem investe no setor precisa acompanhar o que está em voga no mercado e ficar atento às necessidades dos consumidores.
Leia Também: Magazine Luiza Amplia Área de Distribuição e Estipula Meta de 2 Mi de m² Até 2023
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…