Single’s Day no Brasil? Saiba Tudo!

Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A cada ano que passa as datas comemorativas vão ganhando mais força no mercado de varejo. Muitas vezes, eventos comemorados em outros países acabam conquistando popularidade também no Brasil, como é o caso da Black Friday e, agora, o Singles Day.

Muito popular na China, o Singles Day é comemorado por diversos países ao redor do mundo…

Contudo, aqui no Brasil, o evento está começando – mesmo que timidamente ainda – a entrar na agenda de compras dos consumidores. Algumas varejistas, inclusive, já adotaram a data para lançar produtos com os mais variados descontos…

Ao longo do artigo, vou explicar mais detalhes sobre o Singles Day, além de mostrar quais empresas estão investindo na comemoração. Acompanhe!

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O que é o Singles Day?

O Singles Day (em português, “Dia dos Solteiros”) é um evento que acontece no dia 11.11, na China, e que já conquistou consumidores de várias partes do mundo…

De acordo com fontes mais populares, o Singles Day começou na Universidade de Namquin, em 1993, com o intuito de celebrar o fato de as pessoas estarem solteiras…

Algo como uma réplica ou resposta ao famoso Dia dos Namorados.

Assim, em meio a essa oportunidade, o varejo rapidamente aproveitou a iniciativa para tornar a data ainda mais popular entre os consumidores…

E, ao que tudo indica, deu certo! 

Hoje, o Singles Day é um dos eventos mais importantes para o varejo mundial

Entretanto, você pode estar se perguntando: mas por que o nome do evento é Dia dos Solteiros, afinal de contas?

O nome realmente é um pouco curioso, mas há uma explicação para isso:

Aparentemente, o número 1 simboliza bem a ideia de uma pessoa “estar sozinha”. Isto é, alguém que não está em um relacionamento mais sério ou algo do tipo…

Com isso, nada mais forte do que a série 11.11 para representar bem a ideia de estar solteiro, certo?

Foi assim que a data surgiu…

Portanto, neste dia, tanto as lojas físicas quanto as onlines concedem uma série de produtos com descontos bem atraentes para os consumidores que querem comprar presentes para si mesmos…

E, apesar de ainda não ser muito conhecido aqui no Brasil, a data já ganhou até um apelido: a “Black Friday Chinesa”.

Inclusive, já existem varejistas brasileiras que aderiram à comemoração nascida na China. 

Lojas Americanas Aposta no Singles Day

É inegável que as datas comemorativas movimentam fortemente as vendas no varejo, seja o físico ou o digital…

E, acredite, no que diz respeito ao Singles Day, o faturamento é realmente avassalador

Para você ter uma ideia, a gigante chinesa, Alibaba, vendeu mais de US$ 38 bilhões na 11ª edição do Singles Day, que aconteceu no ano passado. 

Diante disso, aqui no Brasil, as Lojas Americanas traz a data comemorativa para os consumidores pelo 2º ano consecutivo…

(Fonte: Americanas/Reprodução)

E o foco central da varejista do Grupo B2W é a venda de produtos importados

Outras companhias, como a Aliexpress e a chinesa Mini In The Box, também promovem o Singles Day no Brasil… 

Assim, iniciativa tem tudo para emplacar uma alta quantidade de consumidores por aqui, principalmente porque a ideia de comprar produtos de sites de empresas estrangeiras ainda causa receio nos brasileiros…

E uma das formas que as varejistas que participam do evento acharam para gerar confiança nos clientes é justamente ser a responsável pelas entregas das encomendas. É o caso das Lojas Americanas…

Na prática, o comprador pode ficar tranquilo que seu produto chegará com a mesma segurança que as mercadorias nacionais. 

Apesar da ideia ser boa, o Singles Day ainda acontece de um jeito muito discreto no país…

Ou seja, é verdade que a data é considerada como a mais importante para o varejo chinês, mas, tanto no Brasil quanto em alguns outros países, o Singles Day acaba sendo considerado como um “esquenta” para a Black Friday

Prévia da Black Friday?

Por acontecerem no mês, ambas datas comemorativas acabam sendo comparadas de alguma forma…

Mas em termos de aderência e popularidade, a Black Friday saí na frente aqui no Brasil… É incomparável. 

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa feita pela Rakuten Advertising, 86% dos brasileiros querem comprar online na Black Friday deste ano, um percentual bem acima da média global que marca 73%. 

Por isso, não tem jeito: 

No Brasil, a Black Friday ainda segue liderando como um dos principais eventos para o varejo nacional…

E isso não descarta o potencial da data comemorativa chinesa. Pelo contrário, com o passar dos anos, o Singles Day pode ganhar ainda mais força por aqui…

E isso, obviamente, precisa estar no radar dos empresários de Ecommerce de alguma forma. Sabe por quê?

Porque as transformações no setor acontecem de forma rápida e dinâmica. Isto é, o que hoje não está tão em alta, amanhã pode estar no topo do ranking de preferências dos consumidores. Então… Prepare-se!

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