O Social Commerce é uma prática que envolve diretamente as redes sociais na hora da venda. Mas, apesar de já existir há algum tempo, muitos empreendedores ainda desconhecem o poder que essa estratégia tem para ALAVANCAR as vendas dos negócios. E, acredite, isso pode ser um grande problema…
Para você ter uma ideia, de acordo com a plataforma Hootsuite, em novembro de 2020, o Social Commerce era um mercado de US$ 89,4 milhões. A previsão, no entendao, é de crescimento, atingindo US$ 604,5 milhões nos próximos 7 anos.
Por isso, com a forte adesão dos clientes e das empresas às redes sociais nos últimos anos, hoje, simplesmente NÃO DÁ para as empresas desconhecerem o que é o Social Commerce…
Para te ajudar nisso, elaboramos um artigo super COMPLETO, ensinando o que é o Social Commerce, por que ele é importante, como usar nos negócios e muito mais. Acompanhe!
O que é Social Commerce é simples de compreender: basicamente, é o uso das redes sociais como canal de vendas.
Ou seja, na prática, não há a necessidade de o usuário ir até o site da empresa para adquirir um produto…
Com o Social Commerce, o processo de compra e venda já acontece dentro das redes sociais…
E como rede social, existem hoje algumas básicas e extremamente relevantes, como:
Portanto, fique bem atento:
Visualizar um item no instagram, por exemplo, clicar e seguir direto para o check-out já é uma realidade!
Por isso, conhecer a fundo os meios de se utilizar a estratégia é algo CRUCIAL para os negócios. Vamos mostrar como fazer isso um pouco mais adiante no artigo…
Antes, não tem como não citar o quanto o Social Commerce é relevante para quem vende ou quer vender usando as redes sociais…
De acordo com estudo global da consultoria PwC, no Brasil, 77% das pessoas se dizem influenciadas a comprar produtos por meio das redes sociais.
Para você, atendo às vendas online, este dado é bem significativo, não é mesmo?
Mas ele não é o único que deve chamar a sua atenção nesse sentido…
Outra pesquisa importante, feita pela Socialbakers, apontou que o investimento de marcas em anúncios em mídias sociais teve uma alta de 50,3% em comparação com o mesmo período do ano passado…
Analisando a média mensal, o crescimento foi de 56,2% desde o 4º trimestre de 2019. E, contrariando as iniciativas de boicote ao Facebook, o período registrou um crescimento de 92,3% do investimento em países da América do Norte, por exemplo.
Ou seja: as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e boa parte das empresas, obviamente, estão atentas a isso!
Resumindo?
Os empresários que ignoram ou desconhecem o poder do Social Commerce estão, literalmente, perdendo VALIOSAS oportunidades para vender ainda mais…
E se você ainda não sabe como fazer para começar a utilizar o Social Commerce no seu negócio, não tem problema…
Nós separamos algumas dicas ESSENCIAIS para te ajudar nesse sentido. Dá só uma olhada…
Pode até parecer um pouco óbvio, mas não é…
Para começar a usar o Social Commerce nas suas estratégias de negócios, você precisa ativar as ferramentas de compra e venda dentro das redes sociais.
No Instagram, por exemplo, há o Instagram Shopping, recurso que permite que empresas inseriram links dos seus produtos nas fotos publicadas no feed e stories. Recentemente, inclusive, a plataforma anunciou que a inserção dessas tags também poderão ser feitas no Reels e no IGTV.
Na prática, isso vai ajudar os clientes a perceberem que o seu perfil é de uma loja, com sacolinha de preços e outras funcionalidades de loja online.
As redes sociais são essenciais para o público conhecer os seus produtos e a sua marca de forma geral. E por isso fazer o gerenciamento delas é algo ESSENCIAL…
Contudo, quando o assunto é Social Commerce, a gestão das redes sociais ganha ainda mais importância!
Isso porque quando se vende de forma direta pelas redes sociais, não tem jeito: é preciso ser organizado e fazer o que for preciso para que tudo funcione bem.
Uma boa opção para isso é o uso de ferramentas de gerenciamento de redes sociais…
São elas que vão te ajudar a ter um bom desempenho nas redes sociais, auxiliando no gerenciamento de postagens, na descoberta do seu público-alvo, no acompanhamento de métricas e, claro, nas suas vendas!
Inclusive, existem ótimas opções disponíveis hoje, como a mLabs, por exemplo.
Na hora de vender, o ambiente online funciona de forma diferente das lojas de rua ou shopping, por exemplo. Isto é, não há um espaço físico no meio do caminho para o trabalho, faculdade etc.
Basicamente, no digital, é preciso atrair, envolver e converter a sua audiência!
Diante disso, é primordial produzir conteúdos de valor para a sua audiência e não apenas divulgar fotos de produtos…
É por meio desses conteúdos que você consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu cliente, quebrando objeções e o preparando para comprar os seus produtos.
Um erro grave é deixar os clientes sem respostas para suas eventuais dúvidas e questionamentos sobre os itens ou demais informações da sua loja…
Por isso, algo essencial na hora de usar o Social Commerce é prestar um bom atendimento! Isto é, converse com os clientes que entrarem em contato por direct, nos comentários etc.
Mas atenção: usar o direct para falar com os clientes não tem nada a ver com aquela velha prática do “preço apenas por inbox”, ok? Na verdade, divulgar valores de produtos apenas por inbox se tornou ilegal!
Fora isso, saiba que clientes que não são ouvidos representam oportunidades de vendas perdidas…
E você não quer isso para o seu negócio, não é mesmo?
Isso não é uma regra, mas definitivamente pode ser uma boa estratégia para evoluir no Social Commerce…
Os influenciadores hoje podem ser grandes aliados das marcas!
Para você ter uma ideia, só na Black Friday 2020, houve uma alta de 670% nas transações realizadas via influenciadores digitais…
Um percentual avassalador, não há como negar…
Mas, independentemente disso, saiba que você não precisa apostar nos maiores. Pelo contrário, você pode investir em parcerias com influenciadores menores, mas que têm boa relevância para seu público…
Caso você tenha dúvida sobre como fechar parcerias com influenciadores digitais, sugerimos a leitura do artigo: Passo passo para fazer parcerias com influenciadores digitais. Nele, você aprenderá tudo sobre como trabalhar com essas figuras influentes da internet.
Diante disso tudo, fica claro que as oportunidades de vendas ficam bem mais animadoras ao utilizar o Social Commerce…
Como vimos lá no início, o Social Commerce é uma estratégia em plena expansão…
E algo importante para você ter em mente – e que vamos reforçar por aqui quantas vezes for necessário – é que já foi o tempo em que as redes sociais eram meros espaços para interação entre apenas amigos e familiares…
Hoje, as redes sociais fazem parte da rotina das pessoas. Isto é, tornaram-se fundamentais para coisas básicas do dia a dia… Desde a leitura de notícias, até pesquisa de produtos e, claro, a compra deles!
Se esse cenário já é complicado para o reconhecimento e posicionamento de uma marca, imagine para as suas vendas diretas nas redes sociais…
Por isso, não perca tempo: pense bem em considerar o Social Commerce como uma estratégia para o seu negócio online!
O interesse do público por esses canais é latente e, junto a isso, o hábito de compra por lá só tende a crescer ainda mais.
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