Você já ouviu falar sobre o seguro dos Correios? Essa é uma iniciativa tomada pela empresa responsável pela maior parte do transporte de encomendas e correspondências do Brasil. O foco é evitar que lojistas e consumidores sofram possíveis prejuízos durante a entrega…
Basicamente, o seguro dos Correios é um serviço que protege o remetente e o destinatário caso aconteçam imprevistos durante o envio de encomendas. Garante o pagamento de indenizações em casos de roubos, perda, avarias, extravio ou outras situações que possam ocorrer durante a entrega.
Para entender melhor sobre o assunto, saber como funciona o seguro dos Correios, assim como ficar informado quanto aos valores e garantias do serviço, continue a leitura do artigo…
Os Correios disponibilizam dois tipos de seguro, cada um com suas respectivas regras. Confira a seguir…
É um tipo de seguro padrão dos Correios, em que não são cobrados valores ao destinatário e nem ao remetente.
Ou seja, essa indenização não tem custo e vale para encomendas nas quais o cliente opta por não contratar o seguro de Valor Declarado. Na prática, a indenização automática cobre as seguintes situações:
Para encomendas PAC, os percentuais de indenização são de 5% para atraso de
1 a 5 dias; 10% para atraso de 6 a 10 dias e 15% para atraso maior que 10 dias.
Já em encomendas Sedex, os percentuais são de 5% para atrasos de 1 a 3 dias;
10% para atraso de 4 a 5 dias e 15% para atraso maior que 5 dias.
Agora que você já conhece o seguro de indenização automática e como ele funciona, é hora de entender sobre o outro modelo de seguro dos Correios…
Nesse tipo de seguro dos Correios, a garantia de indenização no montante declarado, em caso eventual de avaria ou extravio, é proporcional ao dano parcial ou total do conteúdo.
Ou seja, diferente do valor da Indenização Automática que é baixo e até mesmo insuficiente para cobrir o prejuízo, nessa modalidade o cliente recebe o valor total do produto indicado em nota fiscal caso ele seja roubado, furtado ou extraviado. Em caso de avarias, a indenização é feita na proporção dos danos causados ao item.
Para que isso aconteça, o objeto para postagem deve ser apresentado em embalagem aberta para conferência de conteúdo e do valor declarado. Um ponto importante é que esse valor informado não pode exceder o preço real do produto.
Além disso, o Valor Declarado pode ser anexado à encomenda por meio da Nota Fiscal ou do Formulário de Declaração de Conteúdo.
Vale mencionar, ainda, que os Correios destacam que alguns objetos estão sujeitos a obrigatoriedade de declaração de valor, podendo ser aplicada multa em eventual omissão. Confira os preços de cada um dos tipos de seguro dos Correios a seguir…
Como mencionado, a Indenização Automática é um serviço grátis e válido para encomendas que não possuem valor declarado. Veja a tabela com os valores das indenizações para cada modalidade de serviço:
(Imagem: Site Correios)
Já para o seguro do tipo Valor Declarado, a taxa cobrada é de 2% do preço informado da encomenda. Então, se o objeto que está sendo enviado vale R$ 100, você vai pagar R$ 2 para ter a garantia de devolução de seu valor integral caso ocorra algum imprevisto, por exemplo. Confira a imagem abaixo com os valores:
(Imagem: Site Correios)
Como você viu ao longo deste artigo, o seguro dos Correios cobre praticamente qualquer tipo de imprevisto. No entanto, a empresa destaca que não são pagas indenizações em casos de:
No entanto, se você ainda está se perguntando se realmente é válido adotar o seguro dos Correios, confira o tópico a seguir…
Não existem dúvidas de que o seguro dos Correios é uma boa opção para garantir mais segurança aos envios e recebimento de pedidos…
Para quem vende online, aderir ao serviço é uma ótima iniciativa para evitar possíveis prejuízos e situações desconfortáveis tanto para o empreendedor, como para o consumidor. Isso ajuda a promover uma boa experiência de venda e, consequentemente, impulsiona a satisfação dos clientes.
Além disso, quando o serviço é contratado, todo o risco é transferido para a empresa responsável. Algo que garante que o valor de indenização será recebido caso algo aconteça com o bem segurado. E mais…
Pessoas físicas e jurídicas com e sem contrato com os Correios, podem adotar o serviço. Entretanto, os Correios destacam que algumas funcionalidades são exclusivas para quem possui contrato com a empresa.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…