A retenção de clientes na era digital não é uma tarefa fácil, certo? Os consumidores são constantemente bombardeados com anúncios tentando convencê-los a mudar para outra empresa ou serviço e, sem uma estratégia forte de retenção de clientes, isso poderia realmente funcionar…
A boa notícia é que, se você já convenceu um cliente a comprar uma vez, já fez a parte difícil…
A seguir, tudo o que você precisa fazer é dar a eles incentivos para ficarem comprando mais vezes na sua loja, e é por isso que reunimos TUDO o que você precisa saber sobre estratégias de retenção de clientes.
A retenção de clientes é o conjunto de atividades que uma empresa usa para aumentar o número de clientes recorrentes e para aumentar a lucratividade adquirida por meio de cada cliente existente.
Assim, as estratégias de retenção de clientes permitem que você forneça e obtenha mais valor de sua base de clientes existente. É ideal para você, que deseja garantir que os clientes continuem comprando em sua loja, tendo uma ótima experiência de compra…
Ou seja, a aquisição cria uma base de clientes, enquanto sua estratégia de retenção é como você constrói relacionamentos com os clientes e maximiza a receita de cada um.
Os clientes recorrentes sempre representam uma parte substancial dos lucros de um Ecommerce e, quanto mais vezes eles compram, maior é a probabilidade de comprarem novamente…
Logo, o consumidor recorrente gasta mais porque você já o convenceu a comprar na sua loja anteriormente. Isto é, ele confia no seu negócio.
Além disso, esses clientes satisfeitos estão mais propensos a recomendar sua marca aos amigos e familiares, e também se tornam clientes habituais. A fidelidade deles é um fator importante no marketing boca a boca. Por isso, ter uma política de retenção de clientes sólida aumenta a fidelidade do consumidor…
Vale ressaltar também: os clientes existentes e recorrentes irão gerar mais dados para sua empresa, e você pode usar esses dados para obter insights valiosos para aumentar os lucros. Por exemplo, é provável que você obtenha um perfil mais completo de um cliente existente do que de um novo…
Isso porque a loja virtual obtém informações do histórico de compra e pesquisa do usuário, o que ajuda na hora de oferecer os produtos certos. Ou seja, apenas as mercadorias que eles estão mais interessados em consumir.
As melhores estratégias de retenção de clientes são formadas em torno dos objetivos do seu negócio. Inclusive, se você quiser saber mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: Plano de Negócios: o que é e Como Fazer o do seu Ecommerce?
Mas, para te ajudar a dar um foco maior nisso de imediato, vamos te mostrar 9 estratégias para retenção de clientes. Veja só:
Os clientes são pessoas, portanto, gostam de se sentir apreciadas. Uma forma de mostrar que você os aprecia pode ser por meio de brindes e descontos…
Sendo assim, você pode oferecer a eles um desconto em produtos que são comprados com frequência, juntamente com uma mensagem curta da equipe de atendimento dizendo o motivo da surpresa.
Porém, deixe claro que eles estão recebendo esse desconto por serem um cliente fiel.
Lembre-se que nem sempre precisa ser um desconto, você também pode enviar presentes, como cartão no dia do aniversário e incluir um voucher para sua loja, por exemplo.
Dessa forma, saiba que oferecer brindes surpresa e descontos não apenas incentiva uma nova compra, mas também pode validar a sua marca. Os clientes que recebem presentes surpresa costumam publicar os mimos nas redes sociais, o que aumenta a exposição da sua empresa, ajudando a atrair novos clientes para o seu negócio.
Isso pode parecer um pouco óbvio à primeira vista, mas você precisa refletir o que uma empresa considera um excelente serviço ao cliente…
Por isso, foque em oferecer uma experiência coesa e consistente. Um cliente deve sempre sentir que está recebendo o mesmo cuidado e atenção, esteja você falando com ele ao telefone, via e-mail ou pelo WhatsApp.
Assim também, disponibilize vários canais de contato para acomodar uma variedade de preferências de comunicação. Então, avalie as necessidades do cliente e designe o agente mais qualificado nessa área.
Envie aos seus compradores uma rápida pesquisa online para preencher a fim de obter uma visão melhor sobre o que está funcionando e o que precisa de possíveis melhorias.
É difícil agradar em todos os pontos, porém, as pesquisas podem ajudá-lo a identificar padrões ou falhas que você não havia percebido antes. Acredite, fazer essas pesquisas vai ajudar muito na retenção de clientes da sua loja virtual!
Os clientes estão se tornando cada vez mais socialmente conscientes e isso significa que a sua empresa também pode fazer isso. Eles percebem se a sua organização doa para instituições de caridade, com quem a sua empresa se relaciona e faz parcerias…
Dessa maneira, o segredo é ser criativo com sua marca. Muitas vezes, os clientes não querem se sentir como se estivessem lidando com uma empresa sem presença nas questões sociais.
Faça com que os consumidores se sintam parte de sua equipe, mantendo-os atualizados sobre novos desenvolvimentos, como lançamentos de linhas de produtos, novidades em parcerias ou marcos interessantes para a empresa.
Você pode fazer isso por meio de um boletim informativo mensal por e-mail ou pelas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo.
A integração muda de acordo com o nicho de sua empresa, porém o intuito é educar um cliente sobre os produtos e a sua marca em si…
Quando alguém compra um de seus produtos, você pode enviar a ele um e-mail com um breve tutorial sobre como usá-lo, além de todos os contatos da equipe de atendimento. Isso vai ajudar na hora de eles saberem com quem entrar em contato em caso de problemas.
A gamificação é uma forma divertida de recompensar clientes fiéis por beneficiarem sua empresa e é uma estratégia de sucesso na hora de focar na retenção de clientes. Você pode oferecer um desconto por indicar um amigo ou fazer premiações com pontos resgatáveis a cada compra…
Ainda vale destacar: o cashback é um ótimo exemplo para implementar nessa estratégia, já que devolve parte do dinheiro do cliente, estimulando-o a fazer ainda mais compras em sua loja virtual.
Use os dados coletados sobre seus clientes recorrentes para melhorar a experiência deles. Antes de entrar em contato, você precisa entender como o comprador gostaria de ser contatado, o que comprou anteriormente e como eram as suas interações na loja virtual…
Diante disso, tenha em mente que os clientes não querem se sentir como apenas mais um número. E tenha certeza que eles ficarão frustrados se tiverem que repetir as mesmas informações por diversas vezes…
Ao oferecer uma experiência personalizada, eles se sentirão parte de sua equipe e vão relacionar sua empresa a uma experiência tranquila, fácil e prática.
As redes sociais o blog do seu negócio precisam estar preenchidos com informações que
acrescentem algo de valor na vida dos consumidores…
Então, pense que seu cliente não quer estar conectado a uma empresa que não oferece constantemente conteúdos para que ele permaneça acompanhando as mídias do seu Ecommerce…
E mais do que isso…
Quando o assunto é vender online, é ESSENCIAL educar os consumidores. Eles precisam entender não só que você tem o que é buscado, mas também sabe ensiná-los a como usar, onde utilizar e por aí vai…
Portanto, lembre-se: seus canais também precisam fornecer conteúdo que agregue valor aos usuários. Não se limite a anunciar sua marca o tempo todo quando o assunto é retenção de clientes, certo?
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