Facebook Pay: como funciona o meio de pagamento do Facebook

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O Facebook tem apostado em outras áreas além da famosa rede social. A empresa lançou o Facebook Pay, um meio de pagamento que funciona em todas as plataformas da empresa: Facebook, Instagram e Whatsapp. Saiba como funciona esse sistema e o que pode esperar dele quando chegar ao Brasil.

Hoje, a ferramenta está disponível no Estados Unidos, seguindo o modelo de teste da empresa. Em geral, as novidades são testadas em alguns “países-chave” antes de ser aberta para o público geral.

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Como funciona o Facebook Pay

O Facebook Pay poderá ser usado para arrecadação de doações, compras de jogos, ingressos para eventos, pagamentos de pessoa para pessoa no Messenger, compras de páginas e produtos de empresas selecionadas no Facebook Marketplace.

O usuário poderá escolher a melhor forma de pagamento: cartão de crédito, débito ou PayPal. Esses dados poderão ser salvos, de forma que facilite as compras do usuário, que não precisará  digitar as informações de pagamento novamente.

Em questão de segurança, a empresa afirma que o Facebook Pay conta com a possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria no smartphone do usuário, incluindo identificação facial. O Facebook assegura que as informações biométricas não serão recebidas ou armazenadas em seu sistema; e que faz monitoramento antifraude para detectar atividades suspeitas.

O histórico das compras será armazenado, sendo possível ver as transações realizadas, gerenciar o método de pagamento e atualizar as configurações apenas pelo próprio usuário. As compras e pagamentos não serão compartilhados com amigos e nem aparecerão no feed de notícias. Essas informações, no entanto, irão agregar no direcionamento de anúncios

O sistema também conta com um suporte através do bate-papo.

 

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Dados para personalizar anúncios

Apesar da empresa garantir que os dados dos cartões estão armazenados por criptografia, as transações financeiras serão usadas para personalizar anúncios. 

“As ações que você executa com o Facebook Pay podem ser usadas para fornecer conteúdo e anúncios mais relevantes. Por exemplo: se você comprar uma luva de beisebol no Facebook Marketplace, poderá ver um anúncio para um taco de beisebol”, explica a empresa.

Benefícios do Facebook Pay

O Facebook Pay pretende facilitar as transações nas diferentes redes sociais da empresa. Dentre as facilidades, estão:

  • Adicionar a forma de pagamento desejada via Facebook Pay e fazer compras sem a necessidade de fornecer as informações a cada nova compra;
  • Configurar o Facebook Pay aplicativo por aplicativo ou optar por configurá-lo para uso em aplicativos (quando disponível);
  • Ver o histórico de pagamentos, gerenciar métodos e atualizar configurações em um só lugar;
  • Obter suporte ao cliente em tempo real via bate-papo ao vivo nos EUA (e, no futuro, em mais lugares do mundo).

Com as facilidades de pagamento para usuários, os lojistas também têm a ganhar. O sistema vai favorecer as transações e abrir mais espaço para vendas pelo Facebook. 

Assim, a empresa irá preencher a lacuna que faltava no Facebook Marketplace. Com o meio de pagamento próprio, é possível receber o pagamento direto no Facebook, descomplicando o processo da venda.

Facebook Pay e Libra

A Libra, criptomoeda do Facebook que tem previsão de lançamento ainda em 2020, não entrará na forma de pagamento do Facebook Pay. 

Segundo a empresa, o sistema é processado sobre infraestrutura financeira e parcerias com empresas como a PayPal, Strike e outras ao redor do mundo.

Já a criptomoeda será executada por uma carteira separada, a Calibra.

Venda no Marketplace

Mesmo sem previsão de chegada do Facebook Pay ao Brasil, as plataformas do Facebook ainda são ótimas oportunidades para você investir no seu negócio e alavancar suas vendas. Como, por exemplo, o Facebook Marketplace.

O Facebook vem sendo usado como plataforma de vendas há muito tempo, através de grupos de troca e venda. Sabendo disso, em 2019, o Facebook Marketplace se tornou o intermediador entre os vendedores e compradores. De forma muito simples, é possível cadastrar seus produtos e começar a vender.

Para saber mais sobre como vender Facebook Marketplace e aproveitar a plataforma para melhorar suas vendas, confira o que o Matheus Almeida, especialista em Ecommerce de Moda, conta no vídeo abaixo:

 

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