Você que vende em marketplaces sabe o quanto é importante anunciar os produtos dentro dessas plataformas, não é mesmo?
Isto é: saber o que é marketplace é o básico para vender produtos nesses locais. Mas está enganado quem pensa que é só cadastrar os itens e pronto, não precisa fazer mais nada!
A publicidade nessas horas faz toda a diferença para os clientes encontrarem com mais facilidade com os seus produtos.
Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco sobre a expectativa de publicidade nesses canais para os próximos anos, além de explicar um pouco como os principais marketplaces fazem isso hoje.
De acordo com estudo da Enext, empresa especializada em soluções para negócios digitais, esse crescimento pode gerar uma receita total de R $2,6 milhões até 2023…
Um resultado superior ao registrado em 2020, que atingiu R$ 400 milhões em publicidade em marketplaces.
Mas não só isso…
O relatório aponta que se essa quantia for realmente atingida, esse valor total representará mais de 10% dos investimentos em marketing das empresas…
E 60% das vendas no mercado de varejo sofrerão influência de alguma forma pelos marketplaces.
Dados bem expressivos e que não podem ser ignorados por quem vende nesses canais, já que o objetivo dos vendedores é atingir o máximo de pessoas lá dentro…
Assim, em entrevista recente, Gabriel Lima, CEO da Enext, o impulsionamento na hora de divulgar produtos nos marketplaces é uma tendência que precisa ser adotada pelos empresários daqui pra frente:
“Essa prática tende a impulsionar ainda mais as vendas. É bom tanto para os sellers, que buscam visibilidade para os seus produtos, quanto para para o próprio marketplace”, ressalta.
E é verdade mesmo…
Hoje, quem vende em marketplace não pode perder tempo quando o assunto é dar visibilidade para os próprios produtos.
E nem os marketplaces podem deixar de adotar essa estratégia…
Basicamente, a maioria dos marketplaces permite que os vendedores utilizem publicidade para alavancar as vendas de seus produtos…
Um bom exemplo nesse sentido é o Mercado Livre. A companhia mais valiosa da América Latina hoje conta com 3 tipos de anúncios:
Inclusive, há alguns meses o marketplace até fez algumas mudanças nesse sentido, como explicamos no artigo: Mercado Livre divulga mudanças em tarifas e anúncios.
Mas o Mercado Livre não é o único marketplace que atua no Brasil que disponibiliza publicidade para seus vendedores…
A B2W também permite que seus vendedores façam investimentos em publicidade. O grupo dono do Americanas.com, Submarino e Shoptime tem feito algumas mudanças nos últimos meses, como ajustes nas taxas de comissão e condições para fretes grátis. Mas por enquanto mantém suas regras de anúncios dentro da plataforma…
Outro marketplace que se destaca nesse sentido é a Amazon, que lançou recentemente no Brasil o seu serviço de publicidade: o Amazon Ads.
Para você ter uma ideia do que pode estar por vir, só nos Estados Unidos, o Amazon Ads deve faturar US$ 13 bilhões em 2020, de acordo com estimativas da consultoria eMarketer. E a previsão para 2021 é de US$ 16,7 bilhões…
E por isso o serviço não poderia ficar de fora do Brasil, claro.
Diante disso, não há muito para onde fugir: você que vende em marketplace PRECISA ficar atento à publicidade nesses espaços…
Os próprios números apresentados ao longo do artigo já mostram o quanto a publicidade é uma poderosa aliada às estratégias de venda…
Contudo, alguns empresários pensam que anunciar seus produtos em marketplaces é difícil, caro e que não traz o lucro esperado. Um grande equívoco…
Esses canais possuem uma audiência absurda e, para que seus produtos sejam encontrados com mais facilidade pelos compradores, não tem jeito: utilizar a publicidade faz toda a diferença.
Isso fica ainda mais forte quando se leva em conta que as pessoas hoje fazem pesquisa por produtos diretamente nos marketplaces…
Isto é: muitas não procuram informações de forma mais tradicional, como em sites de pesquisa.
Portanto, é preciso ficar claro que quem não investe em publicidades dentro dessas plataformas está, praticamente, desperdiçando tempo e excelentes oportunidades de vendas.
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